' '

USAR TISSAGEM E PUSTISO É PECADO?

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Constantino Manuel
Cidade: Benguela
Estado / País: Angola  Angola
Pergunta: Usar tissagem e pustiso é pecado?

Literalmente a Bíblia não diz nada, mas, se amamos a Deus, as coisas do mundo perdem a sua atração:

Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre” (1 João 2:15-17).

Não se pode desfrutar dos prazeres do mundo e ser amigo de Deus ao mesmo tempo.
A Bíblia diz em Tiago 4:4

“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Não copie as novidades populares deste mundo.

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Quando conhecemos a Jesus, perdemos interesse neste mundo, pois, “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

Evite certas filosofias mundanas:

“Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Colossenses 2:8).

Isaías 3.18‑24 O contexto todo fala de Israel ("filhas de Sião") que havia abandonado o caminho do Senhor. Sendo assim, o Senhor tiraria de Israel todo adorno (enfeite) e daria a ela justamente o oposto. "Em lugar de cheiro suave haverá fedor, e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície, e em lugar de veste larga, cilício; e queimadura em lugar de formosura" (vers.24). Se você ler o contexto todo verá que aqui não se trata de uma lista de enfeites que Deus desaprova. "Enfeite das ligas" eram anéis colocados nos tornozelos. "Redezinhas" eram pequenas redes de metal precioso colocadas sobre a testa. "Luetas" eram enfeites de metal em forma de lua. "Pendentes" eram brincos; "manilhas" eram pulseiras; "diademas" eram pequenas coroas de joias; "enfeites dos braços" eram pulseiras colocados no antebraço; "cadeias" eram correntes de ouro. E assim por diante, tudo aqui descreve enfeites preciosos.

Os que usam esta passagem para dizer que Deus proíbe enfeites estão tirando a passagem do seu contexto. Pois se aplicarmos isto como uma mensagem de Deus para as mulheres em geral, teremos que também dizer que a maneira que Deus deseja que as mulheres se apresentem é que tenham mal cheiro no lugar de perfumes, amarrem uma corda no lugar do cinto, fiquem carecas em lugar de usarem cabelo ondulado, usem roupa feita com pano de saco (cilício) no lugar de vestes largas e tenham a pele queimada ao invés de apresentarem formosura (no original, a palavra "queimada" deste versículo significa "marcada com ferro de marcar gado").