SANTOS DO MÊS DE DEZEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Dezembro
Beata Liduína Meneguzzi, virgem (†1941). Missionária italiana do Instituto São Francisco de Sales, falecida em Dire Dawa, Etiópia. Destacou-se por sua caridade com os pobres, doentes e presos.

Santo do dia 2 de Dezembro
Beato João Ruysbroeck, presbítero (†1381). Retirou-se com dois amigos em Groenendaal, Bélgica, para levar vida recolhida sob a regra de Santo Agostinho. Escreveu sobre os diversos graus da vida espiritual.

Santo do dia 3 de Dezembro
São Francisco Xavier, presbítero (†1552).
Beato João Nepomuceno e Tschiderer, Bispo (†1860). Bispo de Trento (Itália) que em tempos difíceis ofereceu um admirável testemunho de amor pela sua diocese.

Santo do dia 04 de Dezembro
São João Damasceno, presbítero e Doutor da Igreja (†cerca de 749). 
Santo Osmundo, Bispo (†1099). Bispo de Salisbury, Inglaterra, celebrou a dedicação da catedral e uniformizou os costumes de sua diocese.

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Novembro
Dia de todos os santos

Santo do dia 2 de Novembro
São Vitorino, Bispo e mártir (†cerca de 303). Bispo de Ptuj, na atual Eslovênia. Publicou numerosos escritos exegéticos e foi martirizado na perseguição de Diocleciano.

Santo do dia 3 de Novembro
São Martinho de Porres, religioso (†1639).
Beata Alpáide, virgem (†1211). Camponesa que viveu recolhida numa pequena cela em Cudot, França, onde recebeu o dom de conselho e de fazer milagres.

Santo do dia 4 de Novembro
São Carlos Borromeu, Bispo (†1584).
São Félix de Valois, Fundador († séc. XIII). Príncipe da casa real francesa, que, após um período de vida eremítica, fundou com São João da Mata em Cerfroid, França, a Ordem da Santíssima Trindade.

SANTOS DO MÊS DE OUTUBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Outubro
Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1897).
São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.

Santo do dia 2 de Outubro
Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem e mártir (†1942). Religiosa da Congregação das Irmãs das Escolas de Nossa Senhora. Encarcerada em Stanislawòw, hoje Ucrânia, morreu em decorrência das torturas a que foi submetida.

Santo do dia 3 de Outubro
Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e companheiros, mártires (†1645).
São Dionísio Areopagita, Bispo (†séc. I). Convertido por São Paulo no Areópago de Atenas, tornou-se o primeiro Bispo desta cidade.

Santo do dia 4 de Outubro
São Francisco de Assis, religioso (†1226).
São Petrônio de Bolonha, Bispo (†cerca de 450). Renunciou ao cargo que exercia no Império Romano e se consagrou ao serviço da Igreja.

SANTOS DO MÊS DE SETEMBRO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Setembro
Santo Egídio (Gilles), abade (†séc. VI/VII). Deu o nome à cidade de Saint-Gilles-du-Gard, França, onde construiu um mosteiro do qual foi abade.

Santo do dia 2 de Setembro
Beata Ingrid Elofsdotter, viúva (†1282). Após a morte do marido, empregou todos os seus bens em obras de caridade e recebeu o hábito dominicano em Skänninge (Suécia).

Santo do dia 3 de Setembro
São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (†604).
Beato Bartolomeu Gutiérrez, presbítero, e companheiros, mártires (†1632). Sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, martirizado com mais cinco companheiros, em Nagasaki, Japão.

Santo do dia 4 de Setembro
Santa Rosália, virgem († séc. XII). Sendo muito jovem foi viver como eremita no Monte Pellegrino, próximo a Palermo, Itália, abandonando sua vida abastada.

SANTOS DO MÊS DE AGOSTO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Agosto
Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (†1787).
Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.

Santo do dia 2 de Agosto
Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (†371).
São Pedro Julião Eymard, presbítero (†1868). Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero e mártir (†1936). Dominicano fuzilado no povoado de Híjar, Espanha.

