PERDÃO NA FAMÍLIA

"O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:9-21).

Como cristãos, cremos que Deus criou a família; e a fez para que seja um refúgio de paz,

DEUS É PROTETOR

(Salmos 21). Muitas vezes nos sentimos fracos e desprotegidos, sem saber bem ao certo a quem recorrer diante de nosso problema “sem solução”. Este Salmo nos mostra a vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que se inclinam para Ele.

Deus é protetor:
Está sempre alerta,
Permanece ao seu lado,
O guardará de todo o perigo.


Deus quer guardar os fiéis:

1. Constantemente. Nós somos pessoas que muito precisam de Deus pois somos inconstantes, este cochilo nos faz desatentos em momentos importantes, por isso somos

DISCIPLINA E VIDA ESPIRITUAL

Muitas lutas são por estes problemas que deveriam ser tratados em segundo plano. 
Primeiro devemos buscamos resolver os problemas espirituais "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12).

Vamos estudar sobre algumas ações que podem ser feitas por nós na busca de espiritualidade. Ações que associadas vão nos fortalecer.

MEDITAÇÃO

Desligarmos-nos da agitação de estarmos pensando e realizando várias coisas ao mesmo tempo. Concentrarmos-nos em um só ponto. Um texto da palavra de Deus, um tema, um acontecimento passado, nossa vida.

JAIRO

COMO ALGUÉM DEVE SE APROXIMAR DE JESUS?
Com profunda consciência e compreensão de sua própria necessidade.

Foi por isso que Jairo empreendeu sua jornada em busca do Senhor Jesus. Sua Filha estava desesperadamente enferma, às portas da morte, Jairo já deveria ter procurado no mundo a cura que não veio. Estava consciente de sua própria necessidade rogava-lhe muito. "Rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que viva." Você já  se conscientizou de sua necessidade? Jairo sentia que a morte estava se aproximando cada vez mais da sua filha, e podia ocorrer a qualquer momento. O mesmo se aplica em nossa vida. O dia do Senhor se aproxima, devemos nos aproximar de Deus.

Com uma extraordinária humildade

Jairo embora seja um dos lideres da sinagoga, um homem importante, em posição de autoridade.  Cai aos pés de Jesus no meio da multidão, Jesus que aparentemente era apenas filho de um carpinteiro de Nazaré. Muitas pessoas se aproximam de Jesus com espírito de curiosidade, com suas próprias ideias e conceitos como os fariseus. Devemos ir a Jesus de Joelhos prostrados reconhecendo  que não somos nada. "Quem cai aos pés de Jesus reconhecendo a sua grandeza  não se levanta sem receber uma bênção".

Com fé e obediência

Jairo crê que Cristo pode curar e salvar a vida de sua filha. Roga que Jesus venha imediatamente para impor suas mãos sobre ela. Ele tem fé no poder do Senhor. Se coloca inteiramente e sem reservas em suas mãos e se submete à sua direção. Depois do primeiro pedido, a única coisa que Jairo faz é seguir o Senhor e se apegar a Ele. Ele não reclama do atraso causado pela mulher enferma. (Marcos 5:30) Jesus quer que estejamos preparados para segui-lo onde quer que nos dirija, não importa o que aconteça no caminho. 

que acontece com os que se aproximam dEle

Varias descobertas Jairo fez naquele dia sobre Jesus, ele tinha certas ideias a respeito de Jesus antes de sair de sua própria casa, foi baseado nestas ideias que se aproximou dele; mas sua experiência naquele dia ensinou-lhe que precisava conhecer Jesus pessoalmente, antes que pudesse conhecê-lo corretamente.

Começa a aprender a respeito da sua solicitude (cuidado Diligente). Depois que você recebê-lo, Ele cuidará de você, Ele o protegerá, guiará, guardará, Ele o acompanhará. (Marcos 5:35,36) As pessoas vieram da casa de Jairo falaram com Ele, mas quem respondeu foi Jesus, antes que Jairo pudesse proferir uma só palavra, o Senhor falou esta bendita frase: "Não temas Crê somente"

Você tomará consciência do seu poder. Antes de ir até Jesus, Jairo acreditava que Ele tinha um certo poder, mas era limitado. Ele acreditava que Jesus poderia impedir que sua filha morresse, curando-a de sua enfermidade. Mas depois que conhece Jesus pessoalmente, vê o seu poder de curar e ressuscitar sua filha.


SAÚDE DA ALMA

Nós possuímos uma vida que se divide em físico e espiritual ou corpo e alma (Gênesis 2:7). Mas infelizmente damos muito mais importância as coisas da carne do que as do Espírito, a maior parte da reação do homem é para o seu corpo. É quase certo que teríamos medo de receber as palavras de João com segurança quando disse: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2).

