' '

A MULHER COM FLUXO DE SANGUE

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Luiz Feitosa
Cidade: Diadema / SP

Pergunta: Quero saber a respeito da mulher do fluxo de sangue, se este fluxo é de nascença , ou do período que a mulher começa o processo  de menstruação , e qual seria a idade desta ,se já havia  doze anos com essa enfermidade.

A lei do puro e do impuro na época de Jesus.

Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

Seguindo a narrativa do milagre que os três sinóticos apresentam este detalhe a idade é omitido. Nos três evangelhos se lê uma mulher que sofria de fluxo de sangue havia 12 anos, poderíamos se quiséssemos até calcular uma idade, mas ficaria no estágio das hipóteses.

Conforme os princípios adotados pelos judeus naquela época quando a adolescente menstruava ela era considerada impura e tinha que ser colocada em um local separada de sua família e de toda convivência social, por que nada que ela toca-se ou se alguém a toca-se não seria mais puro, ali ela foi levada a um vale afastado de sua cidade onde fora Deixada por 5 a 6 dias para se purificar (a menstruação de uma mulher sem problemas de hormônios dura entorno de 5 a 6 dias), existem mulheres com problemas hormonais que não tem um ciclo menstrual normal, e quanto as despesas que fora gasto com essa enfermidade foi a sua família, pois o ciclo menstrual de uma adolescente começa entre 11 a 13 anos de idade, somado com o período que ela ficou com essa hemorragia deduz-se que aproximadamente ela teria entre 23 a 25 anos quando foi curada, se ela tinha apenas 11 ou 13 anos quando fora acometida desta hemorragia não teria como ela sozinha ser dona de algum patrimônio e sim através de seus pais.