Santo do dia 3 de Agosto
São Martinho, eremita (†580). Viveu em contemplação e oração numa estreita gruta do Monte Mássico, Itália.

Santo do dia 4 de Agosto
São João Maria Vianney, presbítero (†1859).
Santo Eufrônio, Bispo (†573). Participou de vários concílios, restaurou e construiu santuários em Tours, cidade da qual foi Bispo, e promoveu a veneração da Santa Cruz.

SANTOS DO MÊS DE JULHO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.


Santo do dia 1º de Julho
Santo Aarão. Sacerdote do Antigo Testamento, da tribo de Levi, irmão de Moisés.

Santo do dia 2 de Julho
São Swithun, Bispo (†862). Bispo de Winchester (Inglaterra), foi, segundo a tradição, capelão do rei Egberto de Wessex e tutor de seu filho, o príncipe Ethelwulf.

Santo do dia 3 de Julho
São Tomé, Apóstolo. Segundo a tradição, morreu traspassado por lanças, na Índia.
São Raimundo Gayrard, leigo (†1118). Ao ficar viúvo, dedicou-se às obras de caridade, fundou um hospital e foi admitido entre os cônegos da basílica de São Saturnino, em Toulouse, França.

Santo do dia 4 de Julho
Santa Isabel de Portugal, rainha (†1336).
Beato José Kowalski, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote salesiano, morto no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, depois de passar por atrozes tormentos. 

DUAS TESTEMUNHAS APOCALIPSE

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Anderson Pereira
Cidade: Toritama / PE
Pergunta: Quem são as duas testemunhas que o apóstolo João fala em Apocalipse.11,3?

Já foram propostas várias interpretações para este símbolo. Com base nos versículos 5 e 6, alguns identificam essas duas testemunhas como Moisés e Elias, dois dos mais poderosos profetas de Deus. O símbolo das duas testemunhas vai além disso, no versículo 4, elas são chamadas de “duas oliveiras” e “dois candeeiros” (símbolos extraídos de Zacarias 4:1-6, 11-14). Afirma-se que elas representam os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra (Zacarias 4:14).


Através do poder de Deus, Moisés lançou as pragas sobre a nação do Egito (veja Êxodo 7-11), e Elias derrotou os profetas de Baal (1 Reis 18). 

Esses dois homens aparecem ao lado de Cristo em sua transfiguração (veja Mateus 17:1-7).

ORDEM DOS LIVROS DA BÍBLIA

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Elias A. Silva
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: Olá,amigo. Estou pesquisando sobre o período do cativeiro de Israel, e estou com uma dúvida, e, pesquisando na internet, acabei encontrando seu blog. Gostei muito de suas postagens, bastante esclarecedoras. Minha dúvida é sobre os livros de Esdras e Neemias.  Se o período de Esdras e Neemias fala da volta dos judeus a Israel, porque esses dois livros estão colocados na bíblia antes dos livros que relatam o cativeiro, propriamente dito, como Isaías, Daniel, Ezequiel, por exemplo? Eles deveriam então estar após os livros que falam sobre o cativeiro, não? Você poderia me explicar, por favor?  Desde já agradeço. Até logo.
 
Em grande parte, a Bíblia está organizada cronologicamente. A leitura do Antigo Testamento na ordem direta, de Gênesis a Neemias, fornece um registro geral cronológico da história da humanidade desde a criação até o retorno do exílio judaico.

Os desvios da sequência cronológica muitas vezes são óbvios até mesmo para leitores iniciantes da Bíblia. O livro de 2 Reis, por exemplo, termina com uma descrição da deportação do povo judeu para Babilônia, e a parte narrativa do livro seguinte, 1 Crônicas, começa com a história do rei Saul [o primeiro rei de Israel]. A maioria dos leitores vai facilmente reconhecer isso como uma volta no tempo. E, no Novo Testamento, apesar de cada um dos evangelhos de Marcos, Lucas e João [que vêm depois do evangelho de Mateus] recomeçar a narrativa a partir do início da vida e ministério de Jesus, isso também não gera confusão.

