PERGUNTAS & RESPOSTAS
Nome: Marceli Ferreira de Jesus
Nome: Marceli Ferreira de Jesus
Cidade: Ourilandia do Norte / PA
Pergunta:
O que quer dizer na Bíblia: Coríntios 11 onde diz
que a mulher deve cobrir a cabeça com véu?
Como é certo
que não podemos confundir princípios com costumes, precisamos analisar até que
ponto as orientações de Paulo à igreja de Corinto, no que se refere ao uso do
véu pelas mulheres, também são aplicáveis à igreja cristã da atualidade. Vamos,
primeiramente, analisar um pouco sobre a situação da igreja de Corinto na época
do apóstolo.
Com base em
informações levadas a Paulo pelos da família de Cloé (1 Coríntios 1:11), o
apóstolo ficou sabendo do espírito divisionista com que vários setores da
igreja se identificavam com líderes específicos (1 Coríntios 1:10-17). Outros
pontos abordados por Paulo em sua epístola podem também ter sido relatados a
ele pela casa de Cloé, ou por outra fonte (talvez Estéfanas, Fortunato e Acaico
– 1 Coríntios 16:17). Foram eles:
• Alguns
que recaíam aos antigos hábitos da vida (cap. 5)
• Haviam
dúvidas sobre o matrimônio (cap. 7)
• Problemas
quanto ao consumo de comidas sacrificadas a ídolos pagãos (cap. 8)
• Haviam
aqueles que estavam participando de forma errada da Ceia do Senhor (11:17-34)
• Os dons
espirituais estavam trazendo confusão ao culto público, especialmente o dom de
línguas (cap. 14)
• Outros
não criam na ressurreição e em temas relacionados a ela (cap. 15)
• E também
haviam problemas referentes à participação pública das mulheres no culto
(11:2-16)
Vê-se que na
igreja de Corinto Paulo enfrentou problemas que não surgiram nas demais
igrejas. Ele não preocupa-se em escrever sobre a maioria destes temas às outras
igrejas, somente a Corinto. Isso mostra que esta igreja passava por uma
crise doutrinária e de costumes, que refletia muito bem a situação cultural e
religiosa da época e do local.
Vamos
analisar, particularmente, a exortação de Paulo às mulheres cristãs de Corinto,
com relação ao uso do véu. Por que ele tratou desse tema naquela igreja? O
mesmo conselho do apóstolo (para que as mulheres usem véu sobre a cabeça
durante o culto público) tem validade universal para todas as igrejas cristãs?
Para
responder a estas perguntas, vamos estudar primeiro um pouco sobre dois pontos
importantes:
1) a maneira
como as mulheres se trajavam na época;
2) o
significado do véu naquela circunstância.
UM ANTIGO
COSTUME
Na Antiguidade,
a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o
véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente.
Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou
algo correspondente. No Irã, por exemplo, se usa o xador; no Afeganistão, os Talibans
criaram a burca (um vestido comprido que cobre até os olhos); na Arábia
Saudita, uma mulher pode até apanhar de chicote, caso esqueça o véu em casa.
O
SIGNIFICADO DO VÉU
Era um sinal
da honra e da dignidade das mulheres (Gênesis 24:65; Cantares. 4:1). Também
considerava-se o véu um sinal de subordinação da mulher ao marido, por isso que
não o usavam as mulheres de luto, as prostitutas e as esposas infiéis.
No tempo dos
apóstolos, esse costume ainda era largamente praticado, mas parece que em
Corinto um movimento de libertação feminina estava se iniciando e tirando a paz
da igreja. Por isso, as mulheres estavam tirando o véu no culto público, por
sentirem que o evangelho as libertava do “jugo” do marido. Isso estava causando
intrigas nos lares e na igreja, e estava também repercutindo mal na comunidade,
pois as pessoas que presenciavam os cultos cristãos escandalizavam-se por ver
mulheres sem véu (ou seja, indecentes e desonradas) tomando parte no culto.
Seria realmente aquela uma religião própria para mulheres honestas e fiéis, ou
tratava-se de uma seita formada por prostitutas? Era a crítica feita à igreja.
Então, como vimos anteriormente, o problema chegou ao conhecimento do apóstolo Paulo, que escreveu a carta para orientar à igreja sobre este tema, entre outros.
A
ORIENTAÇÃO DE PAULO
Primeiramente,
Paulo preocupa-se em reafirmar o princípio bíblico da igualdade entre os sexos
(1 Coríntios 7:3-4). Mas, ele também confirma que o homem deve ser o “cabeça”
da mulher, apesar da igualdade entre ambos (1 Coríntios 11:3). Em seguida, o apóstolo orienta que as
mulheres cristãs seguissem o costume do uso do véu, próprio naquela cidade e
ocasião (v.6). Vê-se que o véu não era para todas as igrejas, mas para
aquelas fundadas em lugares, especialmente no Oriente (como era o caso de
Corinto), onde seu uso significasse submissão feminina ao marido, como
manda a Escritura (Gênesis 3:16).
Paulo
proclamava uma nova e gloriosa liberdade no Evangelho. Essa proclamação tinha
em si a semente do princípio cristão da dignidade do sexo feminino e sua
liberação da condição degradada em que eram tidas as mulheres nos países
pagãos. O apóstolo declarou: "Não há judeu nem grego; não há escravo nem
livre; não há varão nem mulher; porque todos vós são um em Cristo Jesus"
(Gálatas 3:28). Essa deveria ser a prática na vida social da Igreja que estava
dando seus primeiros passos.