' '

ESTUDO DO LIVRO DE ESDRAS

O livro de Esdras é um testemunho extraordinário da fidelidade do Senhor ao seu povo. Com Neemias, copeiro judeu que recebeu do rei Artaxerxes autorização para reedificar os muros de Jerusalém, o sacerdote e escriba Esdras descreve os acontecimentos que levaram os judeus a retornarem do cativeiro na Babilônia, bem como as experiências desanimadoras daquela pequena comunidade no universo árduo pós-invasão da Terra Prometida.

Por meio de cada experiência, Deus provou ser fiel; afinal, com a liderança de Esdras e Zorobabel, o Altíssimo cumpriu suas promessas anunciadas por seus profetas, trazendo da Babilônia o seu povo, que reconstruiria o templo em Jerusalém, e renovando a esperança de que o reino davídico seria restaurado.


Em 539 a.C., Ciro, rei da Pérsia, derrotou o império babilônico e, diferente dos governantes anteriores, permitiu que os cativos retornassem às respectivas terras natais e vivessem de acordo com as próprias tradições culturais e religiosas. Ao mesmo tempo, todos esses povos permaneceram como parte integrante do império persa, sujeitos ao imperador.
O trabalho da restauração do templo teve seu início no reinado de Ciro, continuou durante a época de Cambises, e foi concluído no sexto ano de Dario I (515 a.C.). A carreira de Esdras e Neemias como restauradores abrange os reinos de Artaxerxes, o longânimo (464-424 a.C.), e Dario II (423-405 a.C.).

O livro

Embora nas Bíblias mais atuais os livros de Esdras e Neemias apareçam como livros distintos, no texto hebraico e na Septuaginta (a tradução do Antigo Testamento em grego), eles constituíam um só livro (a divisão em dois livros foi provavelmente uma inovação da igreja cristã).

Orígenes (185 – 253 a.C.) foi o primeiro autor de que se tem informação a fazer distinção entre eles, a quem chamou 1 Esdras e 2 Esdras. Por constituírem originalmente duas partes de uma só obra devem ser estudados juntos como um único livro. Outro fato que chama a atenção, é que não se tem tanta certeza se, além disso, os livros devem ser considerados parte integrante da obra do autor dos livros de Crônicas.

Autor e data


Apesar de uma antiga tradição afirmar que um único autor teria escrito o livro de Crônicas, e também de Esdras e Neemias, é consenso entre os estudiosos de que o autor de Crônicas (“o cronista”), não seja o mesmo autor dos referidos livros. De qualquer forma, ao que tudo indica, Esdras como “hábil escriba" (Esdras 7:6), além de um instrutor na Lei de Deus como sacerdote, provavelmente, manteve um diário, que lhe permitiu mais tarde se tornar o compilador dos livros (Esdras e Neemias) em concordância com a tradição judaica. O período mais provável para se datar esses dois livros está entre os anos 430 - 400 a.C.
Contexto histórico

Em conjunto com Ester, Esdras e Neemias são o únicos livros históricos do período pós-exílico e são de grande importância para a reconstrução do período pós-exílico judaico. Contudo, eles não registram a história do povo de Deus em sequência ininterrupta ao longo de todo o período que os dois livros cobrem, mas apenas partes dele.

Esdras, cujo nome significa "Deus é auxílio", era sacerdote, um dos judeus deportados para a Babilônia, que tornou-se conselheiro do governo persa para negócios judaicos. A história, cujos fatos se narram neste livro, consta de duas partes separadas por um espaço de tempo de cinquenta e oito anos, incluindo todo o reinado de Xerxes.

A primeira parte, que termina no capítulo 6:22, contém a história dos que voltavam da Babilônica e trata da reedificação do templo, a qual tinha sido determinada por um decreto de Ciro (confronte com 2Crônicas 36:22,23) no ano 536 a.C.

A segunda parte, a partir do capítulo 7:1, contém a narrativa da jornada de Esdras a Jerusalém, jornada esta empreendida em virtude de um decreto de Artaxerxes Longimano no ano 457 a.C. Uma vez que a história de Esdras é contada antes da de Neemias, geralmente se supõe que tenha sido Artaxerxes I.  

Esdras tinha o verdadeiro espírito de oração. Apresentando sua petição por Israel diante de Deus, quando este havia pecado gravemente em face de grande luz e de privilégios, ele exclamou: "Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus" (9:6).

