' '

SOLIDÃO

“Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.” (Isaías 51:3).
“Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.” (Deuteronômio 32:10).

1- O ser solidão: Solidão não é apenas um sentimento, ela está inserida na essência do nosso ser. “O homem é um ser solidão”. Singular, inédito. Sempre será insuficiente suprir o afeto, nenhum ser humano poderá jamais suprir todas as carências emocionais do outro. (Quebra cabeça - solidão a peça que faltava). Os corredores de nossas características emocionais são únicos.


2- Solidão no casamento: Fazemos uma confusão entre o ter solidão e o estar solitário. Ter solidão é abandonar a si mesmo, é auto desprezo, isso independe de estarmos solitários ou não. Pior que a solidão física é a solidão emocional, o isolamento da alma abate e atrofia o ser humano. No casamento muitos embora acompanhados vivem só. A pessoa entra no casamento achando que o cônjuge suprira todas as carências emocionais. 
O erro ocorre quando um casal resolve casar, raramente pensa nas necessidades um do outro e, ainda muito menos, em como supri-las. Quando o clima de encantamento se esvai e, ocorre de “alguém mais” entrar em cena, aparentemente alguém que compreenda sua forma de pensar e possa suprir as suas carências.  A solidão chega com todas as suas forças, refeição na mesma mesa, sentados mesmo sofá, dormindo na mesma cama, mas existe uma imensa distância emocional, uma falta de intimidade, proximidade. Praticam sexo sem amor, conversam entre si, mas não se comunicam, moram juntos, mas na realidade não vivem juntos. Casaram para driblar a solidão e vivem na companhia dela. Por causa de muitos problemas decidiram “pendurar as chuteiras” e sem conseguir sequer identificar as causas, utilizam como razão a famosa incompatibilidade. Dá-se a inversão da compatibilidade em incompatibilidade, a leveza do relacionamento se torna fardo.

3- Solidão Produtiva: Se começarmos a compreender a solidão poderemos diminuir seu poder sobre nós. Solidão é um vazio e oportunidade. Devemos recebê-la sem anestesia sabendo que os tempos de solidão vem e vão. Em tempos de solidão devemos ter uma busca ansiosa por Deus (Salmos 42:1,2 ; 63:1). Após é tempo de avaliar o casamento. Nossa família deve ser o que temos de mais próximo depois de Deus. Observe sua tendência natural de prestar mais atenção às fraquezas do que as virtudes no casamento, devemos aproveitar o tempo em que temos uma família ao redor, para nos achegarmos e desenvolvermos relacionamento profundo e significativo. Aprenda a utilizar produtivamente os tempos de solidão, podemos transformá-la em algo positivo.


Solidão, o vírus em expansão.