' '

ORAR COM DEUS

A oração exprime nossas vidas inteiras na presença de Deus. Orar é pedir que Deus transforme as nossas vidas. A adoração que não busca essa transformação de vida, não é adoração verdadeira. Tal como a amizade humana jamais pode ser estática, assim também nosso relacionamento com Deus, em oração, não pode permanecer uma série estática e imutável de hábitos.

Uma fé viva cresce e muda conforme se vão desenvolvendo nossas relações com Deus. Muitas pessoas tendem a saltar do exercício da oração verbal para uma experiência carismática da oração extática, acreditando, genuinamente, que isso é tudo de que elas precisam para uma experiência dinâmica com o espírito de Deus. Mais tarde, elas podem tornar-se desiludidas, descobrindo que os dons que elas recebem por adorarem a Deus não são tudo quanto essas pessoas estavam esperando.

Podemos passar pelo dom de línguas ou receber o dom de profecia, e, no entanto, permanecermos virtualmente não mudados como pessoas, embora tenhamos começado esperando mudanças dramáticas em nós mesmos. A mesma coisa é verdadeira no caso daqueles que passaram por uma poderosa experiência de conversão. A experiência pode dar-nos um início de voo na vida cristã, mas depender dessa experiência sem prosseguir na oração também leva-nos diretamente à desilusão e à frustração.

Por causa disso, é muito mais realista e bíblico esperar que nossa transformação, da parte de Deus, seja um processo gradual, requerendo esforço sustentado e disciplinado na oração. Só podemos entregar-nos a Deus de todo o coração, quando virmos as tremendas profundezas do pecado e suas contradições em nossas próprias almas. Somente Deus pode salvar-nos dessas profundezas. Em lugar de nos sentimos deprimidos por nossos sentimentos ruins, podemos emergir dos mesmos, libertados de nossas ilusões para nos tornarmos mais flexíveis para Deus, e dotados de um senso maior de realismo acerca do que a liberdade do "eu" significa.

Quando abrimos as profundezas de nossas vidas diante de Deus, crescemos no uso da oração e choramos na presença de Deus pedindo ajuda. Devemos dispor-nos para ser uma oferenda a Deus, vivendo uma vida cheia de oração e inspirada pela oração. Desistimos assim de nossa velha personalidade, permitindo que Deus nos remodele e nos refaça da maneira que Ele quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.