' '

A infância de Jesus

Este tempo da vida de Jesus que os evangelhos não narram sempre despertou em nós muita curiosidade. Deste período encontramos apenas a passagem de Jesus no Templo aos 12 anos de idade, discutindo com os doutores da lei. Depois disto um grande silêncio que vai até o início da sua vida pública.

É de se considerar que os fatos a respeito da vida de Jesus que marcavam as comunidades eram os acontecimentos da sua vida pública e pouca importância foi dada para a sua vida privada no recanto da casa de Nazaré com Maria e José.
Mas por outro lado os textos que aparecem sobre Jesus deste período poderá nos ajudar a reconstruir elementos da infância de Jesus em Nazaré.

Jesus em Nazaré com Maria e José

Um episódio único deste período encontramos nos evangelhos. Jesus contava com 12 anos e numa Festa da Páscoa como era tradição Judaica, festa de preceito com peregrinação a Jerusalém, ele com sua família foram para a cidade de Jerusalém, segundo a narrativa de Lucas. Jesus se perdeu em Jerusalém durante a festa da Páscoa, Maria e José o encontram no Templo, sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os e todos os que o ouviam ficavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas (Lucas 2:46,47). A narrativa de Lucas nos conta que a sagrada família retornou para Nazaré e nada mais encontramos por escrito da infância de Jesus.



A leitura atenta dos Evangelhos como primeira fonte

No evangelho de Lucas encontramos fatos importantes para esclarecer os acontecimentos relacionados à infância de Jesus. Lucas no início do Evangelho narra que Jesus uma vez apresentado no Templo segundo a prescrição judaica e as ofertas rituais segundo a Lei, “voltou para Galiléia, para Nazaré, sua cidade. E o menino crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2:51,52). Ele era um adolescente comum, de sua época, crescendo fisicamente e intelectualmente e ajudava seu pai adotivo José na carpintaria e na vida agrícola, pois a cidade não comportava o trabalho único e exclusivo da profissão de carpinteiro durante todo o tempo.

Jesus era um jovem como qualquer outro de sua terra. O evangelista Lucas simplesmente narra que depois do acontecimento da perda no Templo Jesus voltou para Nazaré. Podemos então concluir que Jesus permaneceu em seu círculo familiar, era submisso a José e Maria. Jesus estudou e trabalhou como qualquer criança hebreia de sua época.

Marcos confirma este dado, quando descreve que Jesus pregou pela primeira vez na sinagoga de Nazaré e todos os presentes neste acontecimento se assombraram e disseram: “De onde lhe vem tudo isto? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por sua mãos? Não é este o do carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?” (Marcos 6: 2,3). A vida de Jesus transcorreu no pacato vilarejo de Nazaré e no dia que se apresentou na sinagoga de Nazaré causou surpresa a todos os conterrâneos. Mas afinal como conseguiu Jesus toda esta sabedoria, se Ele é filho de pessoas conhecidas, José o carpinteiro e Maria? Se Jesus tivesse a oportunidade de estudar em Jerusalém este espanto não teria acontecido.



Jesus sabia ler e escrever?

O episódio do Templo em que os judeus, ao ouvi-lo pregar em Jerusalém, se perguntaram maravilhados: “Como é que este é letrado, se não estudou?” (João 7:15). Faz-nos entender que Jesus frequentava em Nazaré, juntos com os outros meninos a escola da sinagoga, que ajudou Ele a ler e a escrever em hebraico

A necessidade de aprender a ler e a escrever de toda a criança judaica.

Olhando a literatura Judaica da época de Jesus vemos que toda a criança judaica, por motivos religiosos, necessitava aprender ler e a escrever. Jesus não fugiu esta regra do judaísmo. Percorreu todos os caminhos que uma criança deveria percorrer. Não temos, pois, nos evangelhos provas seguras de que Jesus soubesse ler e escrever. Entretanto podemos saber por outras vias. Durante o tempo de infância de Jesus existia em Nazaré, uma pequena escola, onde se reuniam os meninos a partir dos cinco anos. O local, por motivos religiosos, estava anexo à sinagoga, e o programa escolar constava de dois ciclos básicos fundamentais.

O primeiro ciclo durava cinco anos. Iniciava-se com o alfabeto hebraico, logo que se dominava a leitura se estudava a Bíblia ao ponto de decorar textos e junto com isto se ampliava os conhecimentos em outras áreas como geografia, história e gramática hebraica.

Terminada esta primeira etapa, os meninos passavam para o segundo ciclo, que durava dois anos. Neles, aplicavam-se ao conhecimento da “Lei Oral” judaica (chamada Mishná), isto é, às interpretações e complementos que os doutores da Lei faziam das leis bíblicas.

Ao chegar aos 12 anos, os meninos terminavam os seus estudos. Se algum era particularmente brilhante, então podia cursar estudos mais avançados; para isso tinha de ir para Jerusalém ou outra cidade importante do país, e inscrever-se nas escolas dirigidas pelos mais célebres doutores da Lei. Mas isso era privilégio de uns poucos; a maioria dos jovens reintegrava-se na sua família, onde começava a aprender com seu pai uma profissão para ganhar a vida.

Sem dúvida, Jesus, durante a sua infância, assistiu como todos os meninos da sua época nos dois ciclos básicos escolares na sinagoga de Nazaré, onde aprendeu a ler e a escrever. 
Mas não parece ter recebido o ensino superior próprio dos centros urbanos como Jerusalém. O comentário que dele faziam os judeus dizendo: “Como é que este é letrado, se não estudou?” – confirma-o.

Como rezava Jesus?

Jesus aprendeu a rezar, pois qualquer criança israelita, depois dos 13 anos, deveria rezar três vezes por dia: de manhã, ao meio-dia e à noite segundo instruções dos livros bíblicos (Salmos 55:18; Daniel 6:11; Atos 10:9).

Um judeu devia recitar por dia duas orações a partir da adolescência. A primeira chamava-se “Shemá” (em hebraico, “Escuta”). E a segunda era a chamada “Shemoné Esre” (em hebraico, “Dezoito”)

Foi neste clima de oração que Jesus cresceu e que o marcou profundamente seu tempo de vida oculta.

A sinagoga de Nazaré nos sábados?

Desde a infância, aos sábados Jesus frequentava a sinagoga de Nazaré acompanhado pelos seus pais José e Maria. Com o andar dos anos, ele foi aprendendo todas as orações e os ritos, até se lhe tornarem fáceis e familiares.

Além da frequência na sinagoga, Jesus aprendeu que no sábado devia praticar o descanso total. Assim, desde sexta-feira à tarde ajudava a mãe nos preparativos do sábado, participava dos rituais de abertura do sábado na família e da refeição no sábado na volta do serviço religioso na sinagoga.

Concluindo

A infância de Jesus como pode constatar não teve nada de extraordinário, como a pintam as absurdas histórias e lendas sobre este período da vida de Jesus. Foi nesta atmosfera simples e familiar, própria das aldeias da Galileia, que o menino Jesus cresceu, amadureceu e descobriu a vida em uma família simples, igual a tanta outras das aldeias da Galileia. Fazia parte do coro dos meninos na escola, que recitavam textos da Bíblia, ouvia o monótono golpear do martelo de seu pai José na carpintaria, ou o grito repetido da mãe, Maria chamando-o para casa tirando-o da rua. Este foi o clima que Jesus viveu e assimilou durante os anos de infância.


Estudo sugerido por José Carlos, da cidade de Cuiabá/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.