' '

DEUS É PROTETOR

(Salmos 21). Muitas vezes nos sentimos fracos e desprotegidos, sem saber bem ao certo a quem recorrer diante de nosso problema “sem solução”. Este Salmo nos mostra a vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que se inclinam para Ele.

Deus é protetor:
Está sempre alerta,
Permanece ao seu lado,
O guardará de todo o perigo.


Deus quer guardar os fiéis:

1. Constantemente. Nós somos pessoas que muito precisam de Deus pois somos inconstantes, este cochilo nos faz desatentos em momentos importantes, por isso somos
assaltados pelo inimigo. A proteção de Deus nos conforta pela sua constância, não é como um campo de força que liga e desliga, mas como um escudo constante de um guarda que nunca dorme e nem cochila um momento sequer.

2. Pessoalmente. É difícil imaginar como Deus possa estar pessoalmente diante de todos os seus filhos espalhados pelo mundo. Mas basta lembrarmos que nosso Deus é Deus forte, onipotente, onipresente, onisciente. Deus não é o Deus do pastor, da irmã, mas é o meu Deus. Pessoalmente Ele nos protege. Ele está sempre ao nosso lado, isso nos dá garantia da vitória e certeza de proteção, nos apagando o medo e a insegurança tão comum no homem.

3. Fisicamente. Muitos são os nossos problemas físicos, pois somos vasos de barro, frágeis. Diante destes perigos o Senhor nos sustenta, através da saúde natural, nos protegendo de perigos de acidentes. Nos dando capacidade de termos forças físicas para o trabalho secular e espiritual.  

4. Moralmente. O Senhor guardará de todo mal, de todo perigo. Esta proteção não é somente externa, que atende o físico mas interna, Deus tem em sua proteção uma luta contra a natureza pecaminosa que quer persistir muitas vezes sendo a última a ser vencida. Deus nos protege da palavra frívola, dos pensamentos adúlteros, da inveja e também da soberba. 

5. Espiritualmente. O Senhor guardará  a alma, a vida. Nosso Deus nos protege da religiosidade de hipocrisia, nos protege de morrermos espiritualmente, nos livra deste dano da segunda morte. Ele nos ensina a sermos piedosos e nos alimenta com sua palavra, em sua casa e no momento que estudamos a palavra seja onde for. Ele coloca irmãos orando por nós e nos usa como instrumentos para a sua obra. 

6. Em todas as suas ações. O Senhor nos guarda nas ações mais comuns do dia a dia. Um simples ir e vir repetido várias vezes ao dia é observado pelo Senhor. Deus nos protege quando estamos viajando e quando estamos deixando nosso lar para irmos até a igreja. Até nesses momentos de trânsito podemos aprender muitas lições que nos dão vida e explicam dúvidas que porventura venham a surgir no futuro. Podemos neste caminhar ver os homens em ação, tirar lições boas de suas boas ações e também aprender com seus erros no intuito de não cair no mesmo erro. 

7. Por toda a eternidade. Mas a proteção fornecida por Deus é ilimitada, pois ela oferece não apensas vitória para as lutas do tempo presente. Deus nos protege com sua proteção eterna. O inimigo está derrotado e temos em Deus proteção eterna. Isto nos deve legar ao desapego dessas pequenas lutas de todos os dias que nos faz parecer mais com pessoas derrotadas ou prestes a perder a luta.