' '

A TENTAÇÃO DE JESUS/FRAQUEZA HUMANA

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam." (Mateus 4:1-11).

A tentação foi dirigida aos três aspectos da fraqueza humana: desejo da carne, desejo dos olhos e orgulho da vida (1João 2:15-17).
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.."

1- Desejo do carne (v. 3,4).  Esta primeira tentação tem como base o egoísmo, pois Jesus mostraria o seu poder para satisfazer a própria fome. (Jesus responde com Deuteronômio  3:8). O desejo da carne se manifesta de diversas maneiras e abrange uma série de pecados. O possuir para mostrar poder, não quero porque preciso mas para provar que posso ter. Isso abrange orgulho, desperdício, egoísmo, vanglória. O mais comum é nos tornamos pessoas com um único objetivo; alimentar a carne, e esquecemos de alimentar o espírito. Jesus estava jejuando e não teria sentido comer. Muitos de nós estamos ocupados alimentando a carne com comida, sono, prazer, e não temos tempo para Deus. O verdadeiro pão é espiritual, e esse pão vem de Deus. O homem viverá, participará da vida eterna.

2- Desejo dos olhos (v. 5-7). Jesus respondeu esta tentação citando Deuteronômio 6:16  (Êxodo 17:1-7). Nota-se que a citação se baseia na história de Israel, quando o povo murmurava contra Deus por causa das dificuldades no deserto, e queria alguma prova sobrenatural de que a presença de Deus era um fato. Pediam a prova dos cuidados da vida de Deus em suas vidas, apesar das provas já recebidas.

Olho gordo, falta de contentamento, tinham recebido o maná mas não estavam contentes, queriam provas da presença de Deus. Tudo que temos foi dado por Deus e devemos saber administrar, e utilizarmos em nossa vida, e para a obra de Deus.

3- Orgulho da vida (v. 8-11). Tentação em forma de visão. Satanás é capaz de produzir um quadro visionário de toda a glória dos reinos do mundo em um segundo, mas Jesus não se deixou influenciar. Infelizmente visões menores sobre as vantagens mundanas tem o poder de afetar muitos cristãos. (Jesus cita Deuteronômio 6:13).

Uma busca mais fácil de conquistar o que queremos: roubar para comer; pedir melhor que roubar; furar fila, passar na frente de outros ou mais objetivamente, por cima; fazer a nossa vontade; viver para satisfazer o imediatismo; fazer pouco e ganhar muito.  

Vencendo a tentação. Devemos estar preparados para enfrentá-la: Jesus tinha recebido uma unção especial e estava de jejum em busca de maior força espiritual. Muitos de nós pensamos em jejum unicamente para alcançarmos alguma bênção, ou nos livrar de algum problema sério. Precisamos jejuar em busca de crescimento espiritual, em busca de forças para combatermos as tentações deste mundo.


Não devemos escutar a voz do enganador que muitas vezes nos induz a pensar que ele está certo, citando até mesmo a palavra de Deus para nos convencer a pecar. Não devemos ceder à persistência do inimigo que sempre tenta das mais variadas formas. Devemos como Jesus responder às tentações com a palavra de Deus. “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7).