' '

SETE MONTES NA VIDA DO CRENTE

Na Bíblia observamos que em várias situações Deus tem levado homens a lugares onde Ele possa trata com estes, e quando necessário Deus leva o próprio provo de Israel para algum lugar, ou seja, para um monte para tratar com eles. Mas uma coisa você precisa saber, não importa qual o monte você tenha que subir, nunca vá para lá sem Deus, pois senão você pode não ter forças para sair de lá.


MONTE SEIR

“Depois viramo-nos, e caminhamos ao deserto, caminho do Mar Vermelho, como o SENHOR me tinha dito, e muitos dias rodeamos o monte Seir. Então o Senhor me falou, dizendo: Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte. (Deuteronômio 2:1-3).

Por muitos dias Deus fez o povo de Israel rodear o Monte Seir. Com qual finalidade? A palavra Seir significa áspero, e estar em lugar áspero não é nada bom, mas se o Senhor
estiver no controle, aí a coisa vai!.

O que Deus nos revela? Que estar no Monte Seir é estar em desorientação rodando, circulando, virando em lugar áspero, pois muitas vezes é assim que nos encontramos e enquanto não reconhecemos a dependência total de Deus, continuaremos a rodear o Monte Seir. Cada um de nós tem nossos momentos de desorientação, quando então precisamos nos voltar para Deus e pedir socorro.

Não fique desorientado, busque o Senhor, clame a Ele, pois ainda que esteja no Monte Seir Ele é capaz de te ajudar, de te livrar. Seir não é lugar de cristão; podemos passar por lá, mas ficar jamais!

MONTE HOREBE ou SINAI


“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe” (Êxodo 3:1).

Horebe significa, espinhoso, seco. Era este o lugar onde Deus falou com Moisés. Era onde Moisés levava as ovelhas de seu sogro. Ele que viveu em um palácio agora vive no deserto sem uma cama macia ou um banho de leite. Esta, talvez, seja a pior fase de sua vida.

Quando pensamos que está tudo acabado, então Deus entra em ação. Quando você estiver em lugares espinhosos, vivendo na sequidão, cercado por problemas que você não tem forças para resolver, então se lembre de Deus, Ele é a solução para a sua vida. Horebe é o lugar onde Deus fala, sim, Deus fala nos lugares espinhosos. Quando Moisés desceu do Monte Sinai (ou Horebe), seu rosto brilhava, sabe por quê? Porque Deus havia falado com ele. Sim, para Deus o que importa é que você esteja disposto a ouvi-lo, mesmo estando em situações críticas. Quando todos olharem para você e acharem que está tudo acabado, Deus ainda te espera para colocar um brilho em seu rosto.

MONTE MORIÁ

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gênesis 22:1-3).

Muitas vezes colocamos alguns “Isaques” entre nós e Deus, nos impedindo de sermos abençoados, pois quando temos alguém ou algo em nossas vidas mais importantes do que Deus, precisamos ser levados ao monte Moriá.

Moriá significa lugar de sacrifício, onde devemos colocar no altar tudo que para nós possa ter valor e sacrificarmos, mesmo que doa, será melhor.

Deus não quer ter o segundo lugar em nossas vidas, então é por isso que vemos muitos cristãos que vivem no sofrimento, pois não saem do Monte Moriá, não querem sacrificar algo que os impede de se chegarem a Deus.

Quando Abraão realmente entendeu que Isaque estava ocupando um lugar quer era de Deus, ele aceitou fazer a vontade de Deus e não temeu em seu coração, então entrou para a lista dos heróis da fé, e chamado amigo de Deus. Quer ser amigo de Deus? Sacrifique o seu isaque; tire aquilo que está ocupando o lugar de Deus, assim você descerá do Monte Moriá.

MONTE DAS OLIVEIRAS

“E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras” (Mateus 26:30).

O Monte das Oliveiras é local de solidão, pois antes de subirem para lá, Jesus ministrou a Santa Ceia aos seus discípulos, os fazendo terem mais comunhão com Ele, e lá no monte Jesus começa a falar que Pedro o negaria, Judas o trairia, e os outros o abandonaria. Que momento triste no ministério de Jesus, cercado de amigos, porém só, e na calada da noite, quando pede para orarem com Ele, eles dormem.

Lembra-se quando você estava atravessando aquela terrível fase, quando você mais precisava de um amigo, ninguém apareceu. Mas enquanto na solidão de seu quarto, em meios as suas lágrimas, enquanto você mais sofria, alguém sofria por você, esperando que você somente falasse o nome Dele, para que Ele te ajudasse no monte da solidão.

Venha estar com Jesus, talvez você nunca entregou a direção de sua vida a Ele. Não fique no Monte das Oliveiras, onde se chora sozinho, venha chorar aos pés do Mestre Senhor e Salvador de nossas vidas.

MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO

“E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles... E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus” (Marcos 9:2;4).

Neste texto vemos que Jesus leva três testemunhas para presenciarem o que estaria para acontecer, e naquele local aparecem Moisés e Elias conversando com Jesus. Se atentarmos para Moisés, ele havia feito um pedido para o próprio Deus em Êxodo 33:18 em diante, dizendo que gostaria de ver Deus face a face, mas Deus não o atendeu para que ele não morresse, mas a vontade de Moisés não morreu. Passados alguns anos, Deus diz a Moisés que ele não entraria na terra prometida, ele somente a viria com os olhos, mas lá não entraria, então Moisés morre.

Mas o monte da transfiguração é o Monte de realizar sonhos, pois passados dois dias da morte de Moisés, pois um dia para Deus são mil anos e mil anos para Deus é um dia, Moisés aparece vendo Deus face a face e dentro da terra prometida que mana leite e mel.

Não desanime, a última palavra ainda não foi dada, e quem dá a última palavra é Deus, Ele próprio realizará seus sonhos.

MONTE DO SENHOR
“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmos 24:3,4).

Hoje, quem subirá ao Monte Santo do Senhor?
O Monte Santo do Senhor é o lugar de descanso. Quantas vezes nos sentimos cansados, pois a vida nos reserva momentos diferenciados, que consomem nossas energias no dia a dia, mas o homem tem buscado descanso na bebida, na prostituição, no pecado, e ao invés de descansar acaba se cansando ainda mais.

Só existe um bom lugar para se deleitar, e esse lugar é o Monte Santo do Senhor, o único lugar onde você conseguirá se sentir bem, mas lave suas mãos do pecado, purifique seu coração das vaidades e não jure enganosamente. Assim você subirá no Monte Santo do Senhor, o verdadeiro monte do descanso.

MONTE SIÃO

“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos” (Hb 12:22).

Sião significa ensolarado.
O escritor de Hebreus fala sobre uma visão terrível de Moisés, que viu a cidade Quadrangular, a Jerusalém de Deus, um lugar que não tem noite, pois a glória de Deus estará inundando aquele lugar, clareando nossas vidas.

Sião é ensolarado e ensolarado é o lugar onde vamos morar.

A verdade é que não importa em qual monte você está neste momento, mas o importante é que esteja com Deus, pois só Ele para te conduzir e te levar no Monte Sião, lugar onde não há solidão, tristeza, prova, medo, desorientação.
Deus quer nos mostrar sua glória. Amém!