Mas se a ordem dos livros ainda lhe parecer confusa, tenha em mente a razão por que a nossa Bíblia está organizada dessa maneira: a ordem dos livros do Antigo Testamento em nossa Bíblia é baseada na ordem da Septuaginta, a tradução grega das Escrituras Hebraicas. Essa tradução divide os livros em três seções com base no estilo literário. Em primeiro lugar, aparecem os livros narrativos (de Gênesis a Ester), depois, os livros de sabedoria (de Jó até Cantares de Salomão) e, por último, os livros dos profetas (de Isaías até Malaquias). Da mesma maneira, o Novo Testamento é organizado em três seções, com os livros ordenados de acordo também com seu estilo literário. Em primeiro lugar, vêm os livros narrativos (de Mateus até  Atos), depois, as epístolas (ou cartas aos primeiros cristãos) e, por fim, o Apocalipse (um livro de gênero apocalíptico e diferente de todos os outros do Novo Testamento).

Os escritos sagrados de outras religiões mundiais não se apresentam também na ordem cronológica. O Alcorão é dividido em 114 capítulos (ou suras), os maiores geralmente aparecendo primeiro. Da mesma forma, a escritura sagrada budista, o Sutra Pitaka, abre com três seções de ensinos atribuídos a Buda e seus discípulos, organizados por tamanho. 
Além do mais, o próprio povo judeu organizou suas Escrituras de uma maneira parcialmente não cronológica durante séculos antes de o Cristianismo entrar em cena.

Como os adeptos de variadas religiões têm reconhecido, uma ordem cronológica rigorosa nem sempre é a melhor maneira de transmitir princípios teológicos. As Escrituras hebraicas, por exemplo, colocam o livro de Rute imediatamente após o livro de Provérbios, sugerindo que Rute incorpora os princípios da feminilidade piedosa descrita no capítulo final de Provérbios [“Mulher virtuosa, quem a achará?” Provérbios 31:10].

Então, ao perceber que os livros da Bíblia parecem estar fora de ordem, anime-se. O que parece intrigante tem uma boa explicação.


O USO DO VÉU

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Marceli Ferreira de Jesus
Cidade: Ourilandia do Norte / PA
Pergunta: O que quer dizer na Bíblia: Coríntios 11 onde diz que a mulher deve cobrir a cabeça com véu?

Como é certo que não podemos confundir princípios com costumes, precisamos analisar até que ponto as orientações de Paulo à igreja de Corinto, no que se refere ao uso do véu pelas mulheres, também são aplicáveis à igreja cristã da atualidade. Vamos, primeiramente, analisar um pouco sobre a situação da igreja de Corinto na época do apóstolo.

Com base em informações levadas a Paulo pelos da família de Cloé (1 Coríntios 1:11), o apóstolo ficou sabendo do espírito divisionista com que vários setores da igreja se identificavam com líderes específicos (1 Coríntios 1:10-17). Outros pontos abordados por Paulo em sua epístola podem também ter sido relatados a ele pela casa de Cloé, ou por outra fonte (talvez Estéfanas, Fortunato e Acaico – 1 Coríntios 16:17). Foram eles:
Alguns que recaíam aos antigos hábitos da vida (cap. 5)
Haviam dúvidas sobre o matrimônio (cap. 7)
Problemas quanto ao consumo de comidas sacrificadas a ídolos pagãos (cap. 8)
Haviam aqueles que estavam participando de forma errada da Ceia do Senhor (11:17-34)
Os dons espirituais estavam trazendo confusão ao culto público, especialmente o dom de línguas (cap. 14)
Outros não criam na ressurreição e em temas relacionados a ela (cap. 15)
E também haviam problemas referentes à participação pública das mulheres no culto (11:2-16)

Vê-se que na igreja de Corinto Paulo enfrentou problemas que não surgiram nas demais igrejas. Ele não preocupa-se em escrever sobre a maioria destes temas às outras igrejas, somente a Corinto. Isso mostra que esta igreja passava por uma crise doutrinária e de costumes, que refletia muito bem a situação cultural e religiosa da época e do local.