Sua mensagem

Os livros de Esdras e Neemias, mostram a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa feita a Jeremias muito tempo atrás (Esdras 1:1; Jeremias 29:10), contudo a restauração ocorreu apenas parcialmente, pois Israel não alcançou a posição de um de reino independente como acontecia antes do exílio, mas permaneceu como província do império persa. No caso específico de Esdras, o enfoque do livro é o cumprimento do decreto de Ciro para a reconstrução do templo, e a restauração espiritual do povo ao tomar consciência do seu pecado em virtude da celebração de casamentos mistos.

Esboço do Livro

I. Primeiro retorno do exílio e reconstrução do templo (capítulos 1–6)

A. Primeiro retorno do exilados (capítulo 1)

1. O decreto de Ciro (1:1–4)         

2. O retorno comandado por Sesbazar (1:5–11)

B. Lista dos exilados que voltaram (capítulo 2)

C. Restabelecimento do culto no templo (capítulo 3)

1. Reconstrução do altar (3:1–3)

2. A festa das Cabanas (3:4–6)

3. O começo da reconstrução do templo (3:7–13)

D. Oposição à reconstrução (4:1–23)

1. Oposição no reinado de Ciro (4:1–5)

2. Oposição no reinado de Xerxes (4:6)

3. Oposição no reinado de Artaxerxes (4:7–23)

E. O templo é concluído (4:24–6:22)

1. Retomada a obra no reinado de Dario (4:24)

2. Novo começo inspirado por Ageu e Zacarias (5:1,2)

3. Intervenção do governador Tatenai (5:3–5)

4. Relatório a Dario (5:6–17)

5. Busca do decreto de Dario (6:1–5)

6. Ordem de Dario para a reconstrução do templo (6:6–12)

7. Conclusão do templo (6:13–15)

8. Dedicação do templo (6:16–18)

9. Celebração da Páscoa (6:19–22)
           
II. A volta de Esdras e suas reformas (capítulos 7–10)
                         
A. A volta de Esdras a Jerusalém (capítulos 7,8)

1. Introdução (7:1–10)

2. A autorização para Artaxerxes (7:11–26)

3. Doxologia de Esdras (7:27,28)

4. A lista dos que voltaram com Esdras (8:1–14)

5. A busca pelos levitas (8:15–20)

6. Oração e jejum (8:21–23)

7. Distribuídos os artigos sagrados (8:24–30)

8. A viagem e a chegada a Jerusalém (8:31–36)
           
B. As reformas de Esdras (capítulos 9,10)

1. O delito dos casamentos mistos (9:1–15)

2. A confissão e a oração de Esdras (9:6–15)

3. O povo corresponde (10:1–4)

4. Uma assembléia pública é convocada (10:5–15)

5. Investigação dos culpados (10:16,17)

6. A lista dos culpados (10:18–43)

7. A dissolução dos casamentos mistos (10:44)

O texto mais difícil

Os dois últimos capítulos do livro tratam do problema do casamento misto. O capítulo 10:2,3, fala sobre um acordo da parte do povo liderado por Secanias para dispensar as mulheres estrangeiras, juntamente com seus filhos, casadas com os israelitas:

“Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei”.

O texto, sem dúvida, pode suscitar algumas questões. Não seria essa atitude injusta? Como sábio homem de Deus, através do ensino, sem qualquer coerção, Esdras aguarda pacientemente que cada líder familiar assuma sua responsabilidade de acordo com as instruções estabelecidas na Lei de Moisés (Deuteronômio 7:1-4). Não foi uma decisão fácil, porém necessária, a fim de que a maldição de Deus não permanecesse sobre o povo:


“Ora, ponham-se os nossos líderes, por toda a congregação sobre este negócio; e todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras venham em tempos apontados, e com eles os anciãos de cada cidade, e os seus juízes, até que desviemos de nós o ardor da ira do nosso Deus, por esta causa”
(Esdras 10.14).

Seria inconcebível em nossa cultura, mas não na cultura daquele tempo. As mães recebiam a custódia de seus filhos quando os casamentos eram dissolvidos. No caso de Agar, por exemplo, quando foi dispensada por Abraão, seu filho Ismael foi junto com ela (Gênesis 21:14).

