' '

O QUE ERA O ESPINHO NA CARNE DE PAULO?

E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:7-9).


Espinho significa farpa, estaca ou algo pontiagudo. Aqui pode ser uma alusão a inimigos, como em Números 33:55, Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes”.

Carne aqui pode referir-se ao corpo físico ou à natureza pecaminosa.

Existem três interpretações básicas para o significado do espinho na carne de Paulo, e são as seguintes:

1. Se o termo carne é uma referência ao corpo, então o espinho pode ter sido uma doença, como dor de ouvido, de cabeça, problemas na vista, epilepsia ou febre crônica;


2. Se o termo carne é uma referência à natureza pecaminosa, então esse espinho pode ter sido algum tipo de tentação;

3. Se a expressão é figurativa, pode referir-se à perseguição ou às oposições.

A maioria dos comentaristas acredita que o espinho era ou uma doença (problema na vista, com base no texto de Gálatas 4:15, “Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis”), ou inimigos, dado o contexto bíblico em que está inserido e a interpretação comum dos judeus para o termo espinho.

Há muitas especulações sobre o espinho na carne de Paulo. Alguns pensam que ele estava perdendo sua visão. Outros dizem que ele tinha uma dificuldade de falar, ou alguma forma de paralisia. O fato é que ninguém sabe o que era! Paulo não disse, e todas as nossas especulações nos deixarão ainda sem nenhuma resposta certa.

Mas há algumas coisas que podemos aprender aqui:

1. Precisamos admitir quando não sabemos.
A arrogância de alguns pastores e professores que parecem pensar que têm todas as respostas, até mesmo as coisas secretas de Deus:

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29).

"Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus" (1 Pedro 4:11).

Quando Deus fala, precisamos falar com confiança e com audácia. Quando Ele se cala, não ousemos ter a presunção de falar.

2.Precisamos entender que Deus pode dizer não.

Promessas tais como João 15:7 ("Pedireis o que quiserdes, e vos será feito") são frequentemente mal entendidas. Muitas pessoas acreditam e pregam que Deus dará tudo que pedimos. Mas outras passagens nos recordam que as orações precisam ser de acordo com a vontade de Deus, não com a nossa (1 João 5:14; Tiago 4:3).
O caso de Paulo mostra claramente que Deus pode dizer não ao pedido de um discípulo fiel. Quando não recebemos o que pedimos, isso não é necessariamente evidência de falta de fé. Pode simplesmente sugerir que Deus, em sua infinita sabedoria, decidiu que era melhor não conceder o pedido.

3.O povo de Deus sofre nesta vida.

A doutrina popular de que os justos são sempre abençoados e protegidos do sofrimento nesta vida é absurdo e falso. Paulo era dedicado como qualquer cristão e sofreu mais do que a maioria. Jesus nunca pecou, mas sofreu terrivelmente. Os pregadores de hoje que declaram que o sofrimento prova uma falta de fé estão condenando alguns dos maiores homens que viveram, entre eles Jó, Paulo e até mesmo o Filho de Deus!

28 comentários:

  1. Amem servo de Deus, de todas as interpretações que vi e ouvi de muitos homens de Deus devo confessar que esta foi a que mais clara e objectiva se pareceu... Obrigado por deixar-se ser usado por Deus na simplicidade e profundidade! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. sim primeiramente quero agradecer o que foi dessecado as causas,penso que sim uma enfermidade física,uma sequela,devido ao tombo de cavado a caminho de damasco,pois Saulo era muito arrogante e perseguia os cristãos,e o senhor o abateu para que ele se torna-se humilde e jesus disse "" a minha graça te basta""

