' '

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo

Habitar no esconderijo do Altíssimo significa estar sob a proteção divina. Um esconderijo transmite a ideia de segurança e abrigo longe das ameaças. Mas a verdade é que nem todo esconderijo é seguro. Algumas pessoas buscam se esconder em suas próprias riquezas, força, fama e prestígio social; e assim elas vivem iludidas desfrutando de uma falsa segurança.

No entanto, o salmista não fala de qualquer esconderijo. Ele fala do “esconderijo do Altíssimo”. A palavra “esconderijo” traduz um termo hebraico que significa “cobertura”, “refúgio” ou “lugar secreto”. Então quando o salmista diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo”, ele está contrastando o poder infinito de Deus e a frágil defesa humana.Isso está em plena harmonia com a verdade bíblica acerca de quem é o nosso Deus. Como escreve o outro salmista: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia (Salmo 46:1).

Na adoração do Antigo Testamento o Santo dos Santos no Santuário era o símbolo máximo da habitação do povo fiel em comunhão com Deus, e de Deus com seu povo. Quando o Templo de Jerusalém foi destruído, muitos judeus tiveram dificuldade de entender que habitar em Deus era algo muito mais profundo do que simplesmente morar na capital de Judá diante do Templo. Por isso muitos pensavam que não podiam cantar longe de Sião (Salmo 137).

Mas o Deus Altíssimo não é uma divindade territorial; Ele é o Deus de toda a terra. José do Egito, o profeta Daniel e seus amigos, o profeta Ezequiel e tantos outros crentes verdadeiramente habitaram no esconderijo do Altíssimo apesar de estarem em terras estranhas.

Hoje, em Cristo, através do poder do Espírito Santo, a Igreja habita no esconderijo de Deus, e Deus habita na Igreja (1 Coríntios 3:16). Como diz Agostinho de Hipona, “o Espírito Santo nos faz habitar em Deus, e Deus em nós”.

O salmista diz que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo descansa à sombra do Onipotente. O escritor bíblico aplica a palavra “sombra” como uma metáfora para proteção e cuidado. Ele estava acostumado com regiões desérticas onde o sol escaldante podia ser muito perigoso.

Então a “sombra do Onipotente” é uma expressão que representa a extensão, a eficácia e o alívio que há na abundante proteção de Deus. Como diz W. Wiersbe, o lugar mais seguro da terra é uma sombra, se essa sombra for do Deus Onipotente.

Mas o salmista não apenas diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do onipotente descansará”. Ele também completa: “Direi ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte; Deus meu, em quem confio” (Salmo 91:2).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.