A grande lição que se pode tirar da leitura do livro de Esdras é que Deus é o grande condutor de toda a história. O livro narra o retorno de dois grupos de exilados da Babilônia, o primeiro liderado por Zorobabel (1–6) e o segundo por Esdras (7–10). O propósito do autor torna-se mais claro quando lemos (1:1) que é a mão de Deus que conduz o restabelecimento dos judeus à terra concedida aos seus ancestrais em cumprimento à sua promessa.

O Senhor suscitou a Esdras para ser seu servo. Moveu o coração do rei, de forma que Esdras achou mercê diante dele. O rei colocou em suas mãos recursos abundantes para a reconstrução do templo e possibilitou que retornassem os judeus que durante setenta anos foram cativos em Babilônia.

44 comentários:

  1. muito bom , estou lendo o livro de Esdras , estava com muita dificuldade , mas estou esclarecendo cada vez mais ao ler sites assim . Desde de já agradeço . Mislene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mislene.
      Obrigado pela visita. Qualquer dúvida estou a disposição.
      Glória a Deus pela sua vida!
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Boa noite PAZ seja com todos bom o livro de Esdras e o livro Neemias tbm são muito importante eu gosto muito se eu estiver alguma duvida eu volte a ir ok paz do Senhor Jesus.Maria Eliane.

      Excluir
    3. Olá Boa noite PAZ seja com todos bom o livro de Esdras e o livro Neemias tbm são muito importante eu gosto muito se eu estiver alguma duvida eu volte a ir ok paz do Senhor Jesus.Maria Eliane.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. obrigado pelos esclarecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço pela sua visita. Estou a disposição.
      A Graça do Senhor esteja contigo.
      Abraço.

      Excluir
    2. boa tarde a Paz do senhor!
      eu queria saber quem Esdras escolheu para ajudar ele na reconstrução?

      Excluir
  3. como se dá a explicação dos versículos 7-23 do capitulo 4 de Esdras? o versículo 24 deste capitulo diz que a obra da casa de Deus cessou e foi retomada no segundo ano de Dario, se este verso segue a ordem, por favor me explique a contradição de datas quanto Artaxerxes e Dario.
    Estou ha algum tempo precisando dessa informação, agradeceria se o irmão pudesse esclarecer. obrigado, Jessé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessé.
      Obrigado por me confiar sua dúvida, será um prazer atendê-lo!

      O livro de Esdras 4:7-23 trata da oposição dos inimigos judeus no reinado de Assuero e de uma carta de queixa "nos dias de Artaxerxes" que emitia uma ordem real para forçar os judeus a interromper a construção.
      No versículo 24, parece haver uma continuação da passagem anterior (versículos 5 a 23), e se assim for, Assuero e Artaxerxes reinaram no período entre Ciro e Dario I. Portanto, o versículo 24 marcaria o fim de uma narrativa consecutiva com a referência a Dario no versículo 5.
      Com isso, a sequência dos reis no capítulo 4 ficaria assim: Ciro (versículo 5), Assuero (versículo 6), Artaxerxes (versículo 7) e Dario (versículos 5, 24).
      Jessé, a maioria dos estudiosos aceita que os incidentes descritos neste capítulo não são dados em ordem cronológica. Para eles, os eventos dos versículos 6 a 23 ocorreram em um tempo posterior aos dos versículos 1 a 5 e 24. Para estes estudiosos, isso não lança sombra sobre a inspiração, pois os escritores bíblicos, frequentemente, afastam-se da ordem cronológica rígida em suas narrativas.
      Muitos estudiosos também defendem que Assuero (versículo 6) é Xerxes, e Artaxerxes (versículo 7) é Artaxerxes I.
      Jessé, espero ter esclarecido.
      Volte sempre!
      A Graça do Senhor esteja contigo.

      Excluir
    2. Oi Robésio. muito obrigado pelas informações, foram muito úteis.
      Mas ainda sinto uma carência de entender se o Artaxerxes do tempo de Esdras e Neemias é o mesmo dos versículos 7-23 do cap 4. Pois estes versículos não falam necessariamente da construção de um templo e sim da reedificação de Jerusalém e seus muros(vs 12) e no vs 23 diz que os Judeus foram forçados a parar com a obra. Caso seja no tempo de Esdras e Neemias não há nenhum relato sobre essa repressão de Artaxerxes sobre os judeus(vs 23). Ou seja, o período da construção dos muros se dá justamente no reinado de Artaxerxes que cronologicamente tais versiculos combinariam com tempo de Esdras e Neemias.
      O que eu realmente preciso entender é se Artaxerxes participou ou não ou impediu em alguma coisa na construção do templo.
      Obrigado Robésio e desculpas pelo incomodo, mas estamos aí em defesa do evangelho.
      A paz do Senhor!

