' '

Perdão

Cristo nos ensinou a orar: “Perdoa-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. O que isso significa? O que queremos dizer quando falamos em perdoar pessoas e sermos perdoados?
O perdão refere-se à eliminação de barreiras que impedem relacionamentos pessoais, barreiras que foram levantadas quando um relacionamento foi prejudicado pelo erro
consciente de alguém. Isso não significa tratar o erro como coisa sem importância, nem fazer de conta que nunca aconteceu. Antes reconhecendo o erro como erro, quem perdoa age evitando que o relacionamento continue prejudicado por seus próprios ressentimentos ou pelo fardo da culpa de quem errou. O perdão flui apesar do amor, não por causa do amor.
Jesus contou a história de um servo que havia feito séria dívida com o seu senhor e recebeu ordens de se desfazer de todas as suas propriedades para pagar. Em resposta ao pedido do servo, entretanto, o senhor compassivamente relevou a dívida e reintegrou o servo. Quando as pessoas perdoam alguém, reagem ao erro indo além do que a justiça restrita ou a razão podem ditar; elas agem com graça pura.

“Perdoa-nos os nossos pecados”

Na Bíblia, muitas das referências ao perdão dizem respeito a Deus perdoando os pecados de pecadores. Quando Deus perdoa e nós recebemos seu perdão, o pecado fica coberto e é eliminado (duas palavras do Antigo Testamento (AT) traduzidas por perdoar). Os bons relacionamentos podem então ser restaurados entre nós e Deus.

Alguns dos sinais do perdão de Deus, de acordo com o entendimento bíblico, são os seguintes:

  Não há nada automático no perdão. É um sinal do caráter amoroso e cheio de graça de Deus, que é apresentado em certo lugar como um Deus de perdões. O pecado merece castigo, mas o perdão vai além da justiça restrita, e Deus, misericordioso e cheio de graça, demonstra misericórdia a milhares.

  O perdão é recebido apenas pelo penitente. O espírito perdoador de Deus faz parte de sua natureza, mas a experiência de ser perdoado está ao alcance apenas dos dispostos a mudar sua mente e intenção para com Deus, que desejam livrar-se do pecado e partilhar de um relacionamento restaurado com Ele. Esse é o tema da oração de confissão de Davi no salmo 51. Ele havia cometido uma série de erros, e nesse salmo está expressado dolorosamente sua humildade diante de Deus, reconhecendo que seus erros contra os outros foram de fato também pecados cometidos diante de Deus, e então fazendo confissão. Ele anseia por receber um coração novo e almeja louvar a Deus e colocá-lo em primeiro lugar.

Receber perdão nos custa o orgulho, lembra-nos da nossa dependência de Deus e envolve reconhecimento de que estamos errados. Quando o AT diz que o culpado não tem por inocente, quer dizer que é apenas por meio do arrependimento que podemos receber o perdão cheio de graça de Deus.

  O perdão também custa caro a quem perdoa. Uma das palavras do AT que significa perdoar está relacionada com a ideia central do sistema sacrifical do AT de fazer expiação: a maneira de Deus ficar “quite” com seu povo.

No Novo Testamento (NT), vemos quanto custou a Deus perdoar-nos quando vemos que, para sermos perdoados, Jesus Cristo precisou morrer. Paulo, em sua carta aos efésios, escreve que temos “a redenção pelo seu sangue, e remissão dos pecados, segundo as riquezas de sua graça que ele derramou profundamente sobre nós”.

Podemos ser perdoados porque Cristo morreu em nosso lugar para reconciliar-nos com Deus.
 
  O perdão não restaura apenas um relacionamento, ele o intensifica. Lembra-se do que aconteceu quando o filho pródigo voltou para casa? A parábola de Jesus (Lucas 15:11-32) mostra como o perdão não é apenas um termo legal voltado para o passado, mas abre caminho para uma vida mais rica de filiação no futuro.

  O perdão é às vezes ligado à cura. Uma das palavras do NT traduzida por perdão significa descartar, centralizar-se na eliminação de barreiras à comunhão.

Essa é a palavra utilizada na história do encontro de Jesus com o paralítico. Quando Ele viu a fé dos quaro amigos que baixaram o doente com sua cama no recinto onde Ele estava pregando, disse ao paralítico: “Meu filho, perdoados te são os teus pecados”.

As barreiras, espirituais e físicas, que nesse caso estavam impedindo que o homem vivesse livremente diante de Deus, foram retiradas por meio do ato de amor de Cristo. Não significa que a enfermidade esteja sempre ligada a determinado pecado. Mas às vezes o pecado produz sofrimento emocional ou físico, que é eliminado quando as pessoas sabem que são perdoadas por Deus.

“Como nós perdoamos aos outros”

As trágicas sequelas da história do servo com a enorme dívida e o seu senhor é que o servo se recusou a perdoar a um dos seus colegas que lhe devia a insignificante quantia de cinco centavos (veja Mateus 18:21-35). Jesus mostra que o homem não tinha compreendido verdadeiramente o que significa ser perdoado. Na verdade, receber perdão quando somos realmente penitentes pelo erro que cometemos deveria evidenciar-se no nosso perdão para com os outros que erraram contra nós.

Precisamos lembrar-nos de que  esquecer faz parte do perdoar e que o perdão não está completo até que o erro seja “deixado de lado” e finalmente esquecido. O meigo espírito de perdoar do NT é bem diferente do tipo de perdão que às vezes oferecemos aos outros. Podemos com demasiada facilidade esquecer do aspecto perdoador e apegar-nos a ressentimentos internos, por mais que declaremos o perdão exteriormente.

Uma das tarefas-chaves que os cristãos têm é proclamar o evangelho do perdão. Uma maneira de fazê-lo é sendo membros da comunidade do perdãoa igreja. Outra é buscando o padrão divino explícito de perdão em todos os relacionamentos. Faz parte do significado de amor a maneira em que o amor é expresso em situações de erros pessoais.