OS LIVROS DE CRÔNICAS

Na Bíblia em hebraico, o livro de Crônicas é chamado dibre hay-yasmim, “as palavras (acontecimentos) dos dias”, querendo dizer “os anais” (cf. 1Crônicas 27.24). Outros anais (agora perdidos) são mencionados em Reis (por exemplo, 1 Reis 14.19,29); mas eles não podem ser os livros de 1 e 2 Crônicas da atualidade, que foram escritos um século depois de 1 e 2 Reis. Jerônimo (400 d.C.), foi o primeiro a intitular esses livros como “Crônicas”. Escritas como um único livro, foram divididas em dois na Septuaginta. Na Bíblia em hebraico, Crônicas conclui o cânone do Antigo Testamento. Portanto, o Senhor Jesus Cristo (Lucas 11.51) se referiu a todos os mártires desde Abel, no primeiro livro, até Zacarias, no último.


O Cronista usou de liberdade considerável na seleção, organização e modificação da vasta
quantidade de material em que se baseou para compor a história. Essa condição levou muitos estudiosos a depreciar a integridade e confiabilidade histórica do registro do Cronista. Na verdade, a precisão do livro de Crônicas foi questionada mais que a de qualquer outro livro do Antigo Testamento, excetuando-se Gênesis.

Acusações específicas feitas contra a validade da história do Cronista incluem a parcialidade demonstrada na omissão de material de Reis relacionado ao Reino do Norte, a omissão dos pecados de Davi e da apostasia de Salomão e a ênfase nas características favoráveis dos reis dos hebreus. A tendência em modificar o material dos livros de Samuel e Reis em termos de moralidade e teologia, o acréscimo de material histórico não encontrado em Samuel ou Reis (2 Crônicas 33.18-20) e a tendência de aumentar os números oferecidos nos relatos paralelos de Samuel e Reis (2 Samuel 23.8 e 1 Crônicas 11.11), são motivos para tornar o livro não confiável.

O LIVRO DOS REIS

Estes dois livros eram originalmente um único livro ou rolo em hebraico. A divisão em dois volumes no texto hebraico apareceu primeiro nos manuscritos de meados do século XV. Porém, uma vez que os textos gregos exigiam duas vezes mais espaços que os hebraicos (no qual as vogais só foram introduzidas depois de 600 d.C.), a tradução do livro de reis ao grego para a LXX havia precipitado, séculos antes, uma divisão pela qual passou-se a utilizar dois rolos ao invés de um. Os livros de Samuel e Reis, nas Bíblias em grego e latim, são considerados uma história contínua em quatro volumes. Em alguns textos gregos, porém, o final do reinado de Davi (1 Reis 2.11) ou o início do reinado de Salomão (1 Reis 2.46) marcam a divisão entre os livros de Samuel e Reis.

TEMAS
O rei
A sabedoria, o poder e as realizações de Salomão trouxeram honra a nação israelita e a
Deus. Todos os reis de Israel e de Judá foram orientados a obedecer ao Senhor e a governar de acordo com suas leis. Mas sua tendência de abandonar as ordenanças de Deus e de adorar outros deuses levou-os a mudar a religião e o governo para atender a seus desejos pessoais.

O templo
O templo construído por Salomão era um lindo lugar de adoração e oração. Este santuário era o centro da religião judaica. Era o local da presença especial de Deus e abrigava a arca da aliança.

Outros deuses
Embora os israelitas tivessem a lei de Deus e experimentassem sua presença com eles, foram atraídos para outros deuses. Quando isso aconteceu, o coração deles se tornou frio para com a lei do Senhor, o que resultou na ruína de famílias e do governo, e no final levou à destruição da nação.

A mensagem do profeta
A responsabilidade do profeta era confrontar e corrigir qualquer divergência em relação à lei de Deus. Elias foi rígido com Israel. Suas mensagens e milagres foram uma advertência contra os reis e o povo, que eram maus e rebeldes.

Eliseu
O objetivo do ministério de Eliseu foi restaurar o respeito a Deus e à sua mensagem, e ele permaneceu firme contra os maus reis de Israel. Pela fé, com coragem e oração, revelou não só o julgamento de Deus contra o pecado, mas também sua misericórdia, amor e ternura em relação ao povo fiel.

O LIVRO DE SAMUEL


Na Bíblia hebraica, os livros de 1 e 2 Samuel formam um único livro. O livro de Samuel faz a ponte entre o período dos juízes e o estabelecimento da monarquia em Israel, abrangendo os reinados de Saul e Davi, seus dois primeiros reis.