Devemos pensar seriamente neste assunto pois podemos ser pegos de surpresa em nossa atitude errônea de aumentar os celeiros da terra enquanto nada temos construido espiritualmente. (“Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20). Veja Eclesiastes 2:24-26 e Mateus 10:28.

Devemos estar conscientes que nenhum proveito existe em ganhar o mundo inteiro e perder a alma (Mateus 6:26).

SETE COISAS QUE DEUS DETESTA

"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19).

Se nos pedissem exemplos de sete coisas que detestamos, talvez passaríamos longe do que é detestável a Deus, há no homem uma falta de conhecimento da vontade de Deus. Neste texto encontramos o que Deus detesta, e o que também devemos detestar e nos afastar continuamente.

1- Olhos Altivos: Deus detesta o olhar orgulhoso, olhar como quem domina o tempo e

MOVIDOS À ESPERANÇA

"Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me
curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara." (João 5:1-15).

Esperança faz parte da vida, esperar é viver, sem esperar não se pode viver e sim acabar com a vida. Este texto nos da um grande exemplo de esperança, devemos saber que na vida há tempo para tudo, e entre cada realização existe a motivação da esperança.

1- Não assimilar a derrota, encarar e lutar contra ela (v.3-4)
Existem pessoas que só esperam coisas ruins em sua vida, se acostumaram a passar por derrotas, e estão pregadas a elas como um estigma pessoal registrado. O texto nos mostra uma multidão de doentes que apesar de mutilados arrasados não aceitavam esta derrota e se candidataram a guerra da esperança. Tinham um alvo de esperança “A esperança crê que o tempo do reinado da desgraça pode ser subitamente interrompido, pela presença sobrenatural de Deus”.

2- Jesus não faz distinção entre as pessoas.
Qualquer um que se lançasse na água seria curado, não importava quem, nem qual a gravidade de seu problema. Para Deus não existe problema sem solução, Deus não faz distinção ou má distribuição de bênçãos.

3- Ser candidato a corrida da fé quantas vezes esta aconteça (v. 6-7)
Esperança sem limite, para ter esperança é preciso esperar (esperar...esperar...esperar  e não esperar...desistir...esperar) “A vitória da esperança não é vencer; a vitória da esperança não é cansar! Só quando não se cansa é que um dia se vence; quando se cansa não se vence.”

INIMIGOS DA ESPERANÇA

O tempo: aquele homem estava 38 anos esperando (v.5).
A multidão dos frustrados: os problemas a volta que trazem desesperança.
Falta de solidariedade: “...não tenho ninguém” (v.7)

SEUS AMIGOS

A vontade de viver: Ter objetivo, determinação, confiança.
Conquista dos outros: perceber a vitória de alguns que estão a nossa volta. (Hebreus 13:1-3, 1 Pedro 5:9)

Ouvirmos o chamado de Jesus: (v.6) “perguntou-lhes queres ser curado” (v.8) conta que Jesus olhar para este homem e lhe diz: “ Levanta-te toma o teu leito e anda.”

VINGANÇA

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:38-48).

SANTA CEIA

A ceia é a bandeira da Igreja, relembra a riqueza do Evangelho Salvador. Um grande privilégio do Cristão.
Mateus 26:26-30; Marcos 14:22-26; Lucas 22:14-20; 1 Coríntios 11:22-25

1- MEMORIAL DO SENHOR - RETROSPECTIVA  

A ceia é a retrospectiva, no sentido de ser uma volta no pensamento, ao passado. O passado que traz sentido ao nosso presente. Na ceia nos lembramos de que Cristo morreu por nós. (fazei isto em memória de mim 1 Coríntios 11:24). É um momento de reconhecimento, glorificação e adoração ao Deus vivo, momento em que também devemos lembrar com gratidão das bênçãos que o Senhor tem acrescentado diariamente em nossas vidas.

Esta retrospectiva é um exercício de fé pois lembramos o que não vimos com os nossos

OS DOIS PECADORES

(Lucas 7:36-50). Jesus recebe um convite de um fariseu chamado Simão para comer, uma mulher da cidade, pecadora, fica sabendo e vai até o local.

1- NA CASA DO FARISEU A MULHER AGE

Traz perfumes para ungir os pés de Jesus, beija os pés de Jesus, molha com lágrimas e enxuga com seus cabelos.
Esta mulher faz isso movida por uma gratidão imensa, ela tinha ouvido a pregação do Senhor e aprendeu sobre o perdão de Deus e seu amor isso iniciou nela uma reação de gratidão.

