' '

DEUS ESTÁ ME MALTRATANDO

Ao defender-se contra as acusações de seus amigos, Jó acusou Deus de ser injusto com ele. Estas foram as suas palavras: “Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma” (Jó 27:2). Jó passara por grande sofrimento e perda depois de ter sido um homem rico e próspero com a bênção de Deus. Ele sem dúvida compartilhava a opinião de seus amigos de que os justos recebem bênçãos materiais enquanto os ímpios experimentam apenas sofrimento traumatizante. Jó acreditava não merecer os problemas pelos quais estava passando, de modo que concluiu erradamente que Deus estava sendo injusto. Mas era certo para Jó interrogar Deus? 

A verdade é que Deus tem o direito de fazer o que quiser sem ter de dar explicações de seus motivos para nós. Em um mundo perverso, os inocentes sofrem. Deus é sempre justo e julgará o mal. Todavia, não devemos questionar ou tentar justificar o que Deus faz ou deixa de fazer. 

Quando Jó foi confrontado por Deus, reconheceu finalmente que não podia compreender a Deus e veio a crer que Ele é absolutamente justo e sábio (Jó 42:1-6). Embora Jó nunca tivesse compreendido por que estava sofrendo, percebeu finalmente que Deus é bom (veja Lucas 18:19) e que tem o direito de fazer o que quiser (veja Romanos 9:20-24). 

As pessoas geralmente ficam bravas ou amarguradas com Deus sempre que enfrentam uma situação trágica e dolorosa. Embora estas experiências sejam difíceis e incompreensíveis, isto não nos dá o direito de criticar Deus. Sempre podemos chegar até Deus com nossas perguntas, desejos e nossa necessidade de consolo, mas nunca podemos ultrapassar o limite da confiança na sua bondade. Não precisamos entender porque coisas ruins acontecem, mas apenas confiar na sabedoria e santidade de Deus. Tudo está debaixo de suas mãos e Ele tem um propósito para todas as coisas que faz e que permite acontecer (veja Romanos 8:28), mas é nossa responsabilidade confiar nele em todas as circunstâncias.

Leia também: Provérbios 1:20-23; Lucas 18:19; João 9:1-3; Romanos 8:28; 2 Coríntios 1:3-7; Tiago 1:2,3.

Assuntos Relacionados
Quando tudo dá errado: o exemplo de Jó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.