    ResponderExcluir
  3. Penso e acredito que a carne a que Paulo se refere aqui é com respeito a natureza egoista e soberba do homem que não quer ser visto como fraco perante todos mas como forte, poderoso e impressionante. Imagina comigo que você(CRENTE) tenha um filho que te admira muito, que te considera como o seu herói, como aquele que o protege de tudo que o ameaça, e de repente ele apanha de um colega na escola e diz que vai chamar o seu herói, ou seja, você que é o seu pai, e entao voce chega e começa tirar satisfaçao da criança que bateu no seu filho, e entao o pai da criança chega neste exato momento e ti vê se alterando com o filho dele. Então ele perde a cabeça te humilha perante todos na escola e perante o seu filho, dando-lhe um soco na cara(QUE ESPINHO NA CARNE HEIN ?) ISSO IMCOMODA BASTENTE. Humanamente falando como será que seu filho vai te ver daqui pra frente? É isso mesmo, como UM FRACO( Que espinho nao?). Se você baixar a cabeça e der a outra face como rege o cristianismo, seras considerado pelo seu filho e perante a escola como um fraco.Nesta hora com certeza o diabo vai te tentar a mostrar que voce é forte e nao FRACO. Nesta situaçao Jesus nos ensinou abaixar a cabeça e virar a outra face. Mas Senhor, eu serei considerado como um fraco pelas pessoas! e o meu filho o que vai dizer de mim ?
    O verdadeiro cristianismo nos humilha perante o mundo, humilha o nosso lado humano. Era mais ou menos isso que Paulo estava sofrendo aqui. O diabo enviou um mensageiro com o objetivo de humilhar o apostolo mas Jesus lhe pediu para que ele virasse a outra face, que no ponto de vista humano seria um sinal de fraqueza, mas na ótica de Deus sinal de força, " pois o meu poder se aperfeicoa na fraqueza". humanamente falando o cristianismo é fraqueza. Quanto mais nós negamos a nós mesmos, mais enfraquecemos o nosso lado humano, a nossa carne, o nosso orgulho e o poder de Deus se aperfeiçoa em nós. O diabo estava usando de falsos apostolos e de falsos doutores para ferir o servo de Deus. As igrejas estavam impressionadas com esses falsos profetas pregando-lhes mentiras em nome da verdade. Isso era um espinho, isso feria o lado humano de Paulo. O diabo dizia" MOSTRA QUE TAMBEM VOCE É FORTE PAULO. VOCE TAMBEM É JUDEU, VOCE FOI FARISEU, USA DA SUA TEOLOGIA QUE VOCE APRENDEU AOS PÉS DE GAMALIEL PRA MOSTRAR QUE ES FORTE. MOSTRA PRA TODOS QUE VOCE FOI ESCOLHIDO POR DEUS CONTA-LHE SOBRE SUAS VISOES CELESTIAIS. Mas Paulo escolheu se humilhar, humilhar o seu lado humano, e como isso dói, " mas o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza", ele escolheu negar-se a si mesmo. Ele escolheu continuar passando nescessidades por causa de Jesus. Ele escolheu virar o rosto pra quem lhe feria, ainda que com isso ele perdesse a reputaçao de grande homem de Deus. Ele escolheu negar ainda mais os prazeres carnais, considerando como esterco aquilo que humanamente ele poderia se orgulhar. Perdeu tudo, tornou-se um lixo para o mundo e um fraco para a igreja, mas poderoso por seu Deus. Nao precisamos mostrar para o mundo que somos fortes porque a " Graça nos basta". É Cristo que mostra que somos fortes atraves de sua graça. Quanto mais negamos o pecado, tanto mais o poder do Espirito nos enche, ate ao ponto de estarmos cheios ou plenos do poder de Deus. Enfim " Se pelo Espirito mortificares as obras do corpo, vivereis"

    ResponderExcluir
  4. O espinho na carne de Paulo, era na verdade seu próprio ministério, ninguém aceitava ele como apóstolo, pelo fato de não ter andado com Cristo, e nem viu Cristo, porém ele tentando se defender contou seu testemunho dizendo , que no caminho a damasco ele viu Cristo , e notem , que sempre em suas cartas ele começa a se defedender dizendo: Eu Paulo apóstolo de Cristo, não chamado pelo homem e sim por Deus. Obrigado Jesus por me ensina , e agora passo meus ensinamentos. pr Sandro Bacelar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando alguém se exalta com seu ministério e cai, será para sempre seu espinho, para que ninguém se exalte diante do poder que Cristo da receba

      Excluir
    2. Quando alguém se exalta com seu ministério e cai, será para sempre seu espinho, para que ninguém se exalte diante do poder que Cristo da receba

      Excluir
  5. Amados, para mim é muito simples a interpretação do espinho na carne do apóstolo Paulo, é só uma interpretação de texto, "FOI ME DADO UM ESPINHO NA CARNE" ele mesmo se interpretação A SEGUIR!".... UM MENSAGEIRO DE SATANÁS me esbofeteava. O espinho da carne (figurativo) era é um homem que o esbofeteava sempre que encontrava com Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paulo tinha o vicio da masturbaçao como esta bem claro em romanos 7:23 a qual nao conseguia se livrar.

      Excluir
    2. quando ele fala em romanos 7:23 que os seus menbros faziam coisas contrarias a sua mente. os membros eram as maos e o penis. o nosso corpo e dividido em cabeça, tronco, e membros. os membros superiores os braços com as maos,os inferiores as pernas com os pes, mais o membro genital masculino. no caso do homen.

