' '

ORAÇÕES NÃO ATENDIDAS – 1ª parte


Em Mateus 27:46, ele nos mostra a mais chocante oração não respondida da história da humanidade:

“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Esse questionamento por parte de Jesus tem um profundo significado para toda a humanidade:
1º) Revela que Deus realmente se manifestou na carne: 

“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória” (1 Timóteo 3:16).

2º) De fato e de verdade, Jesus tornou-se 100% humano, estando inclusive sujeito à morte:

“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:7,8).

O que teria acontecido se Deus tivesse respondido ao apelo de Jesus?

O que teria acontecido se o pai não tivesse abandonado o filho?

O que teria acontecido se Deus tivesse respondido ao desafio dos principais sacerdotes, escribas e anciãos quando disseram: “Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus” (Mateus 27:43).

A resposta é a terrível realidade do que nós merecíamos! Cada um de nós permaneceria morto em suas transgressões e pecados, abandonado por Deus por toda a eternidade. Não teria salvação para a humanidade.

O apóstolo Paulo demonstra claramente nossa posição desesperançada no livro de Efésios 2:12:  
“Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo”.


Se Deus tivesse respondido à oração de Jesus na cruz, não haveria futuro para nós, mas um perpétuo sofrimento além de uma eternidade no inferno!
E Paulo continua:

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2:13).

Assim sendo, para o nosso próprio bem, a melhor resposta para o clamor do Senhor Jesus foi o silêncio de Deus. Jesus deliberadamente veio à terra com o único propósito de redimir o homem caído. Sua vinda não foi um acidente, mas fazia parte do plano de Deus para a nossa salvação.

Agora vamos focalizar nossa atenção no Senhor que foi até o jardim chamado Getsêmani, afastando-se dos discípulos e ficando apenas com Pedro e os dois filhos de Zebedeu ao seu lado. Quando Ele ficou sozinho, mais tarde, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando. Qual foi a sua oração?

“Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39).

Passa de mim este cálice, não foi seu iminente sofrimento físico, por pior que fosse, que levou Jesus a orar assim, mas o fato de o Filho de Deus sem pecado ter de levar todos os pecados da humanidade e suportar a separação de seu Pai. Jesus não recebeu resposta. O pai ficou em silêncio. Jesus voltou até onde estavam os seus discípulos e achou-os dormindo, e disse a Pedro:

“Então nem uma hora pudeste vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:40,41).

Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo:

“Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade” (Mateus 26:42).

Novamente não houve uma resposta do pai. Jesus deu aos discípulos outra chance, voltando, achou-os outra vez dormindo. Desta vez o Senhor não os acordou nem deu outra instrução. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.

Em Lucas 22:43, revela que após Jesus ter orado, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. Não nos é revelado como ele o confortava, mas no versículo seguinte lemos que suas orações tornaram-se mais desesperadas:

“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até o chão”.

O que aconteceu no jardim Getsêmani? Pelo que já vimos, é claro que os poderes das trevas e mesmo a morte estavam prontos a tirar a vida de Jesus ali mesmo naquela hora. Em Mateus 26:38 lemos:

“Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e vigiai comigo”.

Enquanto aparentemente Deus ficou em silêncio diante da tríplice oração de Jesus, as Escrituras documentam que sua oração, na verdade, foi respondida. Paulo, em Hebreus 5:5 fala de Cristo como o sacerdote da ordem de Melquisedeque: “Assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei”.

O versículo 7 contém a resposta a essas oração: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia”.

Esta análise da vida de oração de nosso Senhor antes de sua crucificação deveria nos ensinar que as respostas às nossas orações podem nem sempre ser o mais importante. Podemos passar por derrotas, doenças, tragédias e catástrofes. Mas o que realmente deve ser lembrado é que somos de Cristo.

Por essa razão, ao falar de provas e tribulações, o apóstolo Pedro exclamou triunfante:  

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6,7). 

Desejos X Necessidades


Devemos reconhecer que necessidade não é o mesmo que desejo. Todos nós, em alguma situação da vida, pedimos a Deus alguma coisa que acreditávamos ser uma necessidade, quando isso, na realidade, era apenas um desejo.