Vamos analisar, particularmente, a exortação de Paulo às mulheres cristãs de Corinto, com relação ao uso do véu. Por que ele tratou desse tema naquela igreja? O mesmo conselho do apóstolo (para que as mulheres usem véu sobre a cabeça durante o culto público) tem validade universal para todas as igrejas cristãs?
Para responder a estas perguntas, vamos estudar primeiro um pouco sobre dois pontos importantes:
1) a maneira como as mulheres se trajavam na época;
2) o significado do véu naquela circunstância.

UM ANTIGO COSTUME
Na Antiguidade, a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente. Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou algo correspondente. No Irã, por exemplo, se usa o xador; no Afeganistão, os Talibans criaram a burca (um vestido comprido que cobre até os olhos); na Arábia Saudita, uma mulher pode até apanhar de chicote, caso esqueça o véu em casa.

O SIGNIFICADO DO VÉU
Era um sinal da honra e da dignidade das mulheres (Gênesis 24:65; Cantares. 4:1). Também considerava-se o véu um sinal de subordinação da mulher ao marido, por isso que não o usavam as mulheres de luto, as prostitutas e as esposas infiéis.

No tempo dos apóstolos, esse costume ainda era largamente praticado, mas parece que em Corinto um movimento de libertação feminina estava se iniciando e tirando a paz da igreja. Por isso, as mulheres estavam tirando o véu no culto público, por sentirem que o evangelho as libertava do “jugo” do marido. Isso estava causando intrigas nos lares e na igreja, e estava também repercutindo mal na comunidade, pois as pessoas que presenciavam os cultos cristãos escandalizavam-se por ver mulheres sem véu (ou seja, indecentes e desonradas) tomando parte no culto. Seria realmente aquela uma religião própria para mulheres honestas e fiéis, ou tratava-se de uma seita formada por prostitutas? Era a crítica feita à igreja.


SANTOS DO MÊS DE JUNHO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Junho
São Justino, mártir (†cerca de 165).
Santo Aníbal Maria Di Francia, presbítero (†1927). Fundador da Congregação dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus e a das Filhas do Divino Zelo, em Messina, Itália.

Santo do dia 2 de Junho
Santos Marcelino e Pedro, mártires (†304).
São Nicéforo de Constantinopla, Bispo (†828). Expulso de sua sé por se opor com firmeza ao imperador iconoclasta Leão V, morreu exilado num mosteiro.

Santo do dia 3 de Junho
São Carlos Lwanga e companheiros, mártires (†1886).
Beato André Caccioli, presbítero (†1254). Sendo já sacerdote, recebeu o hábito das mãos de São Francisco e o assistiu em sua morte. Faleceu em Spello, Itália.

Santo do dia 4 de Junho
Beatos Antônio Zawistowski,  presbítero e Estanislau Starowieyski,  mártires (†1942). Morreram no campo de concentração de Dachau, Alemanha, após sofrerem atrozes tormentos.

SANTOS DO MÊS DE MAIO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Maio
José Operário.
São Segismundo de Borgonha, rei (†524). Convertido da heresia ariana, procurou reparar com boas obras as faltas cometidas contra a Fé. Erigiu o mosteiro de Saint-Maurice-en-Valais, Suíça.

Santo do dia 2 de Maio
Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja (†373).
Beato Boleslau Strzelecki, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote preso no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, onde morreu por causa das torturas sofridas.

Santo do dia 3 de Maio
São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos. Segundo a tradição, São Filipe morreu crucificado em Hierápolis, na atual Turquia, e São Tiago foi lapidado em Jerusalém. São Teodósio, abade (†1074). Promoveu a vida monástica em Kiev, Ucrânia.

JESUS TEVE IRMÃOS?

Nome: Samuel Briz                          
Cidade: Luanda
Estado / País: Angola / África
Pergunta: Jesus teve irmãos?

