' '

O LIVRO DE SAMUEL


Na Bíblia hebraica, os livros de 1 e 2 Samuel formam um único livro. O livro de Samuel faz a ponte entre o período dos juízes e o estabelecimento da monarquia em Israel, abrangendo os reinados de Saul e Davi, seus dois primeiros reis.

Os acontecimentos narrados se situam entre a metade do século XI a.C. até o século X a.C., porém, alguns estudiosos estabelecem a redação do livro muito tempo após os fatos ocorridos, mas, temos boas razões para dizer que a redação é contemporânea aos acontecimentos descritos no livro, uma vez que a corte dispunha de um arquivista real e de um secretário (cf. 2 Samuel 20.24,25).




Os fatos ocorridos com Samuel e Saul abrem o livro de Samuel, que se fecha com a compra feita por Davi do campo de Araúna, que seria o futuro terreno onde Salomão, seu
filho, edificaria o Templo de Jerusalém. O enredo principal fica por conta de Davi, que luta para constituir e manter a nação de Israel.

Neste período, as nações mais poderosas do Antigo Oriente Médio, Egito e as nações mesopotâmicas, não estavam em condições de combates externos. Por isso, alguns povos de menor expressão no cenário palestino, puderam avançar em busca de novos territórios. 

Foi nesta ocasião que os filisteus atacaram Israel de forma consecutiva, sendo combatidos pelo rei Saul, que morreu em uma das batalhas, e foram expulsos por Davi. A partir daí Davi conseguiu expandir as fronteiras do reino de Israel na região Palestina por meio de batalhas e tratados.

TEMAS
Rei
Porque Israel sofreu com sacerdotes e juízes corruptos, o povo quis um rei. Ele desejava ser organizado como as nações vizinhas. Embora contra seu propósito original, Deus escolheu um rei para eles. O estabelecimento de uma monarquia não resolveria os problemas de Israel. Deus deseja a dedicação genuína da mente e do coração de cada pessoa. Nenhum governo ou conjunto de leis pode substituir esta regra do Senhor para o nosso coração e a nossa vida.

O controle de Deus
Israel prosperou enquanto Deus foi o seu verdadeiro rei. Quando os líderes se afastaram da lei do Senhor, Ele interveio em suas vidas pessoais e rejeitou suas atitudes. Desta forma, Deus manteve o controle definitivo sobre a história de Israel.

Liderança
Deus conduziu seu povo mediante o uso de diferentes formas de liderança: juízes, sacerdotes, profetas e reis. Aqueles a quem Ele escolheu para estes diferentes ofícios, tai como Eli, Samuel, Saul e Davi, demonstraram diferentes estilos de liderança. Mesmo assim, o sucesso de cada líder depende desta fidelidade ao Senhor, não de sua posião, estilo de liderança, sabedoria, idade ou força.

Obediência
Para Deus, “obedecer é melhor do que sacrificar”. Deus queria a obediência de seu povo, que eles o servissem e o seguissem de todo o coração ao invés de manter um compromisso baseado em tradições ou sistemas cerimoniais.

A fidelidade de Deus
Deus manteve fielmente as promessas que fizera a Israel. Ele agiu com misericórdia e rápida justiça para com seu povo. Ao demonstrar misericórdia, fielmente realizou o melhor em favor de Israel. Ao demonstrar justiça, foi fiel à sua Palavra e à sua perfeita natureza moral.

Crescimento do reino
Sob a liderança de Davi, o reino de Israel cresceu rapidamente. Esse crescimento trouxe muitas mudanças: de uma independência tribal para um governo centralizado; da liderança dos juízes para uma monarquia; de uma adoração descentralizada a uma adoração centralizada em Jerusalém.

Grandeza pessoal
A popularidade e a influência de Davi tiveram um enorme crescimento. Entendeu que o Senhor era a causa de seu sucesso, pois desejava derramar sua bondade sobre Israel. Davi considerava os interesses de Deus como mais importantes que seus próprios.

Justiça
O rei Davi demonstrou igual justiça, misericórdia e imparcialidade tanto para com os familiares de Saul, os inimigos e os rebeldes, como para os aliados e amigos mais chegados. A justiça de seu governo estava fundamentada em sua fé em seu conhecimento de Deus. A perfeita natureza moral de Deus é o verdadeiro padrão de justiça.

Consequências do pecado
Davi abandonou seus propósitos de rei e de líder em tempos de guerra. Sua ambição pela prosperidade e pelo conforto levou-o da vitória ao tormento. Por ter cometido adultério com Bate-Seba, sofreu as consequências de seu pecado, que destruíram sua família e sua nação.

PROPÓSITO
Há uma tensão clara nos livros que combina perspectivas positivas e negativas da monarquia. Em vez de só misturar documentos com opiniões contrárias, o autor final de Samuel era tipicamente profético, via a monarquia como uma instituição ordenada por Deus, mas com opinião imparcial de cada rei. À parte de seu interesse biográfico, o autor estava interessado na eleição e na rejeição.