      Excluir
  4. Bom dia Meu nome e Andressa e estou começando ler a Biblia , mais não entendi o primeiro capitulo do livro de Edras , o Senhor pode me explicar? Obrigado Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  5. olá a paz do Senhor Jesus Cristo,abri uma palavra pra minha filha que esta muito triste com seu relacionamento com o esposo que ainda não são casados perante Deus e a lei,e saiu na palavra de Esdras 7.1-28 e gostaria muito de poder ter uma confirmação dessa resposta direcionada ao Espirito Santo de Deus que estaa também sobre a sua vida meu irmão Robésio Machado e que tem a sabedoria que Deus por sua infinita misericórdia te deu,obg Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, a Paz do Senhor.
    Obrigado pela visita e por me confiar sua dúvida.

    Esdras demonstra como um talentoso ensinador da Bíblia pode fazer o povo de Deus progredir. Esdras foi eficiente porque era um estudioso bem versado na Lei do Senhor, e porque estava determinado a obedecer aos seus mandamentos. Ele ensinou tanto através de seus pronunciamentos quanto por meio de seu exemplo. Como Esdras, devemos estar determinados a estudar e a obedecer à Palavra de Deus.
    Estimado irmão, sugiro a leitura do artigo "Pessoa Certa", neste site, e peço que o Espírito do Senhor o oriente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber sobre o nome maadai Esdras 10:34 qual significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por acessar o Bíblia Palavra Viva, é ma honra recebê-lo(a).
      Maadai era descendente de Bani, viveu na época de Neemias. Depois que Sacanias confessou a Esdras que muitos homens da tribo de Judá tinham-se casado com mulheres de outras tribos e de diversas nações, Esdras levou o povo ao arrependimento e ao pacto de servir ao Senhor (veja Ezequiel 10:2).
      Maadai foi um dos que se casaram com mulheres estrangeiras.
      O nome Maadai vem do hebraico - Inconstante.

      Obrigado pela visita, volte sempre.
      Abraço.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo o livro de Esdras e realmente ficou mais fácil o meu entendimento.
    Simone-/BH

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo o livro de Esdras e realmente ficou mais fácil o meu entendimento.
    Simone-/BH

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo o livro de Esdras e realmente ficou mais fácil o meu entendimento.
    Simone-/BH

    ResponderExcluir
  12. Paz seja convosco.
    Acabei de ler o livro de Esdras, consegui esclarecer muitas duvidas através desse ensino, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amandinha.
      Obrigado por visitar o Bíblia Palavra Viva. Fico feliz em saber que o estudo do livro de Esdras foi mito útil para você.
      Volte sempre.
      Que a Paz do Senhor esteja com você!

      Excluir
  13. Olá, gostaria que me explicasse Esdras capítulo 6 versículo 10.
    Desde já agradeço.
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria que me explicasse Esdras capítulo 6 versículo 10.
    Desde já agradeço.
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emessias.
      Primeiramente peço desculpas pela demora na resposta.
      Obrigado por participar do Bíblia Palavra Viva, volte sempre.

      "Para que ofereçam sacrifícios de cheiro suave ao Deus dos céus e orem pela vida do rei e de seus filhos."

      A exigência de que a boa vontade e a generosidade do rei fossem recompensadas pelos sacrifícios e oração em seu favor está plenamente em harmonia com a inscrição do cilindro de argila de Ciro (veja Ed 1:2). Nelo, o rei afirma que havia restaurado o culto dos deuses babilônicos e que os babilônios poderiam pedir diariamente a Bel e a Nabu para abençoá-lo e a Cambises, seu filho com vida longa.
      Pode-se concluir que os judeus não se opuseram à realização de tal pedido a partir da prática, no tempo dos Macabeus, de oferecer sacrifícios em nome dos reis selêucidas (1 Macabeus 7:33).

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Após ler Esdras encontrei dificuldade. Mas este texto me auxiliou e muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisa.
      Obrigado por visitar o Bíblia Palavra Viva. Fico feliz em saber que o estudo do livro de Esdras foi mito útil para você.
      Volte sempre.
      Que a Paz do Senhor esteja com você!

