' '

MOVIDOS À ESPERANÇA

"Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me
curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara." (João 5:1-15).

Esperança faz parte da vida, esperar é viver, sem esperar não se pode viver e sim acabar com a vida. Este texto nos da um grande exemplo de esperança, devemos saber que na vida há tempo para tudo, e entre cada realização existe a motivação da esperança.

1- Não assimilar a derrota, encarar e lutar contra ela (v.3-4)
Existem pessoas que só esperam coisas ruins em sua vida, se acostumaram a passar por derrotas, e estão pregadas a elas como um estigma pessoal registrado. O texto nos mostra uma multidão de doentes que apesar de mutilados arrasados não aceitavam esta derrota e se candidataram a guerra da esperança. Tinham um alvo de esperança “A esperança crê que o tempo do reinado da desgraça pode ser subitamente interrompido, pela presença sobrenatural de Deus”.

2- Jesus não faz distinção entre as pessoas.
Qualquer um que se lançasse na água seria curado, não importava quem, nem qual a gravidade de seu problema. Para Deus não existe problema sem solução, Deus não faz distinção ou má distribuição de bênçãos.

3- Ser candidato a corrida da fé quantas vezes esta aconteça (v. 6-7)
Esperança sem limite, para ter esperança é preciso esperar (esperar...esperar...esperar  e não esperar...desistir...esperar) “A vitória da esperança não é vencer; a vitória da esperança não é cansar! Só quando não se cansa é que um dia se vence; quando se cansa não se vence.”

INIMIGOS DA ESPERANÇA

O tempo: aquele homem estava 38 anos esperando (v.5).
A multidão dos frustrados: os problemas a volta que trazem desesperança.
Falta de solidariedade: “...não tenho ninguém” (v.7)

SEUS AMIGOS

A vontade de viver: Ter objetivo, determinação, confiança.
Conquista dos outros: perceber a vitória de alguns que estão a nossa volta. (Hebreus 13:1-3, 1 Pedro 5:9)

Ouvirmos o chamado de Jesus: (v.6) “perguntou-lhes queres ser curado” (v.8) conta que Jesus olhar para este homem e lhe diz: “ Levanta-te toma o teu leito e anda.”