AUTOR
Os livros de Samuel não formam uma narrativa ininterrupta em uma ordem cronológica estrita, mas quase todos os estudiosos reconhecem 1 Samuel 15 à 2 Samuel 5 como uma narrativa contínua de um escritor, e 2 Samuel 9-10 como uma outra narrativa contínua, possivelmente do mesmo escritor. Embora não saibamos ao certo quem escreveu estes livros, existem indicações nas Escrituras de que os profetas Samuel, Natã e Gade foram os autores. O texto em 1 Samuel 10.25 diz que Samuel escreveu um livro, e o colocou perante o Senhor, enquanto 1 Crônicas 29.29 diz que os atos de Davi foram “escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente” (veja 2 Crônicas 9.29).

PESSOAS-CHAVE
Eli, Ana, Samuel, Saul, Jônatas, Davi, Joabe, Bate-Seba, Natã e Absalão.

VERSÍCULOS-CHAVE
"E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles." (1 Samuel 8.7-9).

"E entendeu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo." (2 Samuel 5.12).

LUGARES-CHAVE
Ramá
Cidade-fortaleza situada no território de Benjamim. Samuel nasceu em Ramá.

Siló
O ponto de adoração de Israel encontrava-se em Siló, onde estava o tabernáculo e a arca da aliança.

Quiriate-Jearim
Cidade dos cananeus, centro do culto a Baal (Josué 9.17; 15.9; 1 Samuel 7.1).

Mispa
Cidade em Benjamim perto de Gibeão e Ramá. Foi um ponto importante de assembleia na história de Israel. Os israelitas se reuniram ali para vingar a morte da concubina do levita; depois da devolução da arca da aliança; e para receber Saul como rei.

Gilgal
Lugar onde aconteceu a ruptura entre Saul e Samuel. Durante o século VIII a.C. tornou-se centro de adoração formal e não espiritual. O local exato ainda é incerto.

Moabe
Durante a época dos juízes, Moabe controlava muitas cidades de Israel e exigia o pagamento de pesados tributos. Davi conquistou Moabe e, em troca, exigiu que lhe pagassem impostos.

Edom
Embora os edomitas e israelitas fossem descendentes do mesmo ancestral, Isaque, eram inimigos de longa data. Davi derrotou os edomitas e os obrigou a pagarem tributo.


ESBOÇO

A. ELI E SAMUEL (1 Samuel 1.1 – 7.17)
  1. Nascimento e infância de Samuel
  2. Guerra contra os filisteus 
Podemos ver um grande contraste entre Samuel e os filhos de Eli. Estes eram egoístas; aquele, prestativo. Os filhos de Eli trapaceavam o povo; Samuel cresceu em sabedoria e entregou ao povo as mensagens de Deus. Quando adulto, tornou-se profeta, sacerdote e juiz de Israel. As atitudes da pessoa refletem o seu caráter. Isto aconteceu com os filhos de Samuel e de Eli. Isto também acontece conosco.

B. SAMUEL E SAUL (1 Samuel 8.1 – 15.35)
  1. Saul torna-se rei de Israel
  2. Deus rejeita Saul por sua desobediência 
Saul aparentava ser muito promissor. Ele era forte, alto e modesto. O Espírito de Deus estava sobre ele, e Samuel era seu companheiro. Mas deliberadamente desobedeceu ao Senhor e tornou-se um péssimo rei. Não devemos basear nossas esperanças ou futuro em nosso próprio potencial. Ao invés disto, precisamos obedecer a Deus de forma consistente em todas as áreas de nossa vida. O Senhor avalia a obediência, não o potencial.

C. SAUL E DAVI (1 Samuel 16.1 – 31.13)
  1. Samuel unge Davi
  2. Davi e Golias
  3. Davi e Jônatas tornam-se amigos
  4. Saul persegue Davi
  5. Derrota e morte de Saul 
Davi rapidamente matou Golias, mas esperou pacientemente Deus lidar com Saul. Embora fosse o ungido para ser o próximo rei de Israel, teve que esperar anos até o cumprimento desta promessa.

D. AS CONQUISTAS DE DAVI (2 Samuel 1.1 – 10.19)
  1. Davi torna-se rei de Judá
  2. Davi torna-se rei de Israel
  3. Davi conquista as nações vizinhas 
A partir de um reino despedaçado, que Saul havia deixado como herança, Davi construiu uma potência forte e unida. Quarenta anos depois, Davi entregaria esse reino a seu filho Salomão. Davi tinha um coração voltado a Deus. Foi um rei que governou o povo de Deus por meio dos princípios de Deus, e por esta razão Deus o abençoou.

E. OS CONFLITOS DE DAVI (2 Samuel 11.1 – 24.25)
  1. Davi e Bate-Seba
  2. As perturbações na família de Davi
  3. A rebelião nacional contra Davi
  4. Os últimos anos do reinado de Davi 
Davi pecou com Bate-Seba e, para encobrir esse pecado, mandou matar o marido dela. Embora os pecados de Davi tenham sido perdoados, suas consequências permaneceram – Davi experimentou desgraças e aflições, tanto em sua família como em sua nação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.