' '

PARÁBOLA DA CANDEIA

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Nelbe Saturno
Cidade: Vila Velha / ES

Pergunta:  Gostaria de entender o que Jesus quis dizer na Parábola da Candeia quando falou: Porque a qualquer que tiver lhe será dado e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado. Lucas 08 versículo 18.

Este versículo significa que somos responsáveis por utilizar corretamente aquilo que temos. Quando as pessoas rejeitam Jesus, sua insensibilidade sempre afasta ou torna inútil qualquer entendimento que possam ter, por menor que seja.

“Qualquer que tiver”, Isto é, quem deseja sinceramente a verdade.
“Até o que parece ter”, aquilo que julgar ter. Quem negligencia aumentar a pequena capacidade que tem para perceber a verdade perderá até essa pequena capacidade.

Aplicar a Palavra de Deus nos ajuda a crescer. Este é um princípio de crescimento na vida física, mental e espiritual. Por exemplo, um músculo, quando exercitado, ficará mais forte, mas se não for usado, ficará fraco e frouxo. Se você não se fortalece, certamente está enfraquecendo; é impossível permanecer na mesma condição.

A verdade declarada neste verso é explanada por Cristo em várias ocasiões, no início e no final de seu ministério.

Em Mateus 11.15, Cristo nos diz “Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” Exortação solene usada muitas vezes para enfatizar uma verdade importante que acabava de ser declarada.
“Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem; nem compreendem” (Mateus 13.15).