' '

NA SANTA CEIA, QUEM ESTAVA SENTADO AO LADO DE JESUS?

No quadro A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci, os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro.

Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão no primeiro grupo: Bartolomeu, Tiago Menor e André.

No segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo e barba negra), Simão Pedro e João, este o único imberbe do grupo.

Cristo ao centro.

Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe)

e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala), Judas Tadeu e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último.

Estas identificações provêm de um manuscrito autógrafo de Leonardo encontrado no século XIX.

31 comentários:

  1. Um dos apóstolos que estavam la! na verdade é maria madalena, a figura feminina de um dos apóstolos é evidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, na verdade está correto: aquele é João. João era o apóstolo mais jovem, por isso é retradado de forma feminina (ainda não era homem). Leia menos Dan Brown, estude mais história :D

      Excluir
    2. Senhor Hakken, voce diz isto pela sua crenca e nao pela verdade, pois a indicacao mais provavel dos estudiosos do mundo dizem que era Maria Madalena sim, e a sobreposicao de imagens, de DaVince, tem escondido Maria Madalena segundo o filho de Jesus com ela.

      Excluir
    3. Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452 sr. Marc, como poderia estar la? Contudo ate onde pesquisei, concluí que este quadro não é uma "foto" da ultima ceia,é apenas um desenho meramente ilustrativo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Bom dia se jesus chamou 12 discipulos os comentarios tem que ter base na foto conte e vc vera se maria madalena estuvesse la seria 13 apostolo não 12!examine as fotos e veja so tinha apostolo era reuniao de missão fiquem na paz.maria madalena não sentou na mesa com os 12 senao seria 13 contando que judas ainda estava a mesa paz do senhor.

      Excluir
    6. Robson Luciano( Estudo religiosidade), e o que sei nada sei, pois toda vez que penso chegar a uma conclusão, vem outra incognita, assim como se define o Criador(E.L.), à Moises(SIC), " Eu sou quem sou ", pois no abstrato " Bereshith bara , significa (tudo), no mundo abstrato., creio que sim , a Santa Ceia, tenha sido o noivado de Jesus, pois assim como disse YHWH, ele é meu filho querido, e lhes mando como salvador e como salvador teria que passar por todas as intemperes de um ser Humano encarnado., e assim se foi, até ( no momento do chicoteamento ele ainda tinha um pouco de poder(energia do criador e não sentiu tanta dor ),mas no trageto do calvario até a crucificação ele foi se transformando em corpo+alma=Espírito (ser humano 100%), com dores etc..., fato dito por ele mesmo mas em metáforas, cito"Eli,Eli,lama sabactani" , referindo-se ao profeta Elias,ou no hebraico moderno Eli(meu Deus) existem varias contorvecias e teses, mas o que (humildemente) defino é que como Jesus de Nazaré, era o pai (criador) em si, ele tenha falado na linguagem mais antiga, na época que falava com Abraão então seria " E.L, E.L.lama sabactani, Deus,meu Deus porque me abandonaste., a tradução, à biblia na minha opinião e estudo está errada., ( E.L ) é o verdadeiro nome do Criador., à saber da distancia que se encontravam os sacerdotes e Maria(Mãe Jesus ), era aproximadamente 4/5 metros de altura e o cordeiro, já estava em estado de murmurias e o entendimento de quem estava presente(SIC), foi 100% erroneo, se Jesus Nazareno, queria falar com o pai, falaria na linguagem mais antiga, que em verdade é hebraico/aramaico semita,que se perdeu no tempo, onde definem o verdadeiro nome do Criador do Universo ( Eli, seria então uma forma errada de conhecimento, à saber que na época, não se tinha 100%, e ou 40% da existência deste (fato ) e E.L., foi confundido como ( Eli,Eli )., em verdade tudo que existe em gênesis O - Zero., é abstrato., e o ser humano ainda não descobriu a existência da( Força,Energia e Inteligência) que ali existe., no inico., Shalom Salamaleico.S.´.S.´.S.´. Ir.Robson o eterno aprendiz ,neutrino.(E.L melek abba all-alah shemaya , ain soph criador(Adonai - erro) echad - "EHYEH AHSHER EHVEH.," cRIADOR REI (PAI), OUVE O ILUMINADO, O CRIADOR É UM ) " EU SOU AQUELE EU SOU "(HEBRAICO), AINDA EM NOSSOS TEMPOS( ANOS), Existem pessoas (como eu ), que dedico um tempo para procurar a melhor forma e o verdadeiro nome do criador, para realmente saber, orar e louvar a sua grandeza., que meu tempo, seja suficiente para viver e aprender e compreender que o Criador, não é apenas ( Eu sou o que sou ), e sim um ser com poderes ilimitados, creio que a frase (SIC) " Tu es igual a mim", esta errada, o Criador, não é fraco nem tão pouco traidor, e sim um ser ( hiper inteligente a ponto de se denominar, apenas, eu nada, sou ), abraços desculpem, Ir. Robson o aprendiz, a criatura em busca do criador,

      Excluir
    7. A verdade é eterna entre as pilastras.

