' '

SANTA CEIA

A ceia é a bandeira da Igreja, relembra a riqueza do Evangelho Salvador. Um grande privilégio do Cristão.
Mateus 26:26-30; Marcos 14:22-26; Lucas 22:14-20; 1 Coríntios 11:22-25

1- MEMORIAL DO SENHOR - RETROSPECTIVA  

A ceia é a retrospectiva, no sentido de ser uma volta no pensamento, ao passado. O passado que traz sentido ao nosso presente. Na ceia nos lembramos de que Cristo morreu por nós. (fazei isto em memória de mim 1 Coríntios 11:24). É um momento de reconhecimento, glorificação e adoração ao Deus vivo, momento em que também devemos lembrar com gratidão das bênçãos que o Senhor tem acrescentado diariamente em nossas vidas.

Esta retrospectiva é um exercício de fé pois lembramos o que não vimos com os nossos
olhos naturais, mas cremos pela palavra de Deus através da fé com nossos olhos espirituais.

2- MEMORIAL DO SERVO - INTROSPECTIVA

A ceia é a oportunidade em que cada um de nós pode fazer uma auto analise. Um momento de reflexão e contrição. (“examine-se pois o homem a si mesmo” 1 Coríntios 11:28). A ordem Bíblica para examinarmos a nós mesmos, fazermos uma auto análise. Talvez exista hoje muita confissão e pouca contrição, muitos reconhecem que são pecadores mais não sentem pelo seu pecado.

3- MEMORIAL DO SERVIÇO - PROSPECTIVA 

Não adianta somente voltar ao passado, olhar para dentro, se não seguirmos em frente, para o serviço, para a pratica.  A ceia é um momento de dedicação e compromisso, não só ideias, mas ação. Devemos fazer um compromisso de trabalharmos mais, é um momento de disposição e consagração, nossas forças são renovadas para as novas batalhas. 

Podemos servir a Deus pois em Jesus fomos libertos da escravidão do Pecado.

Hebreus 12:1 “...deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...”