' '

DEUS SE ARREPENDE?

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Adão Miguel
Cidade: Águas Claras – Taguatinga / DF
Pergunta: Por que Deus arrependeu-se de ter criado o homem se ele sabia que o homem ia cair. (Gn 6:6.)?

“O Senhor arrependeu-se”. É uma expressão que adapta os caminhos infinitos de Deus às mentes finitas dos homens. Deus não se arrepende como o homem, como se tivesse errado ou fosse fraco de mente para realizar seus propósitos. Quando Deus se arrepende, Ele altera, não seus propósitos eternos, mas o curso dos eventos que Ele anteriormente declarara, porque as orações ou a conduta alterada de seu povo alteram as condições sob as quais Ele fizera originalmente aquela declaração.

A princípio, quando Deus quis destruir o povo, Ele estava agindo consoante a sua justiça. No entanto, mediante a intercessão de Moisés, Deus condescendeu, para agir de acordo com a sua misericórdia. Por diversas vezes, Deus avisara ao povo que se eles mudassem os seus maus caminhos, Ele não os condenaria. Eles mudaram, e Deus cumpriu sua promessa.

Aqui está um dos incontáveis exemplos bíblicos a respeito da misericórdia de Deus. Embora mereçamos sua ira, Deus está disposto a nos perdoar e restaurar. Assim como Moisés, podemos interceder a Deus pelas pessoas e pedir que Ele nos use para levar-lhes a mensagem da sua misericórdia.