' '

SAÚDE DA ALMA

Nós possuímos uma vida que se divide em físico e espiritual ou corpo e alma (Gênesis 2:7). Mas infelizmente damos muito mais importância as coisas da carne do que as do Espírito, a maior parte da reação do homem é para o seu corpo. É quase certo que teríamos medo de receber as palavras de João com segurança quando disse: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2).

Devemos pensar seriamente neste assunto pois podemos ser pegos de surpresa em nossa atitude errônea de aumentar os celeiros da terra enquanto nada temos construido espiritualmente. (“Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20). Veja Eclesiastes 2:24-26 e Mateus 10:28.

Devemos estar conscientes que nenhum proveito existe em ganhar o mundo inteiro e perder a alma (Mateus 6:26).


"Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele." (Eclesiastes 6:3).

Mas como podemos fartar nossa alma do bem? , qual o alimento adequado para darmos à nossa alma? Vamos enumerar abaixo alguns alimentos básicos que trarão vida e saúde para a sua alma.  

Boas Companhias: É necessário aprender a estar com pessoas que sejam tementes a Deus, andar com o incrédulo é assimilar sua personalidade.  
"Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele." (Provérbios 22:5).

Guardar os mandamentos e caminhos de Deus: No caminhar da vida o destino final está relacionado com a estrada que andamos.     
"Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma." (Provérbios 16:17).

"O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá." (Provérbios 19:16).

Falar palavras agradáveis: O que falamos serve para nutrir ou desnutrir nossa alma. As nossas palavras tem poder de construir ou destruir.   

"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." (Provérbios 13:3).

"As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos." (Provérbios 16:24).

Atender a repreensão: Ser corrigido e aceitar esta correção traz vida para a alma. A disciplina é fundamental pois somos imperfeitos.  

"O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento." (Provérbios 15:32).

Lutar contra o pecado: O pecado é o violentador da alma, ele gera a morte. Lutar contra ele é sempre necessário.  

"Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte." (Provérbios 8:36).