' '

Justiça

 
Alguém disse certa vez: “Todos gostam que seja feita justiça – a outra pessoa”. A justiça é uma espada de dois gumes. Nosso desejo de sermos imparciais tem origem no coração de Deus, que é justo e nos criou à sua imagem. Mas geralmente desejamos também que as coisas sejam feitas ao nosso modo. Como resultado, nem sempre tratamos imparcialmente os outros, porque isso algumas vezes significa desistir de algo que desejamos.
 
“Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o SENHOR teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça. Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o SENHOR teu Deus” (Deuteronômio 16.18-20).

Deus sabe como o desejo egoísta pode perverter a justiça. É por isso que Ele deu esses mandamentos a seu povo por meio de Moisés: a fim de assegurar que eles deixariam a verdadeira justiça prevalecer. A justiça assegura que todos recebam os benefícios da graça e do amor divino em igual medida. Mas, quando somos injustos, mostramos nossa cobiça que está em direta contradição com a graça e o amor de Deus.

A tendência para a injustiça é uma consequência do pecado. Somos egoístas por natureza e faremos todo o tipo de coisas terríveis só para conseguir o que desejamos. Mas Deus quer que sejamos justos no trato com outras pessoas, então devemos tentar tomar sempre decisões imparciais. Não devemos mostrar parcialidade (favoritismo) ou ser influenciado pelas vantagens que podemos tirar da situação – porque Deus nunca mostra parcialidade, nem pode ser subornado por coisa alguma. Deus é sempre justo. Nós também devemos fazer o que é certo sem sermos influenciados pela pressão do grupo ou pela tentação da popularidade ou cobiça.

Reflexão: Você trata os outros com imparcialidade? Já esteve em situações em que foi tentado a tomar decisões por favoritismo, pressão do grupo ou cobiça? Como você deve lidar com essas situações, segundo a vontade de Deus?

Êxodo 23.1-9; Deuteronômio 10.17,18; 27.19; Salmos 82.3; Malaquias 6.8; Lucas 6.41

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.