' '

Vingança

 
A vingança é uma das motivações mais poderosas na vida humana. A oportunidade de virar a mesa sobre um atormentador pode parecer muito doce e é sempre tentadora. Nesta situação, o rei Saul se tornara insanamente invejoso do jovem e popular Davi. Saul repetidamente ameaçara, perseguira e até tentara matar Davi.
 

“E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas. E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna. Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR. E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho” (1 Samuel 24.1-7).

Mediante uma série de situações quase cômicas, Davi teve uma oportunidade inigualável de vingar-se de um Saul vulnerável, que não suspeitava de nada. Os amigos de Davi queriam que ele matasse o adversário para “pagar” o mal que Saul lhe fizera. Davi teve a oportunidade de se vingar e ocupar o trono com um só golpe de espada.

Muitos diriam que esta era uma oportunidade única. Mas Davi preferiu não atender ao seu desejo de vingança. Por quê? Porque respeitava a lei de Deus. Deus escolhera Saul e este continuava sendo rei, apesar de seu comportamento detestável. Davi preferiu então confiar em Deus. Desta forma ele demonstrou exatamente as qualidades que fizeram com que Deus o escolhera para ser o próximo rei.

Pode haver situações em que gostaríamos de nos vingar por algum mai feito contra nós. Podemos ter até a oportunidade que esperávamos. Mas a vingança não é o caminho de Deus. Davi é nosso exemplo em seu amor pelo próximo, em seu respeito pela autoridade e em sua confiança em Deus.

Se deixarmos a vingança nas mãos de Deus, teremos liberdade para agir com amor e fé. E Deus cuidará da situação da maneira que achar melhor.

Reflexão: Você algumas vezes quer vingar-se? Como lidaria com tais situações de modo que honrasse a Deus?

1 Reis 1.50-53; Naum 1.2-8; Mateus 5.38,39; Romanos 12.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.