' '

ESPADA DE DOIS GUMES

Nome: Lizete Ramos
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: A Paz do Senhor. Gostaria de um detalhamento teológico sobre Hebreus 4:12. Desde já, agradeço a atenção e ajuda.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12

A palavra de Deus não é simplesmente uma coleção de palavras que foram pronunciadas por Deus, um veículo para comunicar ideias; ela é viva, transforma vidas, e é dinâmica à medida que opera em nós.

Com a precisão de cortar do bisturi de um cirurgião, a palavra de Deus revela quem somos e o que não somos. Ela penetra o centro de nossa vida moral e espiritual. Discerne o que está dentro de nós, tanto o bem como o mal. As exigências  da palavra de Deus requerem decisões. Não devemos apenas ouvir a palavra, devemos permitir que ela molde a nossa vida.

A palavra de Deus é o padrão de medida que Cristo usará no juízo (2 Coríntios 5.10).
Diferencia o que é natural do que é espiritual, assim como os pensamentos (as reflexões) e as intenções (desejos) de cada pessoa. A palavra de Deus, enfim, expõe as motivações naturais e as espirituais do coração do crente (Hebreus 4.7; 3.8,10,12,15; 8.10; 10.16,22; 13.9).