' '

Aprendendo a reconhecer nossos próprios erros

 
Muitas vezes nos frustramos com as pessoas, imaginando que teriam certo tipo de comportamento igual ao nosso pensamento, mas esquecemos que são indivíduos completamente diferentes de nós. Muitas vezes as expectativas que colocamos na nossa vida adulta, refletem ou tentam suprir aquilo que não tivemos na nossa infância.

Por exemplo, se você não foi uma criança muito elogiada terá a necessidade de receber elogios e incentivos de amigos e familiares, assim como o filho que teve uma mãe superprotetora tende a ter a necessidade de uma figura materna como apoio sempre próximo, muitas vezes transferindo o papel de mãe para a esposa e cobrando dela as mesmas atitudes.
Porém a sua falha em não compreender que são pessoas completamente diferentes de ti pode ser infinitamente maior que a capacidade deles em corresponder, gerando atritos diversos, caso não esteja a altura de suas perspectivas, mas então é hora de analisar a sua atitude e ver se não está cobrando demais dos seus próximos.

“Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno (Mateus 5.22)”.
O pior que algumas dessas pessoas guardam magoas destas que não lhe corresponderam e muitas trocam diversas vezes de parceiros, de namorados e não encontra nenhum a altura delas. Pois algumas mulheres / homens não conseguem encontrar ninguém, pois exigem demais de seus parceiros, ou seja, as suas expectativas são muito altas.

Tenho atendido algumas mulheres que tem sido vitimas das frustrações de seus maridos, pois transferem para elas todos os seus desejos, não se preocupando nem ao menos em conhecer o que suas esposas pensam a respeito do que tanto exigem. Não conseguem enxergar que são apenas pontos de vistas diferentes e cobram delas atitudes como as que acham que elas deveriam ter.

A Bíblia diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice” (1 Coríntios 11.28), a Psicologia prega que quando você gasta muito tempo julgando os outros, perde a oportunidade de julgar a si mesmo. E a Bíblia nos ensina justamente ao contrario. “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? (Mateus 7.3)”.

Existem ainda as pessoas que nunca admitem seus erros e sempre colocam a culpa no outro. Muitas vezes usando de artifícios dissimuladores, mentiras e malicia para não reconhecer suas falhas. Infelizmente com isso perdem grande oportunidade de crescimento, pois a Palavra de Deus nos ensina a pedir perdão, reconhecer nossas falhas e buscar o padrão máximo de santidade: “Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo (1 Pedro 1.16)”.

E ser santo significa buscar a justiça, andar nos caminhos do Senhor, pregar o amor, a bondade, a benignidade, pois Jesus quando esteve aqui em seu ministério terreno, pregou que deveríamos ser mansos e humildes, nisso está incluído reconhecer nossos erros. Não é vergonha reconhecer seu erro, a vergonha consiste em mentir para si mesmo tentando passar uma imagem que já caiu por terra há muito tempo, que é a síndrome da perfeição.

Abra o seu coração, exponha seus sentimentos, desejos, seus sonhos para quem você ama e verá que Deus vai lhe abençoar e o carinho fluirá muito mais na sua vida, ao invés de se esconder atrás de frustrações do passado, acusações sem fundamento ou expectativas não expressadas.“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Salmos 133.1)”.

Que o Espírito de Deus fale melhor a cada coração e que realmente possa haver maior compreensão e união entre o povo de Deus. Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.