SANTOS DO MÊS DE DEZEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Dezembro
Beata Liduína Meneguzzi, virgem (†1941). Missionária italiana do Instituto São Francisco de Sales, falecida em Dire Dawa, Etiópia. Destacou-se por sua caridade com os pobres, doentes e presos.

Santo do dia 2 de Dezembro
Beato João Ruysbroeck, presbítero (†1381). Retirou-se com dois amigos em Groenendaal, Bélgica, para levar vida recolhida sob a regra de Santo Agostinho. Escreveu sobre os diversos graus da vida espiritual.

Santo do dia 3 de Dezembro
São Francisco Xavier, presbítero (†1552).
Beato João Nepomuceno e Tschiderer, Bispo (†1860). Bispo de Trento (Itália) que em tempos difíceis ofereceu um admirável testemunho de amor pela sua diocese.

Santo do dia 04 de Dezembro
São João Damasceno, presbítero e Doutor da Igreja (†cerca de 749). 
Santo Osmundo, Bispo (†1099). Bispo de Salisbury, Inglaterra, celebrou a dedicação da catedral e uniformizou os costumes de sua diocese.

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Novembro
Dia de todos os santos

Santo do dia 2 de Novembro
São Vitorino, Bispo e mártir (†cerca de 303). Bispo de Ptuj, na atual Eslovênia. Publicou numerosos escritos exegéticos e foi martirizado na perseguição de Diocleciano.

Santo do dia 3 de Novembro
São Martinho de Porres, religioso (†1639).
Beata Alpáide, virgem (†1211). Camponesa que viveu recolhida numa pequena cela em Cudot, França, onde recebeu o dom de conselho e de fazer milagres.

Santo do dia 4 de Novembro
São Carlos Borromeu, Bispo (†1584).
São Félix de Valois, Fundador († séc. XIII). Príncipe da casa real francesa, que, após um período de vida eremítica, fundou com São João da Mata em Cerfroid, França, a Ordem da Santíssima Trindade.

SANTOS DO MÊS DE OUTUBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Outubro
Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1897).
São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.

Santo do dia 2 de Outubro
Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem e mártir (†1942). Religiosa da Congregação das Irmãs das Escolas de Nossa Senhora. Encarcerada em Stanislawòw, hoje Ucrânia, morreu em decorrência das torturas a que foi submetida.

Santo do dia 3 de Outubro
Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e companheiros, mártires (†1645).
São Dionísio Areopagita, Bispo (†séc. I). Convertido por São Paulo no Areópago de Atenas, tornou-se o primeiro Bispo desta cidade.

Santo do dia 4 de Outubro
São Francisco de Assis, religioso (†1226).
São Petrônio de Bolonha, Bispo (†cerca de 450). Renunciou ao cargo que exercia no Império Romano e se consagrou ao serviço da Igreja.

SANTOS DO MÊS DE SETEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Setembro
Santo Egídio (Gilles), abade (†séc. VI/VII). Deu o nome à cidade de Saint-Gilles-du-Gard, França, onde construiu um mosteiro do qual foi abade.

Santo do dia 2 de Setembro
Beata Ingrid Elofsdotter, viúva (†1282). Após a morte do marido, empregou todos os seus bens em obras de caridade e recebeu o hábito dominicano em Skänninge (Suécia).

Santo do dia 3 de Setembro
São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (†604).
Beato Bartolomeu Gutiérrez, presbítero, e companheiros, mártires (†1632). Sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, martirizado com mais cinco companheiros, em Nagasaki, Japão.

Santo do dia 4 de Setembro
Santa Rosália, virgem († séc. XII). Sendo muito jovem foi viver como eremita no Monte Pellegrino, próximo a Palermo, Itália, abandonando sua vida abastada.

SANTOS DO MÊS DE AGOSTO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Agosto
Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (†1787).
Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.

Santo do dia 2 de Agosto
Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (†371).
São Pedro Julião Eymard, presbítero (†1868). Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero e mártir (†1936). Dominicano fuzilado no povoado de Híjar, Espanha.

Santo do dia 3 de Agosto
São Martinho, eremita (†580). Viveu em contemplação e oração numa estreita gruta do Monte Mássico, Itália.

Santo do dia 4 de Agosto
São João Maria Vianney, presbítero (†1859).
Santo Eufrônio, Bispo (†573). Participou de vários concílios, restaurou e construiu santuários em Tours, cidade da qual foi Bispo, e promoveu a veneração da Santa Cruz.

SANTOS DO MÊS DE JULHO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.


Santo do dia 1º de Julho
Santo Aarão. Sacerdote do Antigo Testamento, da tribo de Levi, irmão de Moisés.

Santo do dia 2 de Julho
São Swithun, Bispo (†862). Bispo de Winchester (Inglaterra), foi, segundo a tradição, capelão do rei Egberto de Wessex e tutor de seu filho, o príncipe Ethelwulf.

Santo do dia 3 de Julho
São Tomé, Apóstolo. Segundo a tradição, morreu traspassado por lanças, na Índia.
São Raimundo Gayrard, leigo (†1118). Ao ficar viúvo, dedicou-se às obras de caridade, fundou um hospital e foi admitido entre os cônegos da basílica de São Saturnino, em Toulouse, França.

Santo do dia 4 de Julho
Santa Isabel de Portugal, rainha (†1336).
Beato José Kowalski, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote salesiano, morto no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, depois de passar por atrozes tormentos. 

DUAS TESTEMUNHAS APOCALIPSE

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Anderson Pereira
Cidade: Toritama / PE
Pergunta: Quem são as duas testemunhas que o apóstolo João fala em Apocalipse.11,3?

Já foram propostas várias interpretações para este símbolo. Com base nos versículos 5 e 6, alguns identificam essas duas testemunhas como Moisés e Elias, dois dos mais poderosos profetas de Deus. O símbolo das duas testemunhas vai além disso, no versículo 4, elas são chamadas de “duas oliveiras” e “dois candeeiros” (símbolos extraídos de Zacarias 4:1-6, 11-14). Afirma-se que elas representam os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra (Zacarias 4:14).


Através do poder de Deus, Moisés lançou as pragas sobre a nação do Egito (veja Êxodo 7-11), e Elias derrotou os profetas de Baal (1 Reis 18). 

Esses dois homens aparecem ao lado de Cristo em sua transfiguração (veja Mateus 17:1-7).