' '

Coisas encobertas

 
Bíblia diz que nada há encoberto que não seja revelado:
Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. (Marcos.4:22)
 
Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. (Lucas 8:17; 12:2).
Coisas encobertas são coisas desconhecidas, que não são do conhecimento de ninguém senão de quem as encobriu, e, talvez, de um pequeno circulo de pessoas. Outros podem até desconfiar das coisas encobertas mas não tem certeza.

Uma certa vez uma senhora comentou que sua vida era um livro aberto. Logo pensamos: "um livro de onde foram retiradas várias folhas". O problema não está na existência de coisas encobertas. O problema está na existência ou não de vergonha desses segredos. Todos nós temos segredos. Os motivos pelos quais decidimos manter segredo de um ou outro fato ou acontecimento importam a cada qual. Contudo existem segredos que são segredos porque importam em vergonha. São coisas erradas, desonrosas, condenáveis, feias, ridículas. Nós temos vergonha de duas coisas: do que é feio e do que é ridículo. Podemos ter nossos segredos. Mas... esses segredos são segredos por quais motivos? São coisas íntimas? Pessoais? Que somente interessam a ti? Ou são coisas condenáveis, vergonhosas?
Mais cedo ou mais tarde todos os segredos serão revelados. A pergunta é: qual será a tua reação diante da manifestação de teus segredos?
 
Existem pessoas cujos segredos são mantidos por anos, décadas. Mas ainda em vida seus segredos são revelados, causando grande vergonha e comoção. Vez por outra aparece nos jornais o segredo oculto de algumas pessoas famosas. Algumas, nem tanto, em virtude da gravidade das coisas que fizeram no passado, atingem notoriedade nacional. No meio evangélico não faltam escândalos de gente famosa que se envolveu em... "negócios escusos", ou mantiveram casos amorosos ilícitos.
 
Um pregador chamado Abraham Lincoln disse mais ou menos o seguinte: "podemos enganar poucos durante muito tempo, muito durante pouco tempo, mas jamais todo mundo o tempo todo".
 
Não se iluda. Não se engane. Não pense que pode fazer coisas ilícitas, condenáveis, pecaminosas, contrárias ao desejo e à intenção de Deus e ficar impune.
Deus conhece teus segredos e deles te pedirá contas (Hebreus 4:13). A Bíblia diz que, mais do que o julgamento dos homens, é Deus que julgará nossos segredos (Romanos 2:16.)
 
Existem erros que podem ser consertados com um pouco de paciência. Existem erros que não têm conserto. Suas consequências são eternas. Mesmo que dissimulemos o erro ou os seus resultados, ainda assim, mais cedo ou mais tarde eles serão revelados. Um detalhe: quanto mais tarde forem revelados, pior. O pecado funciona como a morte: quanto mais cedo for descoberta e separada de nosso meio, menos "consequências desagradáveis" (na melhor das classificações) causará.
Essas coisas vergonhosas encobertas é que são utilizadas como fundamento de chantagem e extorsões.
... inclusive pelo diabo...
Procure não se arrepender do que faz. Para isso evite fazer aquilo de que vá se arrepender. Avalie teus atos pelos resultados: se é algo de que vai se arrepender depois, por que fazer?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.