      Excluir
    3. Você antes de postar uma coisa dessas deveria saber mais sobre a vida do apóstolo Paulo, ou até mesmo antes a vida de Saulo, e saber que ele serviu com santidade e fidelidade ao evangelho. Sendo escrito por ele nos evangelhos o seguinte;
      "Sejam meus imitadores como SOU DE CRISTO." (Dando a entender que ele era o mais fiel entre os que ele repreendia)
      E você deveria ler o capítulo 9 de I Coríntios.
      Deus tenha misericórdia de nós...
      "O meu povo PERECE por FALTA DE CONHECIMENTO.
      DONO DO BLOG; POR FAVOR
      TIRE ESSA HERESIA DAQUI.
      Um apóstolo que serviu A CRISTO com total entrega, no corpo e no Espírito, chegando a ir no terceiro céu... muito injusto este argumento dessa Aline.
      Me perdoem...mas sujar o evangelho é obra do cão.
      Que a paz do Senhor Jesus seja com todos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Paz do Senhor, queridos!
    Desculpe, caro autor, mas "não sabemos" é muita gente!
    Entendamos que a bíblia fala sim qual era este espinho bem claramente quando o próprio apóstolo disse:
    "Quanto a mim, foi-me dado um espinho na carne, A SABER, um MENSAGEIRO DE SATANÁS pra me esbofetear afim de eu não me exaltar.
    A expressão " a saber" significa (pra que se saiba, se quiserem saber, pra vc saber,etc.)
    E pra que saibamos o que é esse espinho ele já falou logo que era um MENSAGEIRO DE SATANÁS.
    Sabemos que mensageiro é a tradução de ANJO, certo!
    E por se tratar de um "anjo" de Satanás, claramente que se refere a um DEMÔNIO.
    E ainda ele completou dizendo que orou ao senhor por três vezes pra que afastasse-o de sua presença.
    Se fosse uma pessoa, Paulo poderia fugir ou enfrentar, mas como se tratava de um ser espiritual, só Deus poderia livrá-lo.
    Mas Deus, ao dizer que sua graça lhe bastava, estava ensinando-o que mesmo sofrendo esta opressão de um ser maligno, se Deus era com ele, esse mal jamais o destruiria.
    É tão claro quanto água isso.
    Portanto, a situação envolvendo o espinho se trata deste contexto em específico e NADA tem haver com qualquer outro evento vivido pelo apóstolo, nem tão pouco referente a falta de esposa, conflito humano interior ou tão pouco, por qualquer pecado que ele tenha cometido.
    É que infelizmente, a maioria dos cristãos lêem tudo!
    lêem pregações, livros teológicos, revista de escola dominical doutrina pastoral, mas a única coisa que não lêem é a bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glorias a Deus...um ser escreveu a verdade. Parabens meu querido. Como está escrito, a palavra de Deus é a revelada.
      Bravo. CONCORDO E o UNICO que escreveu oque está na bíblia e até desenhou para quem quer aprender;
      "Qual era o espinho na carne de Paulo de tarso.
      BRAVISSIMO.
      A paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo irmão Herbert.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Vejam bem meus queridos e amados irmãos. Li atentamente todos os comentários. Com mais de meio século como um himulde oráculo de Deus. A Bíblia tem sido a minha bússola desde sempre. Mais precisamentdesde os meus 15 anos de idade. Gostei de todos os comentários expostos aqui uns mais, outros menos agressivos. Porém cada um dei acredito eu, o melhor de si. Mas nenhum me convenceu. Fico com um pouquinho de cada um. Cada um de nós sabe onde o calo aperta, cada um sabe das suas lutas, dos seus problemas, da sua dor. Um dia na glória do Pai sabereno tudo. Compete a nós hoje carregar a nossa cruz de cada dia calados, humildes,obedientes até o dia final. A amem?. A paz de Deus seja com todos vós. Amém e amém. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. O irmao pastor a cima falou tudo, cada um sabe onde seu calo aperta, cabe a nós humildes e calados pedir a Graça de Deus, perseverar na FÉ Esmurrar sua propria carne em total santidade. Até que Ele venha e receberemos a coroa da vida.
    A paz irmãos!
    Cláudia.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho pra mim que o espinho na carne do apóstolo Paulo era uma fraqueza uma tentação, porque Jesus dísse que o poder dele se aperfeiçoa na fraqueza, e éssa fraqueza pode ser um vício, e se tem uma coisa que o diabo más ataca os homens principalmente um servo de Deus é mulher.
    O meu pastor uma vez dísse uma coisa pra nós que, um professor dele de teologia advertiram eles dizendo, os pastores deveria tomar cuidado com 3 coisas,o Orgulho, dinheiro, e mulher,éssas 3 coisas pode destruí o ministério deles. No livro de Éfeso 6:18.O ap.Paulo disse que ele
    orava o tempo todo, e pra vencer as tentações o jeito é orar e se revestir das armaduras de Deus pra não cair em tentação. Orando e vigiando o tempo todo.

    ResponderExcluir
  15. GRORIA A DEUS por todos os que participaram deste tema cada mostrou seu ponto de vista, e ponto de vista pode ser mudado, guiando se quer aprender.Apredi,e fico com o comentário do pastor, cada um sabe onde o calo aperta,e vigilância para não cair na tentação,sejamos honestos edependentesda graça de DEUS, falo por mim!🙏🙌

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.