' '

Podemos errar, mas sempre procurando acertar

"Uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros... (Lucas 18:9).
O amor e a misericórdia em primeiro lugar.
 
A maior parte das vezes esquecemos deste ensinamento e nos julgamos justos, mesmo não tendo amor e misericórdia. Justiça não significa apenas um mero cumprimento da lei, uma vez que a lei por sua grande importância é a base. No entanto o valor da lei esta na medida em que somos capazes de descobrir nela o seu potencial libertador que vai além da lei pela lei.
Hoje vemos muitas pessoas errando, achando que estão fazendo a coisa certa. Quando nos colocamos nesta posição e descobrimos nosso erro, temos que admitir nossa culpa e neste aspecto isto não nos agrada. Por isso se pudermos colocar a culpa de nosso erro em alguém melhor ainda, pois assim teremos uma explicação razoável para todos os nossos infortúnios e fracassos. Também tudo de ruim que acontece ao nosso próximo, tem uma explicação baseada nos seus atos errados ou nas suas más intenções. Do nosso julgamento não há culpa que escape. E quanto mais descobrimos a culpa dos outros, mais encobrimos a nossa.

Diante disso, não seria melhor nos desarmarmos de nossas mascaras e abrir o coração para Jesus em arrependimento e fé? Uma vez que somos todos pecadores e que tentamos não ser.

Mais do que condenar os que erram, temos que levá-los a livrar-se dos seus erros. Isso é misericórdia, é amor! Ajudar os que erram a libertar-se. Amor e misericórdia é ir ao encontro. É sair do nosso próprio eu, e agir junto aos que tem errado. Não devo condenar, pois também sou alvo de condenação. O erro não é maior do que o nosso erro ao condená-lo.  Porém, ao agir com misericórdia, estamos sendo a imagem de Deus.

O desafio do amor, da misericórdia é o verdadeiro sacrifício agradável a Deus. Jesus nos chama à perfeição. Agora se não é possível viver sem errar, pelo menos podemos tentar... Sim podemos errar, mas sempre procurando acertar. Podemos pecar, porque somos humanos, mas amando, perdoando, acolhendo, consolando, elogiando, ensinando e calando-nos, quando necessário, usando de misericórdia, certamente as pessoas que estão ao nosso redor erraram menos.

O amor e a misericórdia são os segredos para a conquista de um mundo reconciliado para o reino de Deus, mais justo. A partir do momento em que percebemos que todos erramos e que cabe a cada um de nós colaborar para que o outro acerte, estaremos vivendo o pleno projeto de Deus. Há os que dizem que isso nunca será possível. Eu só sei que de minha parte estou tentando fazer, sempre procurando acertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.