O LIVRO DE JUÍZES

Na sequência histórica, ele abrange o período da história de Israel entre Josué e Samuel. A era dos juízes foi um período no qual os israelitas, como povo da aliança de Deus, estavam frequentemente precisando dos livramentos divinos. Através de Moisés, os israelitas haviam experimentado a libertação da escravidão egípcia e recebido a revelação divina como está registrado no Pentateuco. Sob a liderança de Josué, a geração seguinte conquistou e ocupou parcialmente a terra de Canaã. Quando as gerações seguintes sucumbiram à apostasia, elas rogaram a Deus por livramento. Mais uma vez os atos poderosos de Deus foram manifestados quando vários juízes responderam ao chamado de Deus para guiar os israelitas em façanhas militares a fim de dispersar as nações opressoras. Estes ciclos religiosos-políticos de pecado, dor, súplica e salvação, ocorreram repetidamente, e podem ter sido geograficamente limitados. Também podem ter sido cronologicamente sobrepostos.
 
TEMAS
Declínio/Compromisso
Sempre que um juiz falecia, os israelitas enfrentavam o declínio e o fracasso, porque

O LIVRO DE JOSUÉ

O sexto livro do Antigo Testamento e primeiro dos livros históricos, recebeu o nome de seu principal personagem, Josué. Sob a orientação de Deus, ele dirigiu a nação de Israel através do Jordão na conquista de Canaã, na ocupação dos territórios das tribos e na renovação do compromisso de sua aliança com o Senhor. 

Segundo a tradição judaica, esse livro é o primeiro dos Profetas, a segunda maior divisão da Bíblia hebraica, que encabeça a subdivisão conhecida como os Primeiros Profetas ou os Profetas Antigos (Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 2 Reis). 




TEMAS
Sucesso
Deus concedeu sucesso aos israelitas ao obedecerem seu plano principal, não quando seguiram seus próprios desejos. A vitória aconteceu quando eles confiaram nele e não em
seu poderio militar, dinheiro, vigor físico ou capacidade mental. A ação de Deus estabelecida segundo sua própria vontade trará o sucesso. 

Os israelitas demonstraram sua fé, ao confiarem em Deus diariamente para salvá-los e guiá-los. Ao notar como o Senhor cumpriu suas promessas no passado, eles desenvolveram uma forte confiança de que Ele seria fiel no futuro. 

Orientação
Deus transmitiu instruções a Israel para cada aspecto de suas vidas. Sua lei orientava o viver diário e suas ordens de marchas específicas deram-lhes a vitória nas batalhas.

O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

Este é o último dos cinco livros do Pentateuco. Este nome vem da Vulgata latina, do título da LXX deuteronomion, “repetição da lei”, que às vezes foi confundido com “cópia desta lei” em Deuteronômio 17.18.

Provavelmente nem outro livro do Antigo Testamento dá expressão tão profunda e ininterrupta ao conceito de aliança. Deus é apresentado como Senhor, Rei, juiz e Guerreiro soberano capaz de cumprir seus propósitos para seu povo diante de todos os inimigos.



TEMAS
História
Moisés relembrou os poderosos atos pelos quais Deus havia libertado Israel da escravidão do Egito. Contou como Deus ajudou a nação e como os israelitas desobedeceram ao Senhor.

Com isso, podemos aprender sobre o caráter de Deus, passamos a conhecer o Senhor mais intimamente quando compreendemos o modo como Ele agiu no passado. Nós também podemos evitar erros e enganos em nossa vida atentando para a história de Israel.

Leis
Deus lembrou suas leis a Israel. O contrato legal entre Ele e seu povo precisava ser renovado pela nova geração prestes a entrar na Terra Prometida. O compromisso com Deus e com a sua verdade não podem ser negligenciados. Cada geração e cada pessoa precisam responder prontamente ao chamado de Deus à obediência.

Amor
A fidelidade e a paciência de Deus são demonstradas com mais frequência do que sua ira. Deus demonstra seu amor sendo fiel a seu povo e as suas promessas. Em reposta, Ele deseja que o amemos de todo o coração e não obedeçamos a sua lei de forma leviana. O amor de Deus é a base de nossa confiança nele.

ESPIRITISMO

Doutrina espírita ou Kardecismo é a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec. É uma doutrina que alia ciência, filosofia e religião, buscando a melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião). A doutrina é baseada em cinco obras básicas (que juntas formam o pentateuco), escritas por Kardec, através da observação de fenômenos que o mesmo atribuía a manifestações de inteligências incorpóreas ou imateriais, denominadas espíritos. A codificação espírita está presente em: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese; somam-se à codificação as chamadas obras "complementares", como O Que é o Espiritismo?, Revista Espírita e Obras Póstumas.

O termo Espiritismo foi cunhado por Kardec em 1857 para definir especificamente o corpo de ideias por ele reunidas e codificadas em "O Livro dos Espíritos". Na publicação do livro

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL


A Congregação Cristã no Brasil figura como a primeira igreja cristã a instalar-se em território brasileiro sob a designação sociológica pentecostal. De origem ítalo-americana, sua introdução é historicamente atribuída a Louis Francescon.

Originária do Avivamento Pentecostal de Chicago de 19078 , a Congregação Cristã no Brasil iniciou-se sem denominação em 1910 nas cidades de Santo Antônio da Platina no Paraná e São Paulo, capital fruto da pregação do missionário pentecostal ítalo-americano Louis Francescon.

ANTECEDENTES

Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Louis Francescon, na época um ancião na Igreja Presbiteriana Valdese em Chicago, chegou à convicção quanto ao batismo por imersão voluntário. Vindo a submeter-se a esse batismo uma década depois, Francescon e alguns aderentes romperam filiação presbiteriano-valdense e formaram uma

A EUCARISTIA

O SIGNIFICADO

O evangelista Lucas registrou esse mandamento da seguinte forma: "E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é  derramado em favor de vós" (Lucas 22:19-20 ARC, e também Mateus 26;26-29, Marcos 14:22-25, 1 Coríntios 11:23-26). 

Nesta manifestação as igrejas cristãs geralmente repetem o que Jesus Cristo fez na sua Última Ceia, antes de ser entregue às autoridades por Judas Iscariotes, conforme a narração dos evangelhos. Na ocasião, compartilhou com seus apóstolos pão e vinho, na época da celebração da Páscoa judaica (com pães ázimos). 

Assim o pão usado na celebração, segundo alguns cristãos, é visto como o Corpo de Cristo sem pecado, que Ele ofereceu na cruz (em romano stauros) como resgate. O vinho é seu