' '

ESTRELA DA MANHÃ

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Daniela Tenório
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta: Bom dia!

Sobre essa passagem bíblica: Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva!  Como foste cortado (Isaías 14:12), e com Apocalipse 22:16 Apocalipse 2.28 ("Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã"), esclarecimento  em Isaías quem é o ó estrela da manhã...
Agradeço e paz do Senhor !

“Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva!  Como foste cortado” (Isaías 14:12).

Neste versículo existe várias interpretações para aquele que cai. (1) poderia estar se referindo a Satanás, porque a pessoa mencionada aqui é poderosa demais para ser qualquer ser humano. Porém, embora Satanás possa estar de acordo com os versículos 12-14, não está de acordo com o restante do capítulo. (2) poderia ser Senaqueribe ou Nabucodonosor, reis com poder supremo. Seu povo os considerava deuses, e eles desejavam governar o mundo. (3) poderia referir-se tanto a Satanás como a um grande rei humano, possivelmente Nabucodonosor, porque em Apocalipse 17-18 a Babilônia é representada como sendo a sede do mal. O orgulho foi tanto o pecado de Satanás como o da Babilônia. O que há de comum nestas três hipóteses é a verdade de que o orgulho intencionalmente opõe-se a Deus e resulta em juízo.

“Dar-lhe-ei a estrela da manhã” (Apocalipse 2:28).

Cristo também tem o nome de Estrela da Manhã em Apocalipse 22:16. A estrela da manhã aparece um pouco antes do amanhecer, quando a noite é mais fria e mais escura. Quando o mundo tiver atingido seu ponto mais sombrio, Cristo irromperá em cena para expor o mal através da luz de sua verdade e distribuirá a prometida recompensa.

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Apocalipse 22:16).

Jesus é ao mesmo tempo a “Raiz” e a “Geração” (herdeiro) de Davi. Como criador de tudo, Jesus já existia muito antes de Davi. Entretanto, como ser humano, Ele era um do descendentes diretos de Davi.