' '

PARÁBOLA DAS DEZ MINAS

"E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus. Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando. E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades. E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço; porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste. Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros? E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas. (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.) Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado. E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim." (Lucas 19.11-27).

O cenário aqui se dá quando Jesus deixa Jericó, onde dois extraordinários milagres ocorreram: a cura do cego e sua declaração — Filho de Davi, e a salvação do oficial romano, Zaqueu — também este é Filho de Abraão. A caminho de Jerusalém, cortando o Vale de Cedrom, quando Jesus explicita o que haveria de ocorrer imediatamente à sua retirada da terra, o início da Grande Tribulação (Daniel 9.26; Mateus 24.21). Nessa época, por existir um limitadíssimo tempo para que os planos de Deus fossem executados, as duas parábolas, das dez minas e dos talentos, foram um urgente apelo para que todos nós pudéssemos estar imbuídos e determinados na pregação do evangelho da graça, e eles, na proclamação do evangelho do reino; resgatando aqui, ou acolá, o maior número possível de almas, quer gentílica ou judia. O homem nobre, da parábola das dez minas é o próprio nosso Senhor Jesus Cristo. A rejeição da nação em recebê-lo como Messias e Rei, o fez ir ao Pai para, entre outras razões, receber dele a ratificação de posse do reino messiânico. A posse do reino pelo seu Messias, assim como a extensão do evangelho da graça e a inversão de prioridades dos dois reinos, foram aprovadas pelo Pai. Os servos, por sua vez, são todos os envolvidos na proclamação do evangelho do reino durante a grande tribulação. A urgência e a prioridade para esta proclamação serão imensas, enquanto o tempo será exíguo, ao extremo que a negligência do servo em proclamar as virtudes do Evangelho, será punida nas trevas exteriores. Obviamente, é bom sempre lembrar que, a atitude indiferente e omissa daquele servo possuidor de uma só mina, somou ao estigma revolucionário e rebelde dos que não aceitaram que o Messias reinassem sobre eles — Israel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.