' '

NÃO TENHO COMO FUGIR


"Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu  a ti a minha oração, no teu santo templo"  (Jonas 2:7).

Você está triste? Ore! Seu coração está aflito? Ore ao Senhor!

Você já não crê e nem vê motivos para a esperança, esta fraco? Faça orações, mesmo que não acredite em seu poder.
Você não tem como fugir? Suplique ao Senhor! Não tem por onde escapar? Clame ao Pai!

Esta é a grande lição, que aprendemos com Jonas, no Antigo Testamento, aquele que foi engolido pela baleia. E ficou três dias preso no ventre dela. Lição esta que nasce no momento em que não se tem como fugir, e a única alternativa é saber recorrer a Deus.

Jonas passava por angústia muito grande. Estar no fundo do mar preso no ventre da baleia. Em meio a esta situação e não tendo como escapar, o profeta se lembra daquele ao qual andava fugindo, a exemplo do filho pródigo, Jonas parece cair em si, percebe a sua situação terrível. Mas antes de estar totalmente desfalecido, clama: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz. Depois de tanto fugir, agora busca um encontro com Deus. O que mais me empolga é que aquilo que poderia ser a desgraça final de Jonas, foi a salvação que veio do Senhor. Naquele momento de sua vida ser engolido pelo peixe foi a sua salvação. Nestes momentos em que não temos como fugir, e por onde escapar, é que nasce o clamor a Deus, um clamor agora humilde, sincero, daquele que não tem outra alternativa se não esperar a salvação do Senhor.

            Uma vez a salvação aplicada, vendo que saiu daquela circunstancia terrível, que não está mais em prisão, brota do coração de Jonas o louvor ao Senhor. Agora ele agradece ao Senhor, reconhece que sem Ele estaria perdido. Esta oração de Jonas (Jonas 2:1-9) nos ensina muito que orar não é simplesmente repetir fórmulas, mas, principalmente, conversar com este Pai e amigo, que sempre nos ouve com paciência e benevolência. É louvá-lo nas bênçãos. É maravilhar-nos com toda a grandeza da salvação.

Vivemos tempos onde muitas vezes estaremos diante de situações como esta, onde através da oração iremos encontrar, a salvação, o conforto e luz para as nossas vidas.

A resposta que Jonas obteve não era aquilo que ele desejava, mas o Senhor mandou que o peixe o vomitasse em terra firme. Jonas, agradecido, sabe que o melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus, e por isso realiza a missão a que Deus o chama. Vai para a grande cidade de Nínive, e ali cumpre o seu compromisso.

Esta história tem se repetido nos nossos dias. Muitos estão fugindo de Deus, por causa daquilo que Ele tem requerido, estão caminhando em direção oposta e, em razão desta atitude, se encontram inúmeras vezes em situações das quais não tem como fugir, sem ter saída. Na verdade, a saída passa pelo caminho da confiança em Deus. O caminho da busca em Deus.

Como cada um de nós deve cumprir a missão a que Deus o chamou? Stanley Jones disse: a vida é ou terrivelmente simples ou simplesmente terrível. A diferença está em recebermos ou rejeitarmos o que Deus tem para nós. Você esta fugindo de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.