Os acontecimentos narrados se situam entre a metade do século XI a.C. até o século X a.C., porém, alguns estudiosos estabelecem a redação do livro muito tempo após os fatos ocorridos, mas, temos boas razões para dizer que a redação é contemporânea aos acontecimentos descritos no livro, uma vez que a corte dispunha de um arquivista real e de um secretário (cf. 2 Samuel 20.24,25).




Os fatos ocorridos com Samuel e Saul abrem o livro de Samuel, que se fecha com a compra feita por Davi do campo de Araúna, que seria o futuro terreno onde Salomão, seu
filho, edificaria o Templo de Jerusalém. O enredo principal fica por conta de Davi, que luta para constituir e manter a nação de Israel.

Neste período, as nações mais poderosas do Antigo Oriente Médio, Egito e as nações mesopotâmicas, não estavam em condições de combates externos. Por isso, alguns povos de menor expressão no cenário palestino, puderam avançar em busca de novos territórios. 

Foi nesta ocasião que os filisteus atacaram Israel de forma consecutiva, sendo combatidos pelo rei Saul, que morreu em uma das batalhas, e foram expulsos por Davi. A partir daí Davi conseguiu expandir as fronteiras do reino de Israel na região Palestina por meio de batalhas e tratados.

TEMAS
Rei
Porque Israel sofreu com sacerdotes e juízes corruptos, o povo quis um rei. Ele desejava ser organizado como as nações vizinhas. Embora contra seu propósito original, Deus escolheu um rei para eles. O estabelecimento de uma monarquia não resolveria os problemas de Israel. Deus deseja a dedicação genuína da mente e do coração de cada pessoa. Nenhum governo ou conjunto de leis pode substituir esta regra do Senhor para o nosso coração e a nossa vida.

O controle de Deus
Israel prosperou enquanto Deus foi o seu verdadeiro rei. Quando os líderes se afastaram da lei do Senhor, Ele interveio em suas vidas pessoais e rejeitou suas atitudes. Desta forma, Deus manteve o controle definitivo sobre a história de Israel.

O LIVRO DE RUTE

A Bíblia Hebraica coloca o livro de Rute na última divisão principal (Escritos) como um dos cinco Megilloth. As Bíblias em português colocam esse livro depois do livro de Juízes, acompanhando a LXX, a vulgata e os escritos de Josefo. Não se tem certeza de que esse livro tenha, alguma vez, feito parte do livro de Juízes. Trata-se de uma história breve que contém quatro cenas e uma concludente genealogia.

TEMAS
 Fidelidade
A fidelidade de Rute para com Noemi é um grande exemplo de amor e lealdade. Rute, Noemi e Boaz também são fieis ao Senhor e às suas leis. Ao longo da história vemos também a fidelidade de Deus para com seu povo.

Generosidade
Rute demonstrou grande generosidade a Noemi. Em troca, Boaz revelou sua bondade a
ela, uma pobre e desprezada moabita. Deus revelou sua misericórdia para com Rute, Noemi e Boaz, quando os uniu para seus propósitos.


Integridade
Rute demonstrou grande caráter moral mediante sua lealdade a Noemi, ao romper com os costumes de sua terra e ao trabalhar duro nos campos de cevada. Boaz mostrou integridade em seus padrões morais, sua honestidade e cumpriu seus compromissos.

Proteção
Vemos o cuidado e a proteção de Deus sobre as vidas de Noemi e Rute. Seu controle supremo acima de todas as circunstâncias proporciona-lhes garantia e segurança. O Senhor conduz as mentes e as atividades das pessoas para cumprir seus propósitos.

DIZIMO

Tragam seus dízimos e recebam as bênçãos de deus: é esta, hoje em dia, a vontade de Deus? As pessoas religiosas, hoje em dia, ouvem muita coisa a respeito do dízimo. Os pregadores, frequentemente, citam Malaquias 3:10 para encher os cofres de suas igrejas. Nesta passagem, o profeta de Deus disse:
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida".
Mandamento de Deus. Obrigação clara. Teste de fidelidade. Garantia de bênção. Não é surpresa que esta seja uma passagem favorita de muitos pregadores modernos.
Mas estariam estes pregadores tratando corretamente a palavra de Deus (veja 2 Timóteo 2:15)? Deus exige nossos dízimos hoje em dia? Ele está prometendo bênçãos materiais abundantes em retribuição? Examinemos estas questões de acordo com a Bíblia para determinar o que Deus realmente quer (veja Atos 17:11).

Deus exige nossos dízimos, hoje em dia?