' '

PARÁBOLA DA REDE DE PESCA

"Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13.47-50).

Essa parábola da rede nos faz refletir o quanto ainda tem de fazer em favor do reino de Deus aqui nesse mundo. Lançamos a rede, no caso a palavra de Deus, e quem a aceita em seu coração ou vindo à voz do Senhor, o aceitando como seu único e suficiente Salvador, este estará com Ele nos céus.

Estar no centro da vontade de Deus, fazer a sua obra e guardar seus mandamentos é estar
em conformidade para estarmos aptos a irmos para a eternidade com Jesus Cristo. Mas isso é um processo diário que devemos ser e refletir o caráter de Cristo, ser semelhantes a Ele. Sei que às vezes é muito difícil seguir esse caminho no qual a própria palavra diz que é “estreito” porque vamos sempre contra o que este mundo e seu sistema impõem: tudo que é contrário a palavra de Deus.

A maior parte dos discípulos de Jesus era formado de pescadores por profissão; tinham deixado suas redes e seus barcos para seguir Jesus e se tornarem pescadores de homens. Quando Jesus lhes falou a parábola da rede, compreenderam cada tonalidade de suas palavras. Jesus se referiu ao modo de vida que eles levavam antes.

A margem norte do Mar da Galiléia é um dos melhores lugares de pesca, em Israel. As plantas arrastadas pela correnteza do rio Jordão são depositadas na enseada, ao norte. Essas plantas atraem e alimentam cardumes vastos e variados.

A rede apanhava os peixes próprios e impróprios para o consumo – os bons e os maus. Peixes de todos os tipos e tamanhos se debatiam ao serem puxados para a praia. Muitas espécies eram consideradas impuras para os judeus, peixes sem barbatana e sem escamas não podiam ser consumidos (Levítico11.9-12; Deuteronômio14.9-10), e tinham que ser lançados de volta à água.

EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA

a) Jesus usa a parábola da rede para descrever o dia do juízo. (Os que serão escolhidos e separados são peixes pescados).

b) Jesus explica que a competência da pesca é dos discípulos, e se pode usar diversas formas na pescaria.

c) Adverte aos seus discípulos que assim como eles selecionaram peixes bons e ruins, assim será também na consumação dos século: Sairão os anjos e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.

d) As palavras utilizadas por Jesus sobre o juízo na explicação da parábola  é a mesma que foi utilizada na parábola do trigo e do joio, pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do homem os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes’’.


14 comentários:

  1. Nada a ver essa explicaçao, desculpem, mas Deus é maravilhoso, nao tem essa de fazer o ser humano se sentir culpado, afinal DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE. Essa parabola explica extamente como conseguirmos o que queremos...Voce deseja algo, e vai tirando todos os pensamentos negativos a respeito do seu desejo...assim é tirar as pedras, entenderam??? cada um interpreta de um jeito, mas esse MEU jeito tem dado super certo viu, gente!!!!! Exemplo; Voce quer comprar uma casa.Imediatamente vem os pensamentos negativos a respeito desse seu desejo...Ah, nao tenho condiçoes, e se eu tiver uma casa propria tenho que pagar IPTU, tem manutençao e etc, etc, etc...ESSAS SAO AS PEDRAS que precisam ser retiradas pelo sser humano.O caminho tem que estar limpo e bem limpo. É isso que quer dizer essa parabola...pronto, falei!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE EXPLICAÇÃO MAIS ERRADA,OU INTERPRETAÇÃO CACHORRA.....

      Excluir
    2. isso n tem nada a ver com a parabola da rede

      Excluir
    3. quem não gosta da explicaçao e da verdade faz uma biblia pra voçes

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. Concordo plenamente com a explicação...ta bem entendida

      Excluir
    8. Que pena você pensar assim. Precisa mesmo é de se converter pois vejo que não entendeu nada. Nem vale apenas comentar mais nada.

      Excluir
  2. nd ver essa explicação n e nd disso

    ResponderExcluir
  3. Que a paz o Mestre Jesus esteja com todos! Primeiramente quero parabenizar pelo estudo esclarecedor.

    Nem sempre as verdades contidas na palavra do Eterno Deus são compreendidas veja o que nos diz o Mestre Jesus em Mateus 13: 11, 12 e 13 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12 pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem.

    Esta parábola contada pelo Mestre Jesus, é um discurso escatológico, que se cumprira na consumação dos seculos (Arrebatamento Da Igreja), onde sera feita a separação dos peixes ruins dos peixes bons que são utilizados na parábola para representar o homem segundo o coração de Deus, e do homem que não reconheceu e não atentou para o chamado do Espirito Santo.

    Que o Mestre continue abençoando e revelando sua palavra a todos.


    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.