' '

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Novembro
Dia de todos os santos

Santo do dia 2 de Novembro
São Vitorino, Bispo e mártir (†cerca de 303). Bispo de Ptuj, na atual Eslovênia. Publicou numerosos escritos exegéticos e foi martirizado na perseguição de Diocleciano.

Santo do dia 3 de Novembro
São Martinho de Porres, religioso (†1639).
Beata Alpáide, virgem (†1211). Camponesa que viveu recolhida numa pequena cela em Cudot, França, onde recebeu o dom de conselho e de fazer milagres.

Santo do dia 4 de Novembro
São Carlos Borromeu, Bispo (†1584).
São Félix de Valois, Fundador († séc. XIII). Príncipe da casa real francesa, que, após um período de vida eremítica, fundou com São João da Mata em Cerfroid, França, a Ordem da Santíssima Trindade.


Santo do dia 5 de Novembro
Beato Gregório Lakota, Bispo e mártir (†1950). Bispo auxiliar de Przemy, Polônia, encarcerado no campo de concentração de Abez, Sibéria, onde morreu.

Santo do dia 6 de Novembro
São Teobaldo, presbítero (†1070). Religioso dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho falecido em Dorat, França. Foi guardião da igreja e saía somente para prestar assistência aos enfermos.

Santo do dia 7 de Novembro
Santos Jacinto Castañeda e Vicente Lê Quang Liêm, presbíteros e mártires (†1773). Religiosos dominicanos, martirizados em Ket Cho, Vietnã, no reinado de Trinh Sâm.

Santo do dia 8 de Novembro
Santo Adeodato I, Papa (†618). Governou a Santa Igreja com simplicidade e sabedoria, dedicando amor ao clero e aos fiéis.

Santo do dia 9 de Novembro
Dedicação da Basílica de Latrão.
Beato Gabriel Ferretti, presbítero (†1456). Religioso franciscano, que brilhou na assistência às crianças e enfermos, na obediência e na observância da regra. Faleceu no convento de Ancona, Itália.

Santo do dia 10 de Novembro
São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja (†461).
Santos Narsete, Bispo, e José, mártires (†343). Por não adorarem o Sol, como mandava o rei Sapor II, foram decapitados na Pérsia.

Santo do dia 11 de Novembro
São Martinho de Tours, Bispo e mártir (†397).

Santo do dia 12 de Novembro
São Josafá, Bispo e mártir (†1623).
São Diego de Alcalá, religioso (†1463). Franciscano espanhol que se destacou por sua humildade e caridade na assistência aos enfermos, tanto nas Ilhas Canárias como no Mosteiro de Santa Maria in Aracoeli, em Roma.

Santo do dia 13 de Novembro
Santa Agostinha Pietrantoni, virgem (†1894). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade, dedicada ao cuidado dos tuberculosos no hospital do Espírito Santo, em Roma, onde morreu apunhalada por um enfermo enfurecido.

Santo do dia 14 de Novembro
São Siardo, abade (†1230). Abade premonstratense de Mariengarde, Holanda, destacou-se pela observância à regra e pela generosidade para com os pobres.

Santo do dia 15 de Novembro
Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja (†1280).
São José Mkasa Balikuddembé, mártir (†1885). Prefeito do palácio real de Uganda, recebeu o Batismo aos 22 anos e converteu muitos jovens a Cristo. Foi decapitado aos 25 anos, por ordem do rei Mwenga.

Santo do dia 16 de Novembro
Santa Margarida da Escócia, rainha (†1093).
Santa Gertrudes, virgem (†1302).
Santo Euquério de Lyon, Bispo (†cerca de 450). Retirou-se com sua família para levar vida ascética numa ilha próxima a Lérins (França) e foi eleito Bispo de Lyon. Escreveu a história de numerosos santos mártires.

Santo do dia 17 de Novembro
Santa Isabel da Hungria, Duquesada Turíngia (†1231). 
Santa Hilda, abadessa (†680). Abadessa do mosteiro de Whitby, Inglaterra, deu exímia formação às religiosas e aos monges sob sua direção. Foi conselheira de reis e príncipes.

Santo do dia 18 de Novembro
Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, Apóstolos suma firmeza e piedade sua diocese durante a confusão provocada pelas invasões bárbaras.

Santo do dia 19 de Novembro
Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, presbíteros e mártires (†1628). 
Beato Tiago Benfatti, Bispo (†1332). Religioso dominicano, eleito Bispo de Mântua, Itália. Além de apaziguar a cidade, socorreu o povo assolado pela peste e fome.

Santo do dia 20 de Novembro
São Bernoardo de Hildesheim, Bispo (†1022). Restaurou a disciplina do clero por meio de numerosos sínodos e promoveu a vida monástica na diocese em Hildesheim (Alemanha).

Santo do dia 21 de Novembro
Beata Maria de Jesus Bom Pastor, virgem (†1902). Fundou em Roma o Instituto das Irmãs da Santa Família de Nazaré, para auxiliar os imigrantes de sua pátria, a Polônia.

Santo do dia 22 de Novembro
Santa Cecília, virgem e mártir († séc. inc.).
São Benigno de Milão, Bispo (†cerca de 470). Governou com suma firmeza e piedade sua diocese durante a confusão provocada pelas invasões bárbaras.

Santo do dia 23 de Novembro
São Clemente I, Papa e mártir († séc. I).
São Columbano, abade (†615).
São Trudo, presbítero (†cerca de 690). Entregou todos os seus bens à Igreja de Metz e fundou ali um mosteiro, no qual reuniu muitos discípulos. Morreu em Saint-Trond, Bélgica.

Santo do dia 24 de Novembro
Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros, mártires (†1625-1886).
São Colmano de Cloyne, Bispo (†604-608). Sendo pagão e poeta da corte de Cashel, Irlanda, converteu-se ao cristianismo e foi eleito primeiro Bispo de Cloyne.

Santo do dia 25 de Novembro
Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir († séc. incerto). 
Beata Beatriz de Ornacieux, virgem (†1303-1309). Religiosa da Ordem Cartuxa, priora do mosteiro de Eymeu, França, onde viveu e morreu numa extrema pobreza.

Santo do dia 26 de Novembro
São Nicon, monge (†998). Evangelizou a ilha de Creta, recém libertada do domínio sarraceno. Pregou depois na Grécia, onde faleceu num mosteiro fundado por ele, em Esparta.

Santo do dia 27 de Novembro
Beatos Tomás Koteda Kiuni e companheiros, mártires (†1619). Decapitados em Nagasaki (Japão), por ordem do governador Gonzuku.

Santo do dia 28 de Novembro
São Tiago della Marca, presbítero (†1476). Franciscano, discípulo de São Bernardino de Sena, pregou na Itália, Polônia, Boêmia, Bósnia e Hungria. Faleceu em Nápoles.

Santo do dia 29 de Novembro
São Filomeno, mártir (†séc. III). Foi lançado ao fogo em Ancira, Turquia, durante a perseguição de Aureliano.

Santo do dia 30 de Novembro
Santo André, Apóstolo. Segundo a tradição, foi crucificado em Pátras, Grécia, por volta do ano 60.
São Tadeu Liu Ruiting, presbítero e mártir (†1823). Depois de suportar suplícios e mais de dois anos de cárcere, morreu estrangulado em Quxian, China.

Fonte: Arautos.org

Ver Índice do ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.