      Excluir
  18. APSJ, irmao gostaria de saber qual o significado do versiculo 16 de Esdras 7
    Zaqueu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila.
      Obrigado pela participação.
      Lemos no versículo 15 "e para levares a prata e o ouro".
      Os assuntos financeiros assumem um papel de extrema importância neste decreto. As doações que Esdras devia levar a Jerusalém viriam de três fontes: do rei e de seus conselheiros, de presentes arrecadados entre amigos não judeus e ofertas voluntárias de judeus residentes fora da Palestina (versículo 16).
      Nos tempos antigos, o transporte de grandes somas de dinheiro era feito por caravanas bem protegidas. As estradas jamais seriam livres de assaltos e, quanto maior a remessa de dinheiro, maior o perigo de assalto.

      Estimada irmão em Cristo, espero que tenha esclarecido sua dúvida.
      Volte sempre.

      Robésio Machado

      Excluir
  19. A paz do Senhor, amado. Estou lendo Esdras, também com dificuldades, se possível esclareça Ciro e Nabucodonosor (1.7)

    ResponderExcluir
  20. Paz de Cristo Jesus para tds! Quero saber uma dúvida do cap.1.vs8 e cap.2.vs2 onde tem os nms de sesbazar e Zorobabel. Quero saber se esses nomes se referem a um homem só ou se referem a dois homens?? Ah kkk meu nome é Vitor

    ResponderExcluir
  21. Paz de Cristo Jesus para tds! Quero saber uma dúvida do cap.1.vs8 e cap.2.vs2 onde tem os nms de sesbazar e Zorobabel. Quero saber se esses nomes se referem a um homem só ou se referem a dois homens?? Ah kkk meu nome é Vitor

    ResponderExcluir
  22. Olá Vitor, obrigado pela participação.
    Sesbazar é aparentemente o nome caldeu dado a Zerobabel, o líder do retorno a Jerusalém vindo da Babilônia depois do decreto de Ciro (Ed 1.8; 5.14). É sugerido que os dois nomes aplicam-se à mesma pessoa através de uma comparação da descrição de Sesbazar em Esdras 5.14-16, com a de Zorobatel em Ageus 2.1-4 e Zacarias 4.9.
    A questão tem duas possíveis soluções: a primeira é que seja dois nomes para o mesmo homem. Esta explicação é um tanto razoável uma vez que vários judeus possuíam um nome judeu e outro persa ou babilônico; por exemplo, Daniel - Beltessazar. No entanto, alguns têm rejeitado esta hipótese pois neste caso os dois nomes seriam persas; uma possibilidade muito estranha. A outra solução é que Sesbazar, como o chefe da tribo de Judá, fosse o líder titular reconhecido pelo rei. Alguns o identificaram com Senazar, o tio de Zorobabel (1Cr 3.18). O líder de fato era Zorobabel, que é o único homem mencionado na construção do templo.

    Vitor Diogo, espero ter esclarecido sua dúvida.
    Obrigado e volte sempre.

    Robésio Machado

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado Irmão, eu gostaria de saber a lista dos capítulos 2 a 3 esses números de filhos era de uma família de um homem e uma mulher ou tem outro significado faz favor.

    ResponderExcluir
  24. Poxa, muito satisfeita com os esclarecimentos do livro, a parte do casamento era bem intrigante pra mim, essas mulheres não teriam muitas dificuldades de criarem seus filhos sós naquele tempo?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde paz di senhor gostaria de saber se no livro canônico de estradas existem duas mensagens de Deus?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite a paz a todos,gostaria se possivel alguem por gentiliza poderia me ajudar entender Zacarias 9 verso 12 em que contexto foi escrito esse verso. ficarei grato se alguem poder mim ajudar.

    ResponderExcluir
  27. Paz pra todos ,muito interessante e edificante para nossas vidas.eu intendo que mesmo autor passar anos de nossa vida os planos de Deus para com seu povo não ficarão frustrado. E no erro do povo com a desobediência e escolha que desagradaram a Deus .,Deus refeis sua aliança mais acredito que não foi facio para a que leva povo que teve que renúncia seus filhos e mulheres. É assim na nossa vida tudo que nós platamos e fazemos escolha que não é do plano do senhor ,temos que coler e um dia renúncia para uma verdadeira comunhão com Jeová.

    ResponderExcluir
  28. A paz do senhor! Obrigado por ser esse canal de bencaos

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.