Sim. Os irmãos de Jesus são mencionados em vários versículos da Bíblia. Mateus 12:46, Lucas 8:19 e Marcos 3:31 dizem que a mãe de Jesus e seus irmãos vieram vê-lo.

A Bíblia nos diz que Jesus tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mateus 13:55). 

A Bíblia também nos diz que Jesus tinha irmãs, mas não sabemos seus nomes ou a quantidade (Mateus 13:56).

Em João 7:1-10, seus irmãos vão para o festival, mas Jesus não vai com eles.
Atos 1:14 descreve seus irmãos e mãe orando com os discípulos.
Gálatas 1:19 menciona que Tiago era irmão de Jesus.

A conclusão mais natural dessas passagens é interpretar que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguíneos.


OUTRO HOMEM CHAMADO JESUS

Nome: Jeniffer P. Dias
Cidade: Manaus / AM
Pergunta: Qual o outro homem que tem na Bíblia que se chama Jesus?

“E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação” (Colossenses 4.11).

Jesus Justo uniu-se a Paulo na saudação aos colossenses. Foi um dos amigos pessoais do apóstolo durante sua primeira prisão em Roma. Paulo chamava a atenção para o fato de que ele era um judeu convertido, o que lhe proporcionava um conforto especial em meio à tribulação.


CORÁ, DATÃ E ABIRÃO

Nome: Marluce Vieira Gomes
Cidade: Belo Horizonte – Mg

Pergunta: Na ebd lemos em números 16:20 em diante que Corá, Datã e Abirão foram tragados com tudo família e bens. Já em números 26:11 diz que os filhos de core não morreram onde qual passagem diz que eles não estavam no meio do povo que foi tragado? Obrigada Marluce.

Nos versículos 20 a 22, Deus anuncia o julgamento a Moisés e Arão. Eles deveriam afastar-se  para que o Senhor pudesse destruir toda a congregação.

Nos versículos 23-27, lemos que Deus exigiu que as pessoas se afastassem das tendas dos rebeldes, e TODOS SE RETIRARAM.

Os filhos de Corá foram poupados (capítulo 26:11). Esta foi a prova que Moisés deu ao povo que o SENHOR o enviara a realizar tudo o que havia feito, que não havia procedido dele mesmo (Números 16:28).

É notável como o SENHOR os julgou: porque eles procuraram separar o povo, o SENHOR os separou do povo e depois separou o solo debaixo deles para que fossem tragados.

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Datã e Abirão morreram com suas famílias. Entretanto, o clã de Corá foi poupado.

Na verdade, os descendentes de Corá contribuíram em considerável número de salmos. Esse é outro exemplo da manifestação da misericórdia de Deus, mesmo quando Ele pune os rebeldes. O julgamento foi tão súbito que as outras pessoas se afastaram com medo, pensando que também pudessem ter o mesmo destino.


ARÃO SEGURA O BRAÇO DE MOISÉS

Nome: Maria de Lourdes
Cidade: Patos de Minas / MG
Pergunta: Qual o livro que fala, que em uma batalha Arão segura o braço de Moisés pra não perde a batalha.

Êxodo 17.11-13

"E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada."


VIÚVOS NA BÍBLIA

Nome: Marcia Fonseca
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: A paz do Senhor. Gostaria de saber se na Bíblia tem alguma referencia e onde esta localizada sobre algum viúvo.

Não há muitos viúvos na história bíblica.

Gênesis 23.1,2 nos conta que Sara morreu antes de Abraão.

Ló, seu sobrinho teve sua esposa transformada numa estátua de sal (Gênesis 19.26) e Judá (Gênesis 38.12) também teve sua esposa morta antes dele.

Talvez, esses personagens sejam os únicos viúvos de toda a Bíblia.


QUEM INSTITUIU A FAMÍLIA?

Nome: Yasmim Xavier
Cidade: Pirapora / MG
Pergunta: Quando e por quem foi instituída a família?

