VOCÊ CONHECE JESUS?


verbo conhecer tem diferentes significados em nossa rica língua portuguesa. E os dicionários apresentam diferentes acepções da palavra. Veja, por exemplo, o sentido empregado pelo Dicionário Novo Aurélio: Conhecer: Ter noção ou conhecimento de; saber; ser muito versado em; travar conhecimento com; ter relações ou convivência com; ter conhecimento de causa ou ter experimentado; distinguir, reconhecer; apreciar, julgar, avaliar.
Posto isto, vemos também que a Bíblia emprega bastante o verbo conhecer, em seus diferentes significados. No versículo a seguir, Jesus usou o verbo conhecer no sentido de travar conhecimento, ter conhecimento de causa, mas também no sentido de distinguir. Leia o que diz a Bíblia :


“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido? Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-me o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?” (João 14:8-10).
Com base na definição do dicionário, podemos dizer que conhecemos Jesus? Você pode dizer que conhece Jesus? Ou será que numa conversa íntima, Ele também não nos diria o que disse a Filipe: “Você não me conhece mesmo depois de eu ter estado com você durante tanto tempo?” Como podemos saber se realmente conhecemos Jesus? Vamos fazer um rápido diagnóstico?
1. O Propósito de Deus
Dar a você a sua paz e uma vida feliz
Para dizer que conhece Jesus, a primeira certeza que você precisa ter é que Deus o ama e quer que você o conheça de forma plena, e que estabeleça com Ele maior e mais íntimo relacionamento, para que possa lhe conceder a sua paz e o poder para viver uma vida feliz 
e produtiva, visto que Deus elaborou um plano sob medida para você. Sim! Deus nos projetou para dar certo! Ele não erra.

Ao conectar-se com Deus, você passa ter a certeza da vitória sobre os problemas e desencantos da vida, pela convicção de que Deus está no controle de todas as coisas e que Ele nos conduzirá de vitória em vitória. A sensação que temos é como se fôssemos participar de um jogo, onde já soubéssemos que seríamos o vencedor. É como ler um livro de trás pra frente, porque já sabemos o final da história: “E assim viveram felizes para sempre”.
Diz a Bíblia: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8:37).
Foi Deus quem tomou a iniciativa de nos amar. Ele deu o primeiro passo; Ele nos amou primeiro e nos escolheu:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
“Amemos a Deus porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).
“Vós não me escolhestes a mim, eu vos escolhi a vós e vos destinei para irdes dar fruto; e para que o vosso fruto permaneça e tudo que pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo dê” (João 15:16).
“Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que em virtude da fé chegamos à graça em que nos mantemos e gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1,2).
O próprio Jesus disse a respeito de sua missão nesta terra: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:9-11).
O plano perfeito de Deus é que nós tenhamos uma vida de paz, de alegria e de justiça; uma vida vitoriosa e feliz. Essa vida plena pode ser realidade para você, hoje mesmo, agora mesmo!


Luto

A dor da perda faz parte da sorte comum da humanidade. Quanto mais a pessoa amou, mais profundo é o sofrimento. Aquele que “tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si” tornou-se ele mesmo “um homem de dores, experimentado no sofrimento.
 
 
Desde Jacó, deixando a sua amada Raquel descansando em Belém, até Jó, Davi, Paulo e as últimas promessas resplandecentes de Deus, a dor da perda é apresentada como uma sombra sobre a vida humana. Até mesmo Jesus, que foi provado em todos os sofrimentos humanos, conheceu o luto como as criaturas humanas o conhecem. Ele chorou junto à sepultura de Lázaro, e a única causa era a dor de o haver perdido.

Perdão

Cristo nos ensinou a orar: “Perdoa-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. O que isso significa? O que queremos dizer quando falamos em perdoar pessoas e sermos perdoados?
O perdão refere-se à eliminação de barreiras que impedem relacionamentos pessoais, barreiras que foram levantadas quando um relacionamento foi prejudicado pelo erro
consciente de alguém. Isso não significa tratar o erro como coisa sem importância, nem fazer de conta que nunca aconteceu. Antes reconhecendo o erro como erro, quem perdoa age evitando que o relacionamento continue prejudicado por seus próprios ressentimentos ou pelo fardo da culpa de quem errou. O perdão flui apesar do amor, não por causa do amor.