' '

CANDIDATO DE JESUS

"E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9:57-62).

Este texto nos mostra três diálogos pequenos em que Jesus corrige o erro de três possíveis
seguidores seu, e serve de alerta para que atentamente estejamos refletindo o modo pelo qual estamos ou queremos seguir a Jesus.

1- O candidato atraído pela comunidade. (v. 57-58)
Este primeiro candidato é voluntário e se apresenta a seguir Jesus sem parar e pensar o que estava fazendo realmente, talvez só pensou nos privilégios de ser de Jesus. Mas Jesus mostra através de sua resposta (“as raposas tem seus covis... o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”) que ele deveria refletir seriamente acerca do preço e das implicações de seguir um mestre sofredor e rejeitado. Cada um de nos deve sempre lembrar que para seguir a Jesus devemos tomar a sua Cruz “aquele que diz que permanece nele, este deve também andar assim como ele andou.” (1João  2:6).

2- O candidato que quer deixar para depois. (v. 59-60)
O segundo candidato é chamado por Jesus, mas tem como desculpa sua atividade cultural familiar (“sepultar meu pai”) que era trabalhar com seu Pai e estar com sua família até a morte de seu pai, desta forma ele diz a Jesus que o seguiria mas só depois de viver sua vida normal. Para este candidato a resposta de Jesus é direta, (“deixe os mortos sepultarem os seus mortos”) deixe os mortos espirituais cuidarem de seus afazeres, mas você deve me seguir já. Nossa missão é para hoje, devemos nos desvencilhar de nossa vontade pessoal, devemos servir agora, pois amanhã pode ser muito tarde. “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6).

3- O candidato dividido (v. 61-62)

O terceiro candidato como o primeiro é voluntário, mas coloca uma condição para seguir Jesus, despedir-se dos de casa, que era o direito de pedir permissão dos seus pais o que naturalmente seria recusado. Ele quer seguir, mas coloca condições paralelas prioritárias para este servir. Em resposta a isto Jesus afirma que para ser apto para o seu reino deve ter como prioridade fazer sua vontade. Na caminhada de Cristão não devemos ficar olhando para trás, para os lados, devemos mirar em Jesus e segui-lo sem paralelos e concorrentes.