Julgamento e compaixão


P
ois o Senhor julga ao seu povo e se compadece dos seus servos” (Salmo 135:14).
“Eu só quero justiça”, reclamava o homem acusado. “Não existem provas contra mim, exijo justiça.”
Provas, não havia. Quase nunca há. Especialmente quando se pode pagar um bom advogado. Por isso, culpados são declarados inocentes em muitos julgamentos e saem livres da condenação humana – não da divina.

A receita da boa imagem


O
 coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13.
Uma famosa estrela de televisão latino-americana gastou a extraordinária soma de 120 mil dólares para realizar várias cirurgias, com o fim de rejuvenescer. Implantes, lipoaspiração e cirurgias em várias partes do corpo.
Três anos depois, os noticiários anunciaram a tentativa de suicídio. Drogada, alcoolizada e envelhecida, ninguém que a visse poderia acreditar que havia pouco tempo gastara uma fortuna para “aformosear o rosto”.

Não se canse de semear


Q
uem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. Salmo 126:6.
Semear é um ato de entrega e de fé. Você entrega a semente. Coloca-a no seio da terra, na esperança de que um dia colherá os frutos. No início, não vê nada. Se abrir a terra, observará o grão quase morto, aparentemente apodrecido. Como imaginar que dali pode brotar a vida?

Não te esqueças


A
dquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Provérbios 4:5.

Quanto tempo você precisa estudar para adquirir um título profissional? Quanto dinheiro você tem que poupar para adquirir um imóvel?
Salomão afirma repetidas vezes que a sabedoria é mais preciosa do que qualquer título profissional, dinheiro ou fama. Se isto é verdade, qual é o preço da sabedoria? Nada. É gratuita para os que buscam os conselhos divinos.

Depressão


 
Muitas pessoas já experimentaram algum grau de depressão. Pode ter sido apenas uma sensação de pesar que passou depressa. No outro extremo está a enfermidade paralisante que se arrasta por meses e pode precisar de tratamento hospitalar. A característica da depressão é a letargia do corpo e a melancolia do espírito.
Tudo parece demasiadamente problemático, e não vale a pena esforçar-se mesmo. Nos casos severos, a depressão pode apresentar-se como uma intensa dor emocional que não passa e não apresenta esperança de luz no fim do túnel.

A depressão tem diversas causas possíveis: