Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16:24).
“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9:23).
Quando Jesus usou a imagem de seus discípulos carregando uma cruz e seguindo-o, estes entenderam o que Ele queria dizer. A crucificação era um método romano muito usado nas execuções; os condenados deveriam carregar sua cruz pelas ruas até o local designado para a execução.
O Senhor não se opõe ao prazer nem nos recomenda a procurar a dor. Carregar a cruz diz respeito ao esforço heroico necessário para seguir a Jesus em todos os momentos, fazendo a vontade dele, em meio às dificuldades do presente e quando o futuro parecer pouco promissor.
Os Cristãos seguem o seu Senhor, imitam seu modo de vida e obedecem às suas ordens.
Aplicado aos discípulos, “levar a cruz” significa identificar-se completamente com a mensagem de Cristo, mesmo que isto implicasse a morte.
Acompanhar Jesus, portanto, sempre significou um compromisso com risco de morte, sem possibilidade de voltar atrás:
“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á” (Mateus 10:39).
muito bom
ResponderExcluir