' '

O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

Este é o último dos cinco livros do Pentateuco. Este nome vem da Vulgata latina, do título da LXX deuteronomion, “repetição da lei”, que às vezes foi confundido com “cópia desta lei” em Deuteronômio 17.18.

Provavelmente nem outro livro do Antigo Testamento dá expressão tão profunda e ininterrupta ao conceito de aliança. Deus é apresentado como Senhor, Rei, juiz e Guerreiro soberano capaz de cumprir seus propósitos para seu povo diante de todos os inimigos.



TEMAS
História
Moisés relembrou os poderosos atos pelos quais Deus havia libertado Israel da escravidão do Egito. Contou como Deus ajudou a nação e como os israelitas desobedeceram ao Senhor.

Com isso, podemos aprender sobre o caráter de Deus, passamos a conhecer o Senhor mais intimamente quando compreendemos o modo como Ele agiu no passado. Nós também podemos evitar erros e enganos em nossa vida atentando para a história de Israel.

Leis
Deus lembrou suas leis a Israel. O contrato legal entre Ele e seu povo precisava ser renovado pela nova geração prestes a entrar na Terra Prometida. O compromisso com Deus e com a sua verdade não podem ser negligenciados. Cada geração e cada pessoa precisam responder prontamente ao chamado de Deus à obediência.

Amor
A fidelidade e a paciência de Deus são demonstradas com mais frequência do que sua ira. Deus demonstra seu amor sendo fiel a seu povo e as suas promessas. Em reposta, Ele deseja que o amemos de todo o coração e não obedeçamos a sua lei de forma leviana. O amor de Deus é a base de nossa confiança nele.


Escolhas
Deus lembrou a seu povo que, para retificar a aliança, Israel precisava optar pela obediência. A decisão pessoal de obedecer traria muitos benefícios, a rebelião acarretaria severas calamidades. Abandonar os caminhos do Senhor causa danos a nós e aos outros.

Ensino
Deus mandou que os israelitas ensinassem a seus filhos a sua Lei. Eles deveriam utilizar rituais, instruções e memorizações para assegurar-se de que seus filhos compreenderiam as leis de Deus, a fim de que elas fossem transmitidas às gerações futuras.

PROPÓSITO
Lembrar aos israelitas o que Deus havia realizado e encorajá-los a dedicarem sua vida a Ele. Citar os benefícios anteriormente concedidos pelo Senhor, para que a fidelidade dos vassalos pudesse ser motivada por um senso de gratidão.

PANORAMA
Israel acampado a leste do rio Jordão, na expectativa de entrar em Canaã.

AUTOR
Moisés (o capítulo final provavelmente foi escrito por Josué, após a morte de Moisés). Cada vez mais os estudiosos reconhecem que, embora qualquer investigação no final leve até a figura de Moisés, é impossível decidir quando Deuteronômio chegou à sua forma final.

DATA
Por volta de 1047 a.C.

PESSOAS-CHAVE
Moisés e Josué.

VERSÍCULOS-CHAVE
"Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos." (Deuteronômio 7:9).

ESBOÇO

A. O QUE DEUS TEM FEITO POR NÓS (1.1-4.43)

Moisés relembrou os atos poderosos de Deus para ajudar Israel. Ao pensarmos no cuidado especial de Deus com nossa vida, recebemos esperança e encorajamento para o futuro.

B. PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA SANTIFICADA (4.44-29.1)

  1. Os Dez Mandamentos
  2. Ame o Senhor, teu Deus
  3. Leis acerca da adoração
  4. Leis para governar a nação
  5. Leis acerca dos relacionamentos
  6. Consequências da obediência e da desobediência
A obediência às leis de Deus traria bênçãos aos israelitas e a desobediência causaria desgraças. Isto era a parte do acordo entre Deus e seu povo. Embora não façamos parte desta aliança, o princípio continua valendo: a obediência e a desobediência inevitavelmente acarretam consequências nesta vida e na vindoura. 

C. O CHAMADO PARA O COMPROMISSO COM DEUS (29.2-30.20)

Moisés chamou Israel ao compromisso. Deus ainda nos chama para que nos comprometemos com Ele, amando-o com todas as nossas forças, com nossa alma e coração.

D. OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS (31.1-34.12) 

Embora tenha cometido sérios erros, Moisés viveu de forma justa e cumpriu os mandamentos de Deus. Ele morreu com integridade. Nós também cometemos erros, mas isto não deve impedir-nos de viver de forma íntegra e comprometidos com a santidade.


Assuntos Relacionados:
A origem da Bíblia
Como ler a Bíblia
História da Bíblia
O Livro de Gênesis
O Livro do Êxodo
O Livro de Levítico
O Livro de Números
O Livro de Josué
Traduções da Bíblia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.