' '

COMO DEVEMOS ORAR?

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Elcinete De Jesus Coutinho
Cidade: São Luis / MA
Pergunta: Como Devemos Orar?

E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Mateus 21.22).
Muitos de nós, ás vezes, damos pouco valor a oração. Tratamo-la como se fosse apenas um ato simbólico. Algumas pessoas pensam até assim: "Se Deus conhece o que nós estamos pensando, por que temos que contar a ele? Porque temos que orar a ele pedindo o que estamos precisando, se ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar?"

A resposta está em Jeremias 33:3. Se clamarmos ao Senhor, ele nos ouvirá do céu e nos responderá.

Orar significa falar com Deus. É a nossa conversa diária com o Pai celestial. É o único meio pelo qual nos aproximamos do nosso criador, o único meio de buscarmos soluções para as nossas vidas.

Jesus nos ensina sobre a oração (veja em Mateus 6.5-13):
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induza à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre, Amém.

Uma de outras dúvidas, que existem sobre a oração, é sobre quando orar. O certo seria que orássemos o dia todo, mas como todos temos afazeres que às vezes exigem muita da nossa atenção, precisamos parar de orar por alguns instantes. No entanto existem momentos do dia, em que é muito importante que estejamos em oração.

A primeira oração deve acontecer de manhã, ao acordarmos devemos nos ligar a Deus, entregar nossas vidas à Deus e pedir proteção para decorrer do dia. (Salmos 91.11)

A segunda oração, é agradecendo a Deus pelo alimento que nos é concedido. (Mateus 26.26)

A terceira oração é ao deitar, depois de tantas provas e lutas estamos vivos e vitoriosos em Cristo Jesus, e devemos agradecer por isso, e pedir que nos de uma noite de paz e descanso.

Estimada Elcinete, sugiro também a leitura dos artigos:
Como devo orar?
Orações não atendidas – 1ª parte
Orações não atendidas – 2ª parte