A família foi instituída por Deus, no Jardim do Éden.

"Porem, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher, por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne" (Marcos 10:6-8).

Amar a Deus é obedecer as suas leis, que são todas justas, amar a Deus além de obedecer é divulgar a vontade de Deus aos nossos semelhantes. Deus em sua infinita sabedoria nos expressa claramente sua vontade, sua palavra é de fácil entendimento para as pessoas simples, que não gastam seu tempo em procurar significados extras em cada mensagem.

A família expressa o amor de Deus por sua criação, é na família que a vida se perpetua, orar pela família é interceder pela vida.

O milagre da reprodução se manifesta no seio da família, através do amor de Deus e através do amor do homem pela sua mulher.

“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:23,24).

Deus presenteou Adão e Eva com o matrimônio. Eles foram criados perfeitos um para o outro. O casamento não foi uma conveniência, tampouco foi criado por qualquer cultura. Ele foi instituído por Deus.


MALHAR É PECADO?

Nome: Rosemare de Almeida
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: Antes de me converter eu malhava, mas engravidei e parei de malhar, gostaria de saber se na Bíblia fala algo a respeito e se e pecado?

E por que seria? Se cuidar do corpo é uma das obrigações de quem sabe que ele é o templo do Espírito Santo, tudo que for feito, obviamente com sabedoria e dentro da Palavra, para beneficiar o corpo não pode ser contra a vontade de Deus.

Combater a vaidade e o mundanismo (o que é dever de todo filho de Deus) não significa defender a feiura e o relaxo, muitíssimo ao contrário. É claro que a filha de Deus vai saber como vestir-se e comportar-se em qualquer ambiente, inclusive em uma academia de ginástica, não é?


ESPADA DE DOIS GUMES

Nome: Lizete Ramos
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: A Paz do Senhor. Gostaria de um detalhamento teológico sobre Hebreus 4:12. Desde já, agradeço a atenção e ajuda.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12

A palavra de Deus não é simplesmente uma coleção de palavras que foram pronunciadas por Deus, um veículo para comunicar ideias; ela é viva, transforma vidas, e é dinâmica à medida que opera em nós.

Com a precisão de cortar do bisturi de um cirurgião, a palavra de Deus revela quem somos e o que não somos. Ela penetra o centro de nossa vida moral e espiritual. Discerne o que está dentro de nós, tanto o bem como o mal. As exigências  da palavra de Deus requerem decisões. Não devemos apenas ouvir a palavra, devemos permitir que ela molde a nossa vida.

A palavra de Deus é o padrão de medida que Cristo usará no juízo (2 Coríntios 5.10).
Diferencia o que é natural do que é espiritual, assim como os pensamentos (as reflexões) e as intenções (desejos) de cada pessoa. A palavra de Deus, enfim, expõe as motivações naturais e as espirituais do coração do crente (Hebreus 4.7; 3.8,10,12,15; 8.10; 10.16,22; 13.9). 


MARIA MADALENA

Nome: Shirley Medeiros
Cidade: Porto Alegre / RS
Pergunta: Qual a diferença entre Maria e Maria Madalena? se as duas foram ao sepulcro por que em algumas passagens bíblicas é mencionada só Maria ou só Maria Madalena? gostaria de saber se há alguma diferença!

Lemos em Mateus 28:1, Maria Madalena e a outra Maria.

A outra Maria talvez fosse a tia de Jesus, veja em Mateus 27:56,61:
"Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José. E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro."

Poderia ser também a esposa de Clopas, veja em João 19:25
"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena."


FILHO DE NAÁS

Nome: Tereza Santana
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta: Quem é o filho de Naás?

O filho de Naás, rei dos amonitas, chamava-se HANUM.
Hanum ordenou que os súditos do rei de Israel fossem presos, tivessem metade da barba cortada, bem como metade das roupas, e os despiu (leia 2 Samuel 10). Depois alugou carruagens e soldados por mil talentos de prata, para proteger-se do rei Davi e de Joabe.