' '

PARÁBOLA DA LUZ DO MUNDO

"Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Lucas 14.34-35).

Se perdermos nosso sabor, isto é, se não formos separados, a consequência será o que está neste versículo; seremos lançados fora. A “terra” representa o reino. Não é adequado colocar no reino um cristão que perdeu o sabor. O “monturo” (monte de esterco) é um lugar sujo e impuro; ele representa o lago de fogo. Tampouco é adequado colocar um cristão que perdeu o sabor no lago de fogo, porque ele já está salvo. “Lançam-no fora”. Uma vez que não é adequado para o reino nem para o lago de fogo, ele é lançado fora, isto é, lançado para fora da glória do reino. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Isso é uma advertência. 

Tudo que nos separa de Cristo também faz com que percamos o sabor. Preservar o sabor é ter força; perder o sabor é perder a força. Isso é algo muito sério! Não devemos amar o mundo; devemos amar totalmente o Senhor. De outra maneira, o reino não terá nada que ver conosco. Não se trata do quanto fizemos. Em vez disso, será que tudo que é nosso está no altar?

Jesus usava elementos da vida cotidiana de seus seguidores, para exemplificar como eles deveriam exercer uma pacífica e bondosa influência na sociedade humana.
Frequentemente, o conhecido sal proveniente do mar morto, devido a sua alta mistura com impurezas do solo, fazia com este ficasse sem condições de servir como o suave tempero que dava sabor aos alimentos.

Quando este sal ficava insípido, era logo descartado e jogado nas estradas para ser pisado, pois servia como uma espécie de pavimentação da época bíblica.
Afinal, a função do sal não é aparecer por si só, antes o sal se doa, e realça, faz aparecer o sabor dos outros alimentos. Se não houver este tempero, logo se percebe a sua falta.

A Luz do Mundo

Igualmente a luz não tem uma finalidade em si mesma, mas é necessária para que se possa ver o mundo e os objetos ao redor. Porque a função da luz é clarear e revelar o caminho com segurança a trilhar. Mas a luz que ofusca os olhos, perde seu valor.


Jesus ao que tudo indica, inspirou o seu discurso na cidade de Safede, localizada no norte de Israel, que ficava cerca de 900 metros acima do nível do mar, nas montanhas da alta Galiléia. À noite, mesmo de longe, se podia ver a sua suave luz, produzida por fontes rudimentares de iluminação, como lamparinas e tochas.

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte." (Mateus 5.14).

Quem são o sal da terra e a luz do mundo?

Frequentemente, a religião ensina que ser o sal da terra ou a luz do mundo, está relacionado com a aparência exterior do corpo, em querer parecer especial. Desde o tempo antes de Jesus, os fariseus tinham esta mesmíssima interpretação.

Eles, os fariseus, procuravam em sua errônea interpretação das Escrituras, se diferenciar dos demais homens, pela forma como se vestiam, pelo modo de saudação que usavam, por orações longas em público, pela prática minuciosa de rituais e elementos prescritos pela tradição dos rabinos, mas nunca pela transformação do coração e na abundância do amor ao próximo.

Não compreenderam que a luz dos verdadeiros discípulos, não vinha deles mesmos, mas era uma reflexão da luz do Pai.

A influência que Jesus se refere, não pode ser odiosa, cheia de preconceitos com aqueles quem costumamos chamar depreciativamente de "ímpios". A nossa influência deve ser pautada nas boas obras, na ajuda a sociedade, no apoio e consolo dos necessitados.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5.16).

Os fariseus tinham toda aquela aparência de santidade, roupas diferenciadas, posição social elevada, diplomas, doutorados, entretanto, se questionados firmemente, logo reagiam desembestadamente, exibindo arrogância e violência particulares.

Ao passo que Jesus, sempre deu exemplo de humildade e mansidão.

"E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11.29).

Ser sal da terra e luz do mundo, se traduz no modo como tratamos o próximo. É na obediência e respeito aos nossos patrões, é não chegar atrasado no trabalho, sem justificativa.

Ser sal da terra e luz do mundo está na forma de falar com a esposa, no carinho com os filhos, no respeito ao professor, em não ultrapassar o sinal vermelho no trânsito.

Em fim, são muitas as particularidades da vida diária que mostram se somos realmente da luz ou se estamos vivendo apenas de aparência. Não adianta dizer que é "cristão" e não entender que a fé se manifesta nas boas obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.