' '

PARÁBOLA DOS SERVOS VIGILANTES

"É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, e ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai." (Marcos 13.34-37).

Esta parábola trata do homem que deixou sua casa para a qual retornaria a qualquer momento. Antes de sair, ele deixa instruções específicas para todos os servos. Ao porteiro ele diz que seja vigilante. Esta ordem não serve apenas para o porteiro, mas para todos os ouvintes. Ele diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa”.

Esta parábola está relacionada com a parousia (2ª vinda de Jesus) conforme Marcos inicia a narrativa.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

Simbolismos
Proprietário da casa = “O Filho do homem”.

1. 1ª Vinda de Jesus

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. (Mateus 2.1).

E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lucas 2.4-7).
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. (Gálatas 4.4).

Plenitude dos tempos = significa que Ele veio num tempo histórico determinado por Deus Pai. Esse é o ponto central de toda história.

2. Sua ascensão.

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? (Atos 1.9).
Cristo ascende corporalmente ao céu, retomando sua glória eterna.

3. 2ª vinda de Jesus.

Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1.11).

Jesus retornará para estabelecer o seu reino. Seu retorno será do mesmo modo como ele ascendeu aos céus: de modo pessoal, físico e visível nas nuvens (Apocalipse 1.8; 19.11-16).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.