' '

As viúvas

Estaremos estudando a realidade das mulheres que estão desquitadas, divorciadas, viúvas, abandonadas pelo marido. São mulheres enfrentando situações duras, situações de desprezo e rejeição.
Mas cremos na cura da alma , na restauração e cura de feridas.
Precisamos enfrentar a realidade e chamá-la pelo seu próprio nome, buscando a cura da alma, a cura do corpo e enxergar o que o Senhor nos deixou em Romanos 12:2:
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

VIÚVAS

Elas vivem os mesmos problemas em qualquer parte do mundo.
São sofredoras, emotivas, românticas e saudosas.
Saudade é um fenômeno universal.
O gelo não esfria um coração saudoso, resultado da ausência.
A parte mais marcante na vida de uma viúva é a saudade.
A memória fica ativa; e mesmo nessas horas aquele marido que a fez sofrer, quando parte ganha a fisionomia de heróis e os piores momentos são enterrados junto com ele.
Então começa a relembrar os grandes momentos.
Em alguns casos é assim, em outros não.
Estou apenas afirmando que a saudade existe no coração.
Com a saudade surge muitas vezes a carência.
O marido se foi, a cama fazia , não tem mais aquele que te esquenta.
Isto acontece muito com viúvas novas, a própria ausência dele necessita de uma companhia ,gostaria que fosse ele, mas ele não vem.
E tudo que ela toca, traz às vezes a memória dele. Mas como a memória não tem corpo, a sua carência acaba reclamando; é um momento de dificuldade para as viúvas.
E quando ele se vai, o que fica é uma enorme insegurança.
Alguns podem até ajudar esta viúva, por exemplo, filhos, irmãos, pais, mas não consegue preencher a ausência do esposo.
E por causa deste processo , as mulheres viúvas passam a ter alguns problemas que se chamam: autopiedade (pobre de mim, o que será de mim?)
autocomiseração (ninguém me ama, ninguém me quer, sou infeliz) algumas se revoltam contra todos e contra Deus. Outras passam a ser mulheres amargas, pois o seu esposo deixou, além de saudades, dívidas, filhos para criar.
Muitas delas nunca trabalharam na vida, sua profissão é : do Lar.
E depois de seus 40 anos têm que aprender fazer algo, pois a pensão que ele deixou não dá para manter o padrão de vida que tinha (isto é, quando ele deixa a pensão).
Através destes sentimentos, ela passa a ter problemas na alma (falta de perdão), pois a vida não teve misericórdia dela, e passa até ter problemas no corpo.

Em Salmos 32:3 declara: “Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todos os dias" (o ressentimento transforma-se em mágoa e seca os ossos, traz doenças conhecidas como psicossomáticas tais como: artrite, artrose, úlcera, etc., e a causa da morte -Ressentimento.

Mas se abrirmos nossos corações e reconhecermos que o Senhor é o nosso marido, como está escrito em Isaias 54:5, ele está pronto para suprir as necessidades e o vazio de cada área da sua vida. O filho, o pai, a mãe, não conseguem suprir 100% este vazio, mas Jesus, Ele pode. Em Salmos 23 no original diz que ”O eterno (Deus) é o meu pastor e por isto nada me pode faltar, ele me faz repousar em campos verdejantes, conduze-me as águas tranquilas, e restaura a minha alma”.
 
Quero deixar para você viúva, o exemplo de Rute e Noemi.

O exemplo de Rute uma viúva nova e Noemi uma viúva idosa.
Rute - a Bíblia diz que seu casamento durou 10 anos.
Como ela enfrentou a realidade daquela época? No livro de Rute, capítulo1:16 e 17, Noemi diz para cada uma de suas noras seguir seu caminho, voltar para sua família, seu povo, pois ela já era velha não tinha filhos e não poderia gerar mais filhos para elas, e não teria mais nenhum vínculo de parentesco.

Mas Rute estava disposta a mudar sua vida, ela não quer ficar no lugar de uma mulher que só vive de lembranças, de lugares, de situações de frustrações, de coitada, e rejeitada. Rute se levantou daquele estado de luto de tristeza, tomou uma posição.
 
Ela diz para sua sogra:
 
Não instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te, porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti.
 
Neste momento creio que houve um fortalecimento, uma cura na vida de Noemi, pois Noemi era uma mulher idosa e estéril, num país estrangeiro, marcada pelas surpresas da vida, perdeu filhos e esposo e estava fora de sua terra.
De repente Rute estava disposta a deixar suas crenças, seu povo, para fortalecer uma amizade e os vínculos parentesco.
Creio que Noemi, neste momento, se sentiu amada, importante e não se sentiu só.
Rute resolveu abrir-se para o novo. "Ela foi à luta, começou trabalhar".
A história diz que ela começou a trabalhar nas terras de Boaz, que era da família de Elimeleque (esposo de Noemi).
 
 
QUAL O RESULTADO DE SEU TRABALHO?

Rute não precisou ficar pegando espigas após os segadores (como migalhas). No capítulo 2:11 e 12 diz que Boaz soube o que ela estava fazendo por Noemi e agradeceu, e no versículo 15 Boaz dá ordem aos seus servos dizendo: até entre as gavelas (feixes de espigas) deixai-a colher e não a repreendeis.

 
QUAL O RESULTADO DE SUA AMIZADE POR NOEMI? Noemi aconselha Rute: “Minha filha, não hei de buscar-te um lar para que sejas feliz?”. Depois ela explica o que Rute teria que fazer para se casar com Boaz. Rute responde a Noemi: "Tudo que me disseres te farei".

E o resultado foi o casamento de Rute com Boaz. Eles tiveram um filho.
O conselho de Rute como uma viúva nova é : fortaleça sua amizades, não se isole, trabalhe, se ocupe, não se entregue a solidão, e sentimentos de perda. Lute.

Em 1 Timóteo 5:11, 13, 14 diz:
 
Rejeita as Viúvas moças, porque, quando os atrativos da paixão as partam de Cristo, querem casar-se de novo. Além disso, ociosas, habituam-se a andar de casa em casa; não somente ociosas, mas também tagarelas e intrigantes, falando o que não devem. Quero pois, que as viúvas moças se casem, criem filhos e que governem bem a sua casa, para não dar a ninguém o ensejo de crítica.
 
O conselho de Noemi como uma viúva idosa é: não perder a vontade de viver, o amor pela vida . Fazer como Noemi que não se tornou dependente de ninguém, ela desejou felicidades, o melhor para suas noras.
Era uma mulher cheia de esperança , Noemi não punha peso sobre ninguém.
Ela não tinha idade pra ter filhos e nem para se casar novamente, no seu coração ela tinha ficado velha, mas em sua mente ousava falar em marido, vida e felicidade. No lugar de luto, houve festa na vida de Noemi.

" Peça para Deus te mostrar os dons que você tem"!

Em Tito 2: 3 e 4 diz:
 
Mulheres idosas sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem. A fim de instruir as jovens recém-casadas a amarem a seus maridos e filhos.
 
Em 1 Timóteo 5:3 diz:
 
Honra as viúvas que são realmente viúvas... A verdadeira viúva, aquela que ficou sozinha no mundo, põe a sua esperança em Deus e persevera noite e dia em orações e súplicas. Aquela pelo contrário, que vive nos prazeres, está morta, embora pareça viva.


A pior fase de uma mulher, é aquela que ela não sabe viver.
" O diabo odeia uma mulher decidida em Cristo!!!