Age motivada por arrependimento demonstrado em ação. O perfume derramado nos pés de Jesus era usado pelas prostitutas para perfumar o hálito e todo o seu corpo, para chamarem a atenção dos homens; o ato de derramar significava uma entrega pessoal dizendo que não precisava mais daquela vida de pecado.

Age motivada pela hostilidade Simão. Era costume oferecer ao hospede água para que ele pudesse lavar os seus pés, e também receber com um beijo no rosto de boas vindas. Aquela mulher vendo este desprezo coloca-se no lugar do dono da casa e recebe Jesus com devoção e amor.

2- SIMÃO JULGA ERRADAMENTE


CANDIDATO DE JESUS

"E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9:57-62).

Este texto nos mostra três diálogos pequenos em que Jesus corrige o erro de três possíveis

MENTALIDADE INTERESSEIRA

(Lucas 14:1-24). Jesus estava na casa de um fariseu, em um sábado, comendo. Aproveita este momento para questionar e ensinar aos que estavam a sua volta verdades sobre:                 
Quem é o primeiro. Quem é o servo. Quem é o discípulo.

CONSELHO AOS HÓSPEDES (Quem é o primeiro 7-11)

Qual é o lugar que nos sentamos: o conselho de Jesus é que estejamos nos últimos lugares, que por mais perto de Jesus, e amigo intimo dele, nós devemos ter humildade, e nos colocarmos como miseráveis pecadores donos não de elogios, mas sim da constante misericórdia de Deus. (Mateus 20:20-28 e Marcos 10:35-45). ”Quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

INFIDELIDADE

A infidelidade acontece quando resolvemos tomar nossas decisões baseadas em nossa vontade, e não na vontade de Deus.

Fé, fiel. Significa o abandono de toda a confiança em nossos próprios recursos; fé implica em completa dependência de Deus e plena obediência ao Senhor. O que temos feito em nossa vida? Temos sido fiéis a Deus, nossa vida agrada o Senhor?

"Evita que o teu pé ande descalço, e a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não há esperança; porque amo os estranhos, após eles andarei. Como fica confundido o ladrão quando o apanham, assim se confundem os da casa de Israel; eles, os seus reis, os seus príncipes, e os seus sacerdotes, e os seus profetas, que dizem ao pau: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo da sua angústia dirão: Levanta-te, e livra-nos. Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades." (Jeremias 2:25-28).

A TENTAÇÃO DE JESUS/FRAQUEZA HUMANA

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam." (Mateus 4:1-11).

NÃO MAGOE JESUS

Pessoas, cidades, países que chegaram a conhecer o evangelho, hoje estão distantes do Senhor. Paulo nos fala de uma igreja que tendo começado bem, havia se afastado do Senhor. Isso acontece quando “perdemos Jesus de vista”.

No evangelho de João capítulo 14:8-10, encontramos um homem chamado Filipe que diz a Jesus: “Mostra-nos o pai”. Disse-lhe Jesus: “há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido?”

Este texto nos mostra a necessidade de aprender a olhar o que está proposto, ensinado, depositado em nós, e aplicar estas bênçãos nos aproximando de Jesus. Filipe acreditava que Jesus poderia fazer alguma coisa, mas não entendera que já havia feito. Filipe esperava algo novo sobrenatural, desprezava a presença e o ensino de Cristo até o momento.  Magoamos Jesus quando ficamos como alguém que espera o que já veio, sempre acreditando que vai chegar lá, sem perceber que já chegou.

SOLIDÃO

“Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.” (Isaías 51:3).
“Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.” (Deuteronômio 32:10).

1- O ser solidão: Solidão não é apenas um sentimento, ela está inserida na essência do nosso ser. “O homem é um ser solidão”. Singular, inédito. Sempre será insuficiente suprir o afeto, nenhum ser humano poderá jamais suprir todas as carências emocionais do outro. (Quebra cabeça - solidão a peça que faltava). Os corredores de nossas características emocionais são únicos.

JESUS LEVOU NOSSAS DORES

Somos cobrados a todo instante: contas para pagar, nossa postura, nossa cara feia, a qualidade de nosso trabalho, o trabalho que deixamos de fazer, termos sinceridade. Também na igreja somos cobrados a todo instante: “você não deu o Dízimo, não participou das programações...”

Também cobramos muito: a cara feia do outro, o que ele nos deve. Na Igreja cobramos o que os outros deveriam estar fazendo. Desta forma, a beleza do evangelho fica camuflada pelas preocupações, dores e ansiedades. É como fazer uma viagem em um ônibus quebrado, não desfrutamos a viagem pelas preocupações.