      Excluir
  2. A ESSENCIA DE DEUS
    A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço, todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo, e em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “MISERICORDIA”, nos dá, a existência da vida

    ResponderExcluir
  3. Quanta bobagem. Da Vinci não estava lá para saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da Vinci trabalhou para igreja católica, a igreja pediu pra ele fazer esse quadro. Está conforme a igreja pediu.

      Excluir
  4. A esquerda de Jesus Cristo, não é Maria Madalena ?

    ResponderExcluir
  5. Mateus 26:20 Deixa claro que maria nao estava na mesa da ceia, porque nao era um dos 12 apostolos escolhidos, por Jesus, no evangelho de Mateus 10:2 ao 4 diz claramente quem sao os 12 e os nomes deles.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Maria madalena era tbm apostola ,mas ja havia o machismo na epoca e nao revelaram isto

    ResponderExcluir
  8. A paz de Jesus esteja com vocês. Eu sou um examinador da Palavra. Eu duvidei da Palavra um bom tempo ao ponto de dezafiar Deus. Disse para um grupo de pessoas que só acreditaria em Deus o dia que Ele aparecesse pra mim e me explicasse os dinossauros. Hahaha! Me lasquei, como era ingênuo! Mas o importante não é a minha história, não se preocupem. Na presença do Senhor nos é dado um conhecimento para entendermos estas coisas, por hora faço duas perguntas: 1- Porque Jesus precisaria fazer um filho se ele JÁ é o Filho do homem? 2- Por que teria Jesus descendentes se Ele é o Rei para sempre? Não respondam com imprudência, não é a mim que ofendiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo Deus o Alfa e o Ômega,logo Jesus Cristo é centro de tudo como filho de Deus. Por isso que a Bíblia diz que PR ele é para ele foram criadas todas as coisas. Como homem,se submeteu a natureza humana, para que Deus fosse glorificado por toda a criação. Nele está a plenitude de todos os tempos.

      Excluir
  9. A paz de Jesus esteja com vocês. Eu sou um examinador da Palavra. Eu duvidei da Palavra um bom tempo ao ponto de dezafiar Deus. Disse para um grupo de pessoas que só acreditaria em Deus o dia que Ele aparecesse pra mim e me explicasse os dinossauros. Hahaha! Me lasquei, como era ingênuo! Mas o importante não é a minha história, não se preocupem. Na presença do Senhor nos é dado um conhecimento para entendermos estas coisas, por hora faço duas perguntas: 1- Porque Jesus precisaria fazer um filho se ele JÁ é o Filho do homem? 2- Por que teria Jesus descendentes se Ele é o Rei para sempre? Não respondam com imprudência, não é a mim que ofendiam.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Não entendi essas duas perguntas, de onde vc tirou elas pra mim entender ..

    ResponderExcluir
  12. Acredito apenas no que está escrito nas escrituras sagradas que Deus o nosso criador nos deu como ensinamento e nos dicilpinar, que é a Bíblia sagrada e me apresente em trechos bíblicos senhores onde tem referência que Maria Madalena estava sentada nesta mesa e que ela era esposa de Jesus Cristo? Sem mais palavras , aqui se aparece muitos estudiosos, estoriadores , inteligentes, mas Deus nos deu um livro sagrado para tirarmos as nossas dúvidas, onde passará séculos e ele não mudará!

