' '

Vida



Por que a matança diária de milhares de animais para servir de alimento não é considerada um mal? Não devemos considerar sagrada a vida de todas as criaturas? A resposta está no que Deus diz sobre a vida. Toda a vida é criada por Deus e tem valor, mas os seres humanos foram criados à imagem de Deus (veja Gênesis 1.26,27). Deus colocou algo de sua própria natureza em cada ser humano.

Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela” (Gênesis 9.3-7).

Como resultado, a vida humana é sagrada para Deus. Cada ser humano, não importa a sua idade, sua raça ou cor, seja ele sadio ou doente, tem valor eterno aos olhos de Deus.
Em contraste, os animais não foram criados à imagem de Deus. Eles não têm uma natureza espiritual eterna, nem personalidade única, intelecto ou raciocínio. É claro que tudo que Deus criou é bom (Gênesis 1.25) e deve ser valorizado e tratado com respeito. Devemos certamente evitar a matança indiscriminada de animais. Mas eles não são sagrados como a vida humana o é.
Devemos compreender o valor inerente e a sacralidade da vida humana. Cada ser humano tem valor eterno para Deus. Por isso o assassinato é algo tão condenado: matar alguém é matar um ser vivo feito à imagem de Deus. Desde o momento da concepção até o fim da existência, a vida humana é sagrada aos olhos de Deus. Temos então a responsabilidade de amar, valorizar e proteger todas as pessoas.

Quanto a comer carne, Deus nos deu a carne dos animais como alimento (Gênesis 9.2-4). Se as pessoas nos disserem que comer carne é imoral, podemos simplesmente mostrar as palavras de Deus nesta passagem. Em vez de evitar a carne para atender aos que julgam isso imoral, podemos comer e agradecer a Deus por isso.

Reflexão: Se a vida humana é tão sagrada para Deus, como devemos tratar a vida das outras pessoas? O que a verdade sobre a vida humana implica no que se refere às questões da eutanásia e aborto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.