' '

POR QUE EXISTE O MAL

PERGUNTAS & RESPOSTAS


Nome: Daniela Tenório
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta: Bom dia!

Me ajude a defender a existência de Deus. Minha filha foi desafiada na escola a provar a grandeza de Deus e sua existência.

As perguntas contras foram : se Deus é bom porque existe o mal, porque existe a doença?
Fiz alguns estudos mas quero sua ajuda.
Agradeço e paz do Senhor !

Vivemos num mundo em que crianças morrem de fome, de AIDS e outras doenças; pessoas são cruelmente assassinadas, assaltadas e aviltadas diariamente; catástrofes acontecem em toda parte do mundo; adolescentes são estuprados por pais, estranhos e maníacos; a corrupção de instituições, políticos, bancos e empresários é quase normalidade; religiões se multiplicam utilizando mecanismos de exploração entre outros problemas. O nosso mundo experimenta a realidade do caos, quem pode negar?


Diante de tudo isso, perguntamos três coisas: 
1. Se Deus é bom, por que ele permitiu a entrada do mal no mundo? 
2. Se Deus sabe todas as coisas que vão acontecer, por que ele não impede o mal de acontecer?
3. Se Deus é Todo-Poderoso, por que ele não acaba com o mal definitivamente?

Todo mundo, não apenas os cristãos, precisam responder essas perguntas. E eu creio que toda pergunta honesta merece uma resposta inteligente.
O Budismo, hinduísmo e algumas religiões orientais panteístas se dividem dizendo que o mal é uma ilusão ou parte do nosso destino. No primeiro caso, a dor seria psicológica e o sofrimento não existe de verdade. Essa resposta incrivelmente nega que o sofrimento seja real, por isso a melhor coisa a fazer é fugir da realidade, meditar até esvaziar a mente, pois a única coisa que realmente existe é o nada.

Os Espíritas tentam resolver o problema dizendo que o mal é real e o único jeito de resolvê-lo é através da reencarnação. Se alguém roubou nesta vida, sua alma reencarnará em outro corpo como um pobre para aprender a ser justo. Se alguém nasce deficiente físico ou mental é porque causou danos a outras pessoas numa vida anterior.


Alguns cristãos “se enrolam” tentando defender Deus dizendo que ele não tem nada a ver com o mal. O problema é Satanás, ele sim é o autor do mal. O problema com esta visão é que Satanás se torna um gigante ao lado de Deus, como se pudesse lutar num Octógono com ele. Na verdade o Diabo é uma criatura, ele não pode criar nada, e nem tem poder algum diante de Deus. Como diz Lutero, “O Diabo é um Diabo de Deus”, ele é um cachorro bravo na coleira do seu Criador.

Para Deus o mal não é uma ilusão, por isso ele não foge dele. É dever de todo cristão entender que Deus escreveu a mais horrível história de dor e sofrimento na própria história de Jesus. Há alguma dúvida que Deus planejou matar seu próprio filho na cruz? Deus já havia planejado derramar o sangue de seu filho antes da criação do mundo, isto é, antes do surgimento do mal (1 Pedro 1.19,20).


Deus não tem um Plano B. Ele ama o seu povo e, por isso, não se esquiva do mal, ele envia o remédio para curar o mal do mundo: seu próprio Filho. Jesus assume o mal em sua própria carne, pois ele é a resposta de Deus para resolver o problema do mal. Deus entrega seu próprio filho à morte para vencer o mal praticado pelo mundo. Deus não tem prazer no sofrimento de ninguém, por isso ele vem em carne e osso para vencê-lo.

A dor também tem um propósito pedagógico. O sofrimento, o pecado e a injustiça são maus, revoltantes e tristes de lidar, porém, Deus os usa para ensinar o seu povo a ter paciência e perseverança (Tiago 1.3,4), para capacitar, consolar e fortalecer pessoas (2 Coríntios 1.3-7), para uma intimidade mais profunda com ele (Jó 42), para provar a verdadeira fé (1 Pedro 1.7), para disciplinar seus filhos (Hebreus 12.7-11), para julgar os maus durante a história (Deuteronômio 28.15-68), para fazer os eleitos pensarem mais na glória futura da vida com ele (Romanos 8.18), para manifestar a sua beleza entre os seres humanos (João 9.1-3).

Nunca é sábio julgar a obra do Criador antes dele mesmo dizer a última palavra. Deus tem o mosaico da história humana em suas mãos completo. O que se pode ver através dos olhares humanos é apenas um quebra-cabeças com vários espaços vazios e peças aparentemente deslocadas. Mas um dia, Deus fará com que todos vejam “o quebra-cabeça da história humana”  terminado e as peças escuras dessa história que fazem a humanidade chorar serão o pano de fundo da beleza e infinita glória do Criador. Deus irá fazer um novo mundo nascer para aqueles que já descansam na bondade sem igual do amor de Jesus.


SERÁ QUE DEUS QUER QUE SEUS SERVOS FIQUEM DOENTES?
É possível que Deus queira que seus servos fiquem doentes. Ele permite que isso aconteça. Não por brincadeira e prazer no sofrimento, mas pelos propósitos perfeitos Dele. Um forte exemplo bíblico é Paulo. Em um de seus textos ele relata que Deus lhe colocou um espinho na carne e que, mesmo orando três vezes, Deus não o retirou. Alguns teólogos argumentam que esse “espinho” era um problema de saúde, provavelmente um problema de visão. O certo é que era algo que incomodava e trazia certo sofrimento. Tudo pela vontade do próprio Deus:

“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:7-9)

Jó também é um exemplo de homem de Deus que ficou gravemente doente pela permissão de Deus. Ele foi ferido de tumores pela vontade de Deus. Observe que Deus limitou a ação de Satanás, mas deu-lhe permissão para agir tirando a saúde de Jó:

“Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.” (Jó 2.5-7).

Outra coisa que vemos muito na Palavra de Deus é que Deus deseja que enfrentemos os desafios da vida (inclusive as doenças) através do exercício da fé:

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tiago 1.2,3)

Por fim, gostaria de finalizar dizendo que nem sempre entenderemos os propósitos de Deus. Por isso, no modelo de oração ensinado por Jesus, somos incentivados a buscar a vontade de Deus acima de todas as coisas. Podemos orar sim pedindo a cura, mas sempre em submissão a vontade soberana do Senhor. Nem todos serão curados. Eu mesmo já presenciei a cura de muitos servos de Deus até do câncer, mas também já presenciei a morte de muitos servos de Deus vencidos pela doença, mas não vencidos em sua fé.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.9,10)

Sugiro a leitura dos artigos:
Cria Deus o mal?, A vontade de Deus e A estratégia de Deus, no marcador "Temas Polêmicos", e Deus é bom, então ele castiga?, no marcador "Estudos".