    ResponderExcluir
  13. A paz de Jesus esteja com vocês, para os que não enxergam a verdade ficam acreditando em ficção Leonardo da Vinci pintou o quadro a pedido da igreja e ele poderia introduzir qualquer crença que ele acreditace sem que percebecem,e as pessoa de hoje tirariam proveito, as pessoas na época de Jesus usavam "tecidos compridos como roupas"qualquer pessoa poderia parecer com uma mulher naquela época se tirasse a barba e deixasse o cabelo comprido e vocês acreditariam em qualquer coisa que mostrasse ou falace para vocês hoje em dia.Não resolvemos o problema de desemprego, saúde, transporte e queremos desvendar os mistérios de Deus, talvez se rezacem e pedicem o espírito santo de Deus para iluminar a cabecinha de vocês, poderia resolver, foi o que fiz e resolveu, rezem com fé para que realmente saibam a verdade e somente a verdade. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nom dia ! Nao sou estudioso , nem tão pouco frequentador da igreja, seja qual for seguimento, mas Jesus Cristo foi amor pelos seus filhos , tanto amor que os romanos , viram no nosso Pai propagados de ofencas contra seus princípios e deuses , Jesus Cristo foi crucificado onde própria Cruz diz morte, sul , leste e oeste , como amor de Jesus Cristo por ter cido pregado numa Cruz, em Roma , ao contrário desta temos palavra Amor . Jesus Cristo, nunca teve igreja , como sempre pediu ajudai uns aos outros, perdoai uns aos outros, que homem faz hoje , as igrejas com deslumbre de fartia, onde seus filhos passam necessidades, onde está igreja onde homem rege dentro da mesma , vendo aos seus olhos os filhos passar por momentos nas escuridão, onde Jesus Cristo andou pelos males das sombras , passou fome , sede e hoje homem briga pra desvendar sua história. Desde quando homem precisa brigar ou haver discordia entre homens , se Jesus Cristo lhe concedeu vida e amor. Então porque não Jesus Cristo não possa ter amado , mesmo sendo puro e homem , demonstrou que homem poderia amar , desde quando Adão e Eva pecaram, então senhores desde quando em tempos e tempos possamos dizer que Maria Madalena, poderia ter cido mulher que seria abençoada também, homens ainda não entenderam que enquanto houver discordia neste mundo, as indiferença , egoísmo, falta de compreensão, falta de amor , nunca chegaremos tão próximos das palavras de Jesus Cristo. Amai uns aos outros

      Excluir
  14. Em qual veículo da bíblia sagradas fala em rezas? Evangélicos nao6 rezam; evangélicos oram,! Pq Deus orou!!!

    ResponderExcluir
  15. Leonardo limitou-se a pintar a ultima ceia, tal como a interpretou. Não quer dizer , que nessa ultima ceia, não estivessem, Maria Madalena e Maria, mãe de Cristo. è muito natural, que aí estivessem, a servir Jesus e a ouvir o que ele tinha para dizer.

    ResponderExcluir
  16. Seria normal, na ultima ceia estarem, tanto Maria Madalena, como Maria , a mãe de cristo. Leonardo fez uma pintura da ultima ceia, Não quer dizer que seja verifica.

    ResponderExcluir
  17. Seria normal, na ultima ceia estarem, tanto Maria Madalena, como Maria , a mãe de cristo. Leonardo fez uma pintura da ultima ceia, Não quer dizer que seja verifica.

    ResponderExcluir
  18. Vejam, Senhores, que até na Santa Ceia o traidor Judas Iscariotes está à esquerda de Jesus Cristo. Esta mesma esquerda que hoje infesta nossa política, nossas escolas, e quer impor um regime ditatorial e opressor de poder contra o povo de Deus. Analisem por si mesmos e tirem suas conclusões...

    ResponderExcluir
  19. A Paz do senhor ir.(s).

    Em plena sintonia com nosso Grande e único mestre, afirmo que muitas informações ainda devem permanecem omissas aos cidadãos com pouco entendimento, pois traria somente desentendimentos e desunião...
    Independente da celebração de casamento (Santa ceia) entre Jesus e Madalena, mesmo com o baby em mãos e com a posição deles inversa (estavam de frente um só outro, com a criança no colo coberta pelo mesmo manto envolvido neles), devemos agraciar este momento belo e pacificador. João não era afeminado (nenhum dos apóstolos tinham tendências ao homossexualismo*), permitindo uma acertividade de 99% que seja realmente Madalena aos braços de Jesus. O outro 1% eu acrescento através da intuição.

    A paz do senhor.

    **Obs.: Visitem meu templo assim que possível. Lá, poderão compreender a verdade divina e realista. Além disso, temos excursões e bingo evangélico. Faremos o sorteio de um Jeep Renegade® para os trizimistas.

    ResponderExcluir
  20. As coisas de Deus não foram feitas para ser entendidas,por mais que nos esforcemos para entender o que Deus criou não vamos chegar a um consenso

    ResponderExcluir

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.