Necessidade: significa algo que seja essencial ao cumprimento do plano de Deus para a vida de uma pessoa. Pode ser alguma coisa básica como água, comida e moradia. Pode ser educação ou treinamento necessário para a pessoa cumprir os planos e propósitos de Deus.

Um desejo: tende a ser algo que não é essencial, mas é agradável. Pode ser alguma coisa pela qual temos um forte desejo, anseio, vontade, esperança ou sonho. Mas não é porque um desejo não seja algo essencial que não tem importância para Deus. E a verdade é que Deus é a favor de nossas experiências prazerosas, da alegria e até mesmo da diversão em nossas vidas.

Muitas pessoas têm enganado a si mesmas transformando um desejo em necessidade. Por exemplo:

Uma pessoa vê alguma coisa que prende sua atenção e diz: “Aqui está uma coisa que eu realmente gostaria de ter”. E então começa a justificar a compra daquela coisa com argumentos como: “Bem, eu não bebo, não fumo, não jogo e não tenho nenhum vício em minha vida, e além do mais o Senhor quer que eu tenha algum divertimento e prazer na vida”. E embora a pessoa não tenha condição de comprar aquilo, vai adiante e abre um crediário. Ela termina em dívida.
Passado o tempo, vai tendo dificuldades em pagar as prestações e, quando a coisa chega no limite ela volta-se para Filipenses 4:19 e diz a Deus: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. E então, Senhor, veja a necessidade financeira pela qual estou passando em minha vida hoje. Eu peço que o Senhor supra esta necessidade, e tenho fé que o Senhor irá fazê-lo. E então a pessoa segue tentando justificar-se perante Deus da mesma forma que justificou-se para si mesma anteriormente.
Este tipo de pessoa transformou um desejo em necessidade em sua mente e em suas orações, mas na verdade o problema está no seu desejo.

Deus não é obrigado a realizar um desejo que nós transformamos em necessidade. Faça uma análise de suas necessidades. Elas são necessidades genuínas ou são necessidades que são frutos de sua busca fútil por desejos? Deus não tem a responsabilidade de responder um pedido de oração ou suprir uma necessidade que não corresponda a seus planos e propósitos para você na terra.

Não há nada de errado em termos desejos contando que estejam dentro dos limites do propósito e vontade de Deus para nossas vidas.

Paulo escreveu em Romanos 8:32: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” As coisas boas que Deus, o pai, tem para Jesus, tem também para nós. 

O que acontecem quando você ora


Como vencer as lutas? Orando!
Mas o que é oração? Permitir a Deus. Deus não faz nada sem a sua permissão, Deus tem um princípio "O livre arbítrio".

Deus não precisa de sua permissão, mas orar é permitir que Deus haja na sua vida.
Quanto tempo de oração você tem com Deus? Veja só quantas bênçãos você está perdendo...

 “E, aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me tenho comprazido” (Lucas 3:21,22).

Três coisas acontecem quando você ora:

1º) - O céu se abre: E, aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu”, nada pode conter o poder de Deus;

2º) - O Espírito Santo desce sobre a tua vida:
e o Espírito Santo desceu sobre ele”. A presença do Espírito Santo lhe dá Paz;

3º) - Você ouve a voz de Deus:
e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado”.
Quando acontece algo errado, nós dizemos: Deus porque o Senhor deixou que isto acontecesse!
E ai Deus vai dizer: “Filho meu, Eu tentei te avisar, mas não consegui!

Nós conhecemos muitos timbres de voz, do pai, da mãe, do namorado, etc... mas esquecemos a de Deus... tem pessoas que confundem a voz de Deus com a do diabo, quando é do diabo acha que é de Deus, e quando é de Deus acha que é do diabo... falta intimidade, Deus não vai te criticar, Deus vai estender as mãos para te ajudar!

(Obs.: leia a matéria “Como obter intimidade com Deus?” no tema “Vida Cristã”.)

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

 ...Para que não entreis em tentação... Que tentação?.
Tentação de desistir: Cuidado o Diabo não vai desistir de nós, ele vai lutar contra você, vai colocar pessoas para te criticar, te humilhar, para te desprezar, mas cuidado, o que sai da tua boca é porque o seu coração está cheio, se na tribulação o teu coração está doente, dos teus lábios sairão murmurações, mas se você tem comunhão, você profetiza vitórias.


3 comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.