' '

O LIVRO DE RUTE

A Bíblia Hebraica coloca o livro de Rute na última divisão principal (Escritos) como um dos cinco Megilloth. As Bíblias em português colocam esse livro depois do livro de Juízes, acompanhando a LXX, a vulgata e os escritos de Josefo. Não se tem certeza de que esse livro tenha, alguma vez, feito parte do livro de Juízes. Trata-se de uma história breve que contém quatro cenas e uma concludente genealogia.

TEMAS
 Fidelidade
A fidelidade de Rute para com Noemi é um grande exemplo de amor e lealdade. Rute, Noemi e Boaz também são fieis ao Senhor e às suas leis. Ao longo da história vemos também a fidelidade de Deus para com seu povo.

Generosidade
Rute demonstrou grande generosidade a Noemi. Em troca, Boaz revelou sua bondade a
ela, uma pobre e desprezada moabita. Deus revelou sua misericórdia para com Rute, Noemi e Boaz, quando os uniu para seus propósitos.


Integridade
Rute demonstrou grande caráter moral mediante sua lealdade a Noemi, ao romper com os costumes de sua terra e ao trabalhar duro nos campos de cevada. Boaz mostrou integridade em seus padrões morais, sua honestidade e cumpriu seus compromissos.

Proteção
Vemos o cuidado e a proteção de Deus sobre as vidas de Noemi e Rute. Seu controle supremo acima de todas as circunstâncias proporciona-lhes garantia e segurança. O Senhor conduz as mentes e as atividades das pessoas para cumprir seus propósitos.

PROPÓSITO
Os estudiosos têm opiniões muito divergentes sobre o propósito desse livro. Alguns argumentam que o livro é uma polêmica contra as exigências de Esdras (capítulos 9 e 10) e de Neemias (13.23-31) de que os judeus deveriam despedir as suas esposas pagãs. O autor menciona muitas vezes que Rute é uma moabita.
Outros estudiosos acreditam que o propósito desse livro estava ligado à ancestralidade de Davi, mas essa opinião não recebeu uma aceitação geral no tocante à intenção do autor.
O principal propósito do autor era enfatizar o cuidado providencial demonstrado pelo Senhor em relação às duas viúvas em condições desesperadoras e, dessa forma, mostrar que o aparecimento e a ascensão de Davi, em um período crucial da história de Israel, não foi acidental.

PANORAMA
Um período obscuro na história de Israel quando as pessoas viviam para agradar a si mesmas, não a Deus (veja Juízes 17.6).

AUTOR
O livro não traz nenhuma indicação de autoria, a tradição a atribui a Samuel, mas as evidências internas sugerem que provavelmente foi escrito após a morte dele.

DATA
O ambiente é do período dos juízes (1.1), mas a escrita é posterior (em 4.1ss se explicam costumes antigos). Entende-se que sua forma atual não pode ser anterior à época de Davi (4.18-22).

PESSOAS-CHAVE
Rute, Noemi e Boaz

LUGARES-CHAVE
Moabe
Terra, localizada a leste do Jordão.

Belém
Pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu.

VERSÍCULOS-CHAVE
"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rute 1:16).

ESBOÇO

1. A peregrinação em Moabe e o retorno à pátria (1.1-22)
2. Rute, a respigadora (2.1-23)
3. O pedido de Rute a Boaz na eira (3.1-18)
4. Rute e Boaz se casam (4.1-22)


Quando conhecemos Rute, ela é uma viúva sem perspectiva de vida. Acompanhamos sua união com o povo de Deus, a colheita no campo e o risco de sua honra na eira de Boaz. Finalmente a vemos tornar-se esposa dele. Um retrato de como chegamos a Cristo. Começamos sem esperanças e somos estrangeiros rebeldes sem parte no reino de Deus. Então, quando arriscamos tudo e colocamos nossa fé em Cristo, Deus nos salva, perdoa, reconstrói nossas vidas e nos concede bênçãos que durarão por toda a eternidade. A redenção de Rute através de Boaz é um retrato da nossa remissão através de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.