O lar que seria o lugar de descanso e prazer vira local de brigas e tristeza. A Igreja, local de paz e serviço, se torna local de cobrança e angústia. É necessário chamar a atenção,

DESEJO CARREGAR A CRUZ

E obrigaram certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a carregar-lhe a cruz. Marcos 15:21
Deus está procurando homens e mulheres cujos corações estejam comprometidos com Ele, que desejam ardentemente conhecer a Cristo, na intimidade, e segui-lo com diligencia.

“Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para cima e para baixo, procurando pessoas que tenham coração perfeito para com ele, de maneira que ele possa mostrar o grande poder que tem em ajudar essas pessoas.”  (2 Crônicas 16:9).


Cirene na África do Norte, possuía numerosa população judaica. Provavelmente, Simão era Judeu daquele lugar, que viera à festa. Foi pego de surpresa e obrigado a carregar a cruz, pois Jesus que não tinha forças.

1- Obrigaram Simão levar a Cruz.
Não faria espontaneamente, não poderia ver importância neste ato, carregar a cruz de um criminoso qualquer que ele não conhecia. Será que nós temos percebido a necessidade de carregar a cruz de Cristo? Estamos fazendo isso espontaneamente?

2- Simão passava por ali.
Ele veio para uma festa importante, mas algo muito mais importante estava acontecendo na sua frente. Sua desatenção não o deixa perceber isso.
Quando estamos atentos à nossa própria vontade não enxergamos a verdadeira necessidade que é levar a cruz de Cristo, somente vemos nossas festas particulares.


FALAR EM LÍNGUAS

Quase todos os grupos religiosos tentam "provar" que são a religião verdadeira. Frequentemente, eles apelam para algum tipo de sinal, milagre ou experiência sobrenatural. Os católicos, por exemplo, citam o aparecimento de Maria; os mórmons alegam as visitas de um anjo a Joseph Smith; os espíritas têm uma variedade de sinais e manifestações do sobrenatural; a Igreja Universal do Reino de Deus realiza curas, expulsões de demônios e milagres; as igrejas pentecostais tradicionais têm línguas, curas, e o batismo do Espírito Santo. E a lista continua. Certamente, não é Deus aquele que realiza todas estas demonstrações, em todos estes diferentes grupos. Como podemos saber com certeza se um sinal ou uma língua ou um fenômeno sobrenatural é de Deus ou não?

A existência de falsos sinais, prodígios de mentira e milagres falsificados não surpreenderá os estudantes sérios da Bíblia. Numerosos textos bíblicos advertem sobre estas coisas (Mateus 24:4; 2 Coríntios 11:13-15; 2 Timóteo 3:13; Apocalipse 13:13-14; 16:13-14). Se
acreditarmos na Bíblia, podemos esperar uma abundância de falsos milagres.

Então, como saberemos quais sinais são verdadeiros e quais não são? Primeiramente, comparando o ensinamento do operador do sinal com as Escrituras para ver se sua mensagem é verdadeira. João nos adverte para testar os espíritos: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1 João 4:1). Ele revela o teste a usar: "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro" (1 João 4:6). 

O teste é a revelação escrita pelos apóstolos. Os cristãos de Beréia são um bom exemplo: "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram, de fato, assim" (Atos 17:11). Paulo operou sinais em Beréia, mas os cristãos dali determinaram se Paulo era de Deus ou não, comparando sua pregação com as Escrituras. (Deuteronômio 13:1-5; Jeremias 23:25-32; 1 Coríntios 12:1-3; 1 Tessalonicenses 5:21 podem ser estudados para mais ajuda neste ponto).

Infelizmente, muitas pessoas vêem acontecimentos espantosos e, automaticamente, concluem que eles vêm de Deus. Precisamos perceber que coincidência, pensamento positivo, ilusão fraudulenta e o Diabo podem falsificar milagres bíblicos. Contudo, as falsificações nunca poderão igualar-se aos milagres reais. Deus mostrou que seu Filho era inigualável por meio de sinais que hoje ninguém sequer pretende realizar: transformar água em vinho, multiplicar pães e peixes, caminhar sobre as águas, curar instantaneamente um cego, surdo e leproso, e ainda ressuscitar um morto.
Neste estudo, testemos o falar em línguas das igrejas pela Bíblia. Veremos seis diferenças entre as línguas da Bíblia e as línguas das igrejas de hoje:

